Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Portuguesa empata. É campeã da Série B

      A Portuguesa de Desportos finalmente confirmou o que todo mundo já esperava. Ao empatar com o Sport Recife por 2 a 2, esta noite no Canindé, a Lusa conquistou brilhantemente o título de campeã brasileira da Segunda Divisão, com três rodadas de antecipação. A festa no Canindé foi maravilhosa, e os portugueses de São Paulo vão virar a madrugada comemorando. Rebaixada em 2007, a Portuguesa volta à Elite em grande estilo.

       Mas foi um sufoco. O Sport fez um gol logo aos 4 minutos de jogo, através de Montoya, e a Portuguesa só conseguiu virar o jogo no segundo tempo, com gols de Marco Antonio e Luis Roberto. Porém, os pernambucanos ainda conseguiram novo empate, na conclusão de Robston, e deram trabalho até o apito final do londrinense Heber Roberto Lopes. Ai sim, a festa foi geral, inclusive com a participação do cantor portugues Roberto Leal, que vibrou muito no meio da torcida.
        Com o resultado, a Lusa abriu 10 pontos de vantagem sobre o Náutico, segundo colocado, faltando apenas três rodadas para o fim do certame. Não pode, portanto,ser alcançada.
         Náutico, 62 pontos, e PontePreta, 59, estão muito perto do acesso à Primeira Divisão. Hoje, o Náutico ganhou do Grêmio Barueri por 2 a 1 e a Ponte empatou  em Criciuma (1 a 1). Os outros resultados: Guarani 0 x Icasa 1, Duque de Caxias 1 x Vila Nova-GO 1, Americana 0 x Vitória 0, Salgueiro 0 x Bragantino 1, Goiás 1 x São Caetano 0, Boa Esporte  2 x ASA 1 e ABC 1 x Paraná Clube1.
        

O Atlético que se cuide no Pacaembu

        O jogador Marcinho, do Atlético Paranaense fez uma declaração no mínimo suspeita. Ele disse que teme a arbitragem no jogo de domingo, com o Corinthians no Pacaembú, acrescentando: "já joguei lá e sei como é."   Ora, se ele sabe "como é" é porque já testemunhou algum fato ocorrido durante sua permanência no Timão.
         Pressionado sobre a declaração, Marcinho não desmentiu nada: "É o que eu falo. Eles têm força lá no Pacaembu. Espero que não aconteça nada que venha nos prejudicar" - acrescentou. Por umas e por outras, é bom o "Furacão" botar as barbas de molho.

Adilson recusa convite perigoso

    Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça. O técnico Adilson Batista andou entrando em seguidas frias e perdeu terreno na sua carreira que parecia tão promissora.   Depois de dirigir o Cruzeiro em 170 jogos, ele saiu pelo mundo, mas quebrou a cara no Corinthians, no Santos, no Atlético Paranaense e no São Paulo, sendo demitido em todos eles. Porisso, não quis nem conversar com os dirigentes cruzeirenses, quando foi por eles procurado esta semana.
                                                            Adilson: chega de perder

    O Cruzeiro está seriamente ameçado de cair para a Segunda Divisão Nacional, e Adilson Batista sabe que se isto acontecer com ele como treinador, sua carreira está irremediavelmente liquidada. Fez muito bem em não aceitar o convite.  Melhor voltar só no ano que vem.

Mais "tranqueiras" no Sul ?

        Vai longe o tempo em que a dupla Grenal contratava jogadores do eixo Rio-São Paulo, mas mantinha a base de seus times com a utilização de jogadores gaúchos. E foi assim que surgiram jogadores fantásticos, como Renato Gaúcho, Carpegiani, Falcão, Batista e tantos outros. Porém, de um tempo para cá, eles passaram a buscar jogadores com histórico de problemas ou já semi-encostados nos grandes clubes paulistas e cariocas. E o futebol gaúcho já não está ganhando como antigamente.
         Vejo espantado, que o Grêmio está querendo contratar o "gladiador" Kleber, causador maior de todo esse ambiente ruim do Palmeiras, enquanto o Inter negocia a contratação de Willians, afastado do time do Flamengo na fase decisiva do Brasileirão, porque os dirigentes não aguentam mais tantos problemas  por ele causados .
           Souza, Jô, Gabriel, Lúcio, Ilsinho e  Brandão são apenas algumas "bombas" que a dupla Grenal contratou nos últimos tempos. E agora querem levar estas duas "tranqueiras".

Romario rouba a cena no "Circo da Copa"

            Acho que o deputado federal Romário (ex-jogador da Seleção Brasileira) consagrou-se definitivamente hoje como político de vanguarda. Ele foi o grande protagonista da reunião da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a polêmica Lei Geral da Copa. Na presença do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e do secretário executivo da Fifa, Jérôme Valcke, Romário fez severas críticas aos dois e teve uma conduta diferente da maioria dos demais deputados que, como sempre, mostraram-se evasivos e complacentes.
              Romário lembrou a Jérôme Valcke que ele já foi chamado de "chantagista" pelo presidente da Fifa Joseph Blatter, que depois resolveu nomeá-lo secretário da entidade. E perguntou como é que a Fifa convivia na organização da Copa com uma pessoa tão suspeita como Ricardo Teixeira. Os deputados tentaram acalmar a situação, mas o Baixinho insistiu e acabou chamando de "circo" esta reunião que deveria discutir assuntos extremamente relevantes. Romário "matou a pau".

O boxe chora a morte de Frazier

         Ainda me lembro daquela noite, em 1971, quando Joe Frazier e Muhammad Ali se enfrentaram pela primeira vez, em Nova York. Assisti a luta pela televisão, em preto e branco, na redação da Folha de Londrina, em companhia do saudoso companheiro José Augusto Viegas. Esperávamos pelo combate para noticiar o resultado na edição do dia seguinte. Frazier já era campeão mundial, título ganho um ano antes, numa luta com Jimmy Ellis. Mas Ali estava invicto. Havia perdido o título porque não atendera a uma convocação do Exército  Americano.  Continuava sendo o "melhor do mundo" e ninguém acreditava que pudesse perder aquela luta.

                                                          A"luta do século", em 1971       

  Mas perdeu. Frazier, vestindo um short verde, bem mais baixo do que o adversário, foi se enfiando com grande habilidade e acabou vencendo o combate. Mais do isso, mandou Ali para a lona no último assalto. Vestindo um calção vermelho, Muhammad Ali viu quebrada a sua arrogância.
             Frazier continuou campeão por mais dois anos. Perdeu o título em 73, para outra fera, George Foreman. Tentou se recuperar, voltou a enfrentar Muhammad em duas oportunidades. Perdeu nas duas. Dizem que perdeu também todo o dinheiro que havia ganho. Fez shows como cantor, tinha uma banda. Mas o grande momento da sua vida já havia passado.


             Até que, ontem, Joe Frazier, nascido em Beaufort, Estado da Carolina do Sul, no dia 12 de janeiro de 1944, perdeu sua última luta, para um câncer de fígado. Morreu cedo, aos 67 anos. Deveria ter vivido pelo menos mais 20 anos. Tinha muito para ensinar. Mas morreu como vencedor da verdadeira "luta do século", a melhor que assisti em toda a minha vida. Morreu como um campeão.

Dia do Rádio. Passei batido

           Ontem, dia 7 de Novembro, foi o Dia do Radialista. Embora tenha comigo um amplo material sobre o assunto, acabei "passando batido". Mas vou tentar me redimir hoje, homenageando a todos os amigos que fiz no rádio e lembrando um fato histórico que certamente poucos conhecem: a terceira emissora fundada no Brasil é da minha terra, de Pelotas. Lá está, cada vez mais forte, a Rádio Pelotense.
            Trabalhei também em jornal (por mais de 30 anos) e televisão (em quatro emissoras da cidade), mas devo mais da metade do que sei ao rádio. Como comentarista esportivo da Rádio Paiquerê de Londrina conheci uma boa parte da Europa e da América. Cobri competições importantes, como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e outros eventos de grande porte. E até hoje tenho na memória a cobertura que fiz, ao lado do companheiro J.Mateus, da festa de inauguração da Praça Cidade de Londrina, na cidade de Guimarães, em Portugal, terra dos meus ancestrais.
              Também fiz boas coberturas nas rádios Tabajara (Copa de 94), Brasil Sul (Copa América e Eliminatórias), Londrina (minha primeira rádio), Difusora, Clube e Cruzeiro. Como se vê, passei grande parte da minha vida enfiado em estúdios de rádio. E sou muito grato por tudo isso.
           
  A primeira emissora de rádio do  Brasil foi fundada no dia 20 de abril de 1923, por Roquete Pinto: a Radio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje Rádio MEC. E a Rádio Pelotense surgiu apenas dois anos depois. Foi  a terceira do País. A mensagem inaugural foi lida no microfone da emissora pelo locutor Alberto Gomes, no dia 6 de junho de 1925. E lá está a Pelotense, até hoje, com estúdio no centro da cidade e parque técnico (transmissor de 10 Kw) na Praia do Laranjal. É por ela (via Internet) que ouço até hoje os jogos do Pelotas, do Brasil e do Farroupilha, times da minha cidade.
                 Gostaria de salientar um detalhe importante, que talvez tenha sido determinante para que eu passasse a data de ontem em branco. Culpa do Lula, que em 24 de julho de 2006 mudou o "Dia do Radialista", até então comemorado dia  21 de setembro. É que 7 de novembro foi o dia do nascimento do compositor e radialista Ary Barroso, figura marcante do rádio. Uma justa homenagem.
                  E para confirmar a importância do rádio na minha vida, registro um e-mail que recebi ainda hoje, do ouvinte que assina "Junior - Sunflex". Ele diz que me acompanha desde menino (hoje está com 27 anos), e recorda alguns lances, como uma briga que tive com o técnico de basquete Claudio Mortari, após o polêmico episódio da "cesta relâmpago", ocorrido no Moringão. Obrigado Junior, não posso voltar, como você gostaria, porque já tive meu tempo. Mas o rádio sempre estará ligado à minha vida.

A grande foto do dia


Abro o dia com esta foto maravilhosa que o amigo Hamilton Nassif me mandou por e-mail. Pode ter coisa mais bonita ? Só se for a frase que acompanha a foto: "É assim que Deus faz com quem procura abrigo Nele"