Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Futebol brasileiro ganha novo estádio


      O grande evento futebolístico do final de semana no Brasil será a inauguração da Arena do Grêmio, estádio construido em dois anos e que custou R$ 540 milhões. Localizado na entrada norte de Porto Alegre, a nova praça esportiva tem capacidade para 60 mil pessoas, todas sentadas em lugares numerados.
      O jogo de inauguração será contra o Hamburgo, da Alemanha, que foi o adversário dos gremistas no histórico jogo que decidiu o título mundial de clubes de 1983, conquistado pelos tricolores. A festa começa às 20 horas, mas o jogo tem início marcado para às 22 horas. Os 60 mil ingressos foram todos vendidos.

Cachoeira é condenado e volta à prisão


             Durou apenas duas semanas a liberdade provisória  do contraventor Carlinhos Cachoeira. Ele voltou a ser preso pela Polícia Federal, esta tarde, pouco depois de anunciada a sentença que o condena a 39 anos e 8 meses de cadeia, por corrupção ativa, formação de quadrilha e peculato. Cachoeira controlava um esquema de jogo ilegal e provocou até uma CPI, que determinou a cassação do ex-senador Demóstenes Torres.

O maior craque do Corinthians é o Tite

       O que mais está me assustando nesta participação do Corinthians no Mundial de Clubes é a ausência de craques no time alvinegro. Leio e releio a escalação corinthiana e não consigo achar um nome que possa realmente desequilibrar o jogo lá no Japão. Nas conquistas anteriores, a gente sempre via alguns grandes jogadores integrando as equipes brasileiras. Mas, sinceramente, eu não vejo nenhum craque com a camisa corinthiana.

                                      O peruano Guerrero treinou hoje e pode jogar na estréia   

     O mais fotografado nos últimos dias tem sido Emerson Sheik, que no passado sempre foi um bom coadjuvante, mas nunca um protagonista.  As limitações são tantas que está todo mundo preocupado com a contusão de Paolo Guerrero, um jogador do modesto futebol peruano. Ele tem conseguido algum destaque no futebol alemão, mas ainda não pode ser chamado de craque.
        Ralf e Paulinho são pra mim os dois melhores do time, mas também ainda não são jogadores consagrados. Na verdade, eu começo a achar que o maior nome do Timão é o técnico é o técnico Tite, que já ganhou títulos importantes e é jeitoso para conduzir o time.
        Quando me lembro dos nomes que integravam Flamengo, São Paulo, Grêmio e outros times brasileiros que disputaram o  título mundial de clubes, mais me assusta a escalação do Corinthians. Mas vamos torcer pelo futebol nacional nesta parada.

A Foto do Dia



         Na Igreja do Divino Espírito Santo, localizada no bairro da Jatiúca, em Maceió, o monsenhor Pedro Teixeira deixou de lado a tradicional Bíblia de papel e adotou aplicativos litúrgicos para tablets durante suas missas. Com mais de 300 aplicativos instalados no seu iPad 3, o pároco da igreja está chamando a atenção de todos os fiéis que frequentam sua paróquia.
         O mais curioso é que o monsenhor Pedro tem 76 anos e é sacerdote há 54 anos. Eu nunca pensei que um dia noticiaria algo assim. Mas aí está: é a nossa Foto do Dia.

O último que sair, apague a luz

         Ontem, foi a Stock Car que anunciou seu distanciamento de Londrina. Hoje, os jornais da cidade anunciaram mais uma baixa para o esporte da cidade: o Colégio Londrinense (Unifil)  comunicou a extinção de sua equipe de futsal, que em 2012 participou da Liga Nacional numa parceria ( que até hoje eu não entendi) com o São Paulo Futebol Clube. E o que é pior: o reitor da Unifil, Eleazar Ferreira, já anunciou que a instituição estará fora do esporte de alto rendimento em 2013.
          O esporte londrinense chega ao fundo do poço. Que saudade da Ametur. A Fundação de Esportes de Londrina tem cada vez menos recursos, e os patrocinadores vão desaparecendo.
           O que também me causa estranheza é o fato de até agora não ter ouvido qualquer pronunciamento do prefeito eleito, que está prestes a assumir o comando da cidade. Eu sei que ele ainda não manda nada, mas seria normal que tentasse pelo menos intermediar negociações para que não encontre um esporte totalmente morto, quando assumir o cargo. Ou será que ele desconhece que a situação é realmente crítica ?

É isso aí, presidente Dilma

        Tem gente petulante neste mundo mesmo. A revista britânica "The Economist"disse que "a alta do PIB no Brasil no terceiro trimestre foi de apenas 0,6% e a presidente Dilma Rousseff deveria demitir o ministro Guido Mantega, para restabelecer a confiança na economia do País". Mas o que é que os britânicos tem com isso ?
         Dilma respondeu com energia, dizendo que não acata de maneira nenhuma a tal sugestão: "Nós todos somos a favor da liberdade de imprensa, mas quero assegurar que em hipótese alguma o governo brasileiro, eleito pelo voto direto e secreto do seu povo, vai se influenciar por uma opinião de uma revista que não seja brasileira" - disse a presidente.


          Ela acrescentou que não achou correta a sugestão feita pela revista, "mesmo porque nunca ouviu um jornal ou uma revista recomendar demissão de ministros de paísesque passam por situação ecoômica muito pior do que o Brasil."
           Dilma lembrou que aqui no Brasil nenhum banco quebrou, como o Lehman Brothers. Mas a revista "Economist" afirma que o mercado perdeu a confiança em Mantega, depois do resultado desapontador do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre, que mostrou uma alta de apenas 0,6% sobre bo trimestre anterior.
          É mesmo uma gente muito arrogante e metida, esse povo britânico.