Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Depois da bronca, a vitória

       
      Depois da grande confusão que quase impediu a realização do jogo Coréia do Norte x Colômbia, os organizadores dos Jogos Olímpicos conseguiram acalmar as norte-coreanas, que voltaram atrás e jogaram contra as colombianas. E venceram por 2 a 0, igualando-se às norte-americanas na liderança do Grupo G do torneio de futebol feminino.
         No outro jogo realizado no final da tarde, fechando a primeira rodada, a Suécia goleou a Africa do Sul, por 4 a 1, assumindo a liderança do Grupo F, superando o Japão no saldo de gols.

Gafe gera o primeiro problema

       No Estádio de Glasgow, na Escócia, tivemos  a primeira grande gafe cometida pela organização das Olimpíadas-2012. Antes do jogo de futebol feminino, entre Colômbia e Coréia do Norte, ao mostrar a escalação das equipes, o telão do estádio mostrou as fotos das jogadores norte-coreanas ao lado de bandeiras da Coréia do Sul. Os dois países são inimigos históricos e o erro foi suficiente para que o time da Coréia do Norte se negasse a entrar em campo. Foi preciso muita conversa, com pedidos de desculpas e tudo mais para que as norte-coreanas finalmente entrassem no gramado para o jogo começar. Mas estavam todas "emburradas", de cara feia com as autoridades que comandavam a partida.

   

Os primeiros resultados dos Jogos

            A Festa de Abertura somente será realizada na sexta-feira, mas os Jogos Olímpicos de Londres já começaram a ser disputados. O torneio de futebol feminino está sendo aberto hoje e o jogo inaugural marcou a vitória da anfitriã Grã Bretanha, que derrotou a Nova Zelândia, por 1 a 0, pelo Grupo E, que conta também com as participações de Brasil e Camarões.
           Mas a partida(foto), disputada em Cardiff, no País de Gales, foi difícil. Somente no segundo tempo, com um gol de Stefany Houghton, as britânicas conseguiram garantir o triunfo. A impressão é de que Brasil e Grã Bretanha vão decidir o primeiro lugar do Grupo E.


 
******Pelo Grupo G, a primeira partida teve emoções especiais, pois a França surpreendentemente fez dois gols no começo, contra os Estados Unidos. Mas as norte-americanas(foto)  empataram ainda no primeiro tempo e acabaram vencendo por 4 a 2, dando mostras de que mais uma vez estarão brigando pelo título.


******Quem também estreou bem foi a Seleção Japonesa, atual campeã do mundo, que derrotou o Candá por 2 a 1. Marcou dois a zero no primeiro tempo e andou perdendo muitos gols, dando chance de reação às canadenses, que descontaram no placar. Mas o Japão tem um time sólido e garantiu o triunfo.
             

Brasil goleia, mas mostra problemas

        A Seleção Brasileira conseguiu a maior goleada da primeira rodada do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos, fazendo 5 a 0 na ingênua equipe da República de Camarões. Mas não se pode afirmar que o Brasil teve uma atuação convincente. O time dirigido por Jorge Barcellos mostrou altos e baixos na partida. Diante de uma equipe mais forte, provavelmente nossa Seleção teria se complicado.

                                 Renata Costa, de cabeça, marcou o segundo gol brasileiro
       Pra começar, Marta já não é mais aquela jogadora que decidia os jogos. Apesar de ter marcado dois gols, ela me pareceu bastante envelhecida. Esteve mais preocupada em olhar para o telão do estádio. Já não é mais a mesma. Alguns setores mostraram deficiências e  Brasil só cresceu quando a experiente Cristiane entrou e fez o ataque melhorar. Aliás, Cristiane mereceu o gol que marcou, e que fez dela a maior artilheira dos Jogos Olímpicos, agora com 11 gols anotados.
        Além de Marta (2) e Cristiane, marcaram para o Brasil Francielle e Renata Costa. O próximo jogo será no sábado, às 10h30m, contra a Nova Zelândia.

A fila anda no Brasileirão

        O Brasileirão perde um pouco de sua força, em função da realização dos Jogos Olímpicos. Mas temos jogos promissores marcados para hoje, a partir das 19h30m. O clássico Vasco x Botafogo, o choque entre Corinthians e Cruzeiro e o grande confronto entre Grêmio e Fluminense são as partidas que chamam mais a atenção do público.
        Acho quo Grêmio de Luxemburgo terá o seu decisivo teste diante do Fluminense. Os dois estão no G4 e devem proporcionar um bom espetáculo. Se vencer hoje, o Tricolor Gaúcho me convence de que agora o time está bom.
        

A Festa de São Cristóvão

         Diariamente costumo rezar para São Cristóvão, o protetor dos motoristas. São muitas as histórias que se contam sobre este poderoso Santo, que é respeitado não apenas pelos católicos, mas por outras religiões. Os ortodoxos festejam São Cristóvão no dia 9 de maio. Pelo os afro-brasileiros  da umbanda ele é equiparado a Xangô. Enfim, ele é dos santos mais venerados pela humanidade.

         Por todo o Brasil, hoje são realizadas festas tradicionais muito prestigiadas pelo povo. Procure conhecer a história real de São Cristovão, que é realmente muito bonita. Um santo martir que sempre me ajudou muito. Valei-me sempre, meu São Cristóvão !
           
   

Presidente Dilma já está em Londres

       Para assistir ao desfile de abertura dos Jogos Olímpicos, a presidente Dilma Rousseff chegou hoje cedo a Londres (foto), numa visita oficial. Como representante máxima do próximo país a sediar as Olimpíadas, Dilma assistira o evento (sexta-feira à tarde) ao lado da primeira-dama americana, Michelle Obama. As duas estarão entre a Rainha Elizabeth II, o primeiro-ministro britânico David Cameron, o presidente do COI Jacques Rogge e o prefeito de Londres Boris Johnson.


     Hoje e amanhã, a presidente brasileira cumpre inúmeros compromissos políticos e econômicos com autoridades britânicas. Amanhã à tarde, Dilma estará no Palácio de Buckingham para uma recepção oferecida pela Rainha Elizabeth, comemorando o início dos Jogos. De lá ele segue para o Estádio, para acompanhar o desfile. Seu retorno ao Brasil acontecerá na tarde de sábado.
     Atletas e autoridades esportivas do Brasil têm destacado muito o apoio do Governo Dilma, para que os brasileiros cumpram uma boa campanha em Londres. Dizem que nunca tiveram tanto apoio.
     

Sul-Americana: só um gol em dois jogos

          Foi pobre o início da Copa Sul-Americana. O torneio começou ontem à noite com poucas emoções. Apenas um gol foi marcado nas duas partidas disputadas, e o nível do futebol apresentado deixou a desejar. A Fase Preliminar continua hoje, com mais dois jogos. No Uruguai, o Liverpool recebe o Universitário de Sucre, da Bolívia. E em San Cristobal, na Venezuela, teremos a estréia do Deportivo Tachira, que recebe o Barcelona do Equador.
         

 ******      Na primeira partida da competição, o Olímpia do Paraguai conseguiu um bom empate sem gols, com o Danúbio local (foto acima). Foi uma partida com poucas chances de gol e muita marcação.  No segundo jogo, em Assunção, no dia 7 de agosto, os guaranis têm boa chance de garantir a vaga.


******      O primeiro gol da Copa Sul-Americana foi marcado no Estádio Roberto Bettenga, em Assunção, onde o time local do Tacuary acabou sendo derrotado pelo Cobreloa do Chile, por 1 a 0. A foto acima é do jogo. Um golaço do chileno Patricio Troncoso, com um chute de fora da área, decidiu a partida. No jogo de volta, dia 7 de agosto, o Cobreloa vai jogar em casa precisando apenas de um empate.