Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Inter sai na frente mas não segura

             O Inter fez um gol aos 8 minutos, com Nei cobrando falta (foto), e fechou o primeiro com vantagem sobre o Santos. Mas na fase complementar, o Peixe reagiu, Neimar cresceu na partida e o empate veio, através de uma cabeçada de Alan Kardec, aos 20 minutos.  Foi o encontro de duas grandes equipes e o placar acabou sendo justo.

******  Já o Flamengo acabou se dando mal no Equador. Ganhava a partida, mas permitiu a virada do Emelec local, que chegou aos 3 a 2.




Palmeiras elimina o jogo da volta

        O Palmeiras ganhou por 3 a 1, esta noite em Horizonte, no Ceará, e evitou o jogo de volta com o esforçado time do Horizonte. Mas não foi um jogo fácil. Mateus fez o gol do time cearense, e o Verdão chegou à vitória com dois gols de Leandro Amaro e um de Maikon Leite. Bom público esteve no Estádio Horácio Souza, voltando pra casa frustrado com a eliminação do Horizonte.

Coritiba derrotado em Arapiraca

           O Coritiba se deu mal no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, realizado esta noite em Arapiraca. Perdeu por 1 a 0 para o ASA, e agora terá que vencer por dois gols, em Curitiba no jogo da volta, para passar à etapa seguinte da competição.
            Um público pagante de 4.057 torcedores esteve no Estádio Coaracy Fonseca e vibrou com o gol de Lúcio Maranhão, que deu a vitória ao time alagoano.

****** Pior ainda foi a Portuguesa de Desportos, que levou 2 a 0 do Juventude, em Caxias do Sul, num jogo truncado e briguento. Henrique, da Lusa, foi expulso. Os dois gols da equipe gaúcha foram marcados por Jonatas Belusso, o primeiro numa cobrança de penalti. O jogo da volta, semana que vem no Canindé, vai ser complicado para a equipe paulista.

Um gaiato parou o jogo no Ipatingão

           O Grêmio derrotou  o Ipatinga por 1 a 0, esta noite, fora de casa, dando um grande passo para chegar à terceira etapa da Copa do Brasil. O jogo não foi bom, mas teve um momento que chamou a atenção de todos e provocou um silêncio impressionante no Ipatingão. Foi quando alguém jogou um pacote das arquibancadas, e o objeto ficou imóvel no meio do campo, a espera de um corajoso que  pegasse o estranho pacote.
            O jogo ficou paralizado por mais de 5 minutos, até que um policial criou coragem e deu um empurrãozinho na "coisa". Como nada aconteceu, ele abaixou-se e pegou o objeto, levando-o para longe do gramado. As informações que chegaram mais tarde, confirmaram o que todo mundo já desconfiava que fosse: nada. Papel enrolando papel com fitas adesivas dando uma certa solidez ao "artefato". Parecia uma bomba. Felizmente não era. Mas provavelmente haverá punição para o Ipatinga, responsável pela partida. Investigações foram feitas junto ao público, por policiais que trabalharam no jogo.
            Léo Gago(foto) fez o gol solitário da partida. A diferença de apenas um gol, torna necessária a realização do segundo jogo, que será em Porto Alegre, na próxima quarta-feira. O Grêmio saiu de campo com um prejuizo: perdeu Marcelo Moreno, provavelmente com uma distensão muscular.

Morreu o melhor zagueiro que eu vi jogar

       Eu não sabia da triste notícia. Fiquei curioso quando vi os jogadores do Grêmio entrando em campo de luto, para enfrentar o Ipatinga, agora há  pouco, com uma faixa preta no braço. Daqui a pouco, surgiu a notícia: "haverá um minuto de silêncio, aqui no Ipatingão,  pela morte do ex-zagueiro Airton Ferreira da Silva. Me estragou a noite.
        Airton foi simplesmente o melhor zagueiro que eu vi jogar em toda a minha vida. Cresci vendo aquele zagueirão ser elogiado por todos, inclusive Pelé. "Esse grandão me marcou sem cometer uma falta sequer. É praticamente impossível passar por ele" - disse o "Rei" depois de um jogo Grêmio x Santos.
                                Airton é o último em pé, ao lado do goleiro Gilmar
         Foi sete vezes convocado para a Seleção Brasileira (a foto é de um jogo amistoso), ao lado de Gilmar, De Sordi, Didi, Pelé, Zagalo, Calvet, Altair, Zito e os maiores craques do seu tempo. Foi campeão panamericano no México. Teve uma passagem pelo Santos, em 1960, mas logo voltou para o Grêmio, seu "time do coração." Anos mais tarde, tornou-se conselheiro do clube.

       Airton Ferreira da Silva morreu ontem, aos 77 anos, vitimado por uma infecção generalizada de orgãos. Foi velado no Salão Nobre do Estádio Olímpico e sepultado por volta das 18 horas.
      

Dilma tem 77% de aprovação

         Segundo o Ibope, a popularidade da presidente Dilma Rousseff cresceu 5 pontos percentuais. É o resultado da pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria, divulgado oficialmente hoje.A presidente passou de 72%, em dezembro de 2011, para 77 por cento, em março de 2012.
   
         O percentual de pessoas que confiam em Dilma subiu de 68 para 72 por cento no mesmo período, mas a parcela da população que considera o governo ótimo ou bom manteve-se estável em 56%.

          As áreas mais reprovadas pelo povo foram: impostos (65% desaprovam), saúde (63%) e segurança pública (61%). O Ibope ouviu 2002 pessoas em 142 municípios, entre os dias 16 e 19 de março. Cerca de 60% dos entrevistados consideram que o governo de Dilma é igual ao governo Lula.

Cadeia neles !

         Agora estou gostando de ver. Parece que as autoridades pararam de só falar e estão metendo em cana os marginais que atuam nas torcidas organizadas dos grandes clubes de São Paulo.  Hoje pela manhã, seis militantes (três da "Mancha" e três da "Gaviões") foram presos, algemados e encaminhados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, na capital bandeirante.
         Entre os detidos está o "Metaleiro" (Douglas Deungaro), ex-presidente da Gaviões da Fiel. No local da prisão, os policiais civis do Decradi (Delegacia de de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) encontraram também paus e barras de ferro.
                                        Três palmeirenses já foram "enjaulados"
  Lucas Lezo, vice-presidente da entidade, é um dos três detidos da Mancha Alviverde.   Ele é irmão de André Alvez Lezo, morto na briga entre as torcidas organizadas no último dia 25. E outro irmão Lucas já foi preso na semana passada. É Tiago Lezo, gêmeo de André. Pelo jeito, a família está toda metida nesta bronca. 
                      "Metaleiro"( à direita), ex-presidente da Fiel, chegando ao DHPP

Os personagens de Chico Anysio

     Sessenta e seis cartunistas do Brasil inteiro homenageiam a partir de amanhã o saudoso Chico Anysio, que nos deixou recentemente. Começa a exposição gratuita "Flash Expo", em cartaz a partir desta quinta-feira, no Shopping SO Market, na Zona Sul de SP.
         Serão expostos 70 cartuns, mostrando personagens criados por Chico, como o professor Raimundo (um trabalho do cartunista William) e o "astro" Alberto Roberto, destacado por Paffaro.
 O Shoping SP Market fica na Avenida da Nações, nº 22.540, na Vila Almeida, zona Sul de São Paulo.
 A exposição vai até 30 de abril, sempre das 10 às 22 horas, com entrada gratis.

Gabi e Reynaldo. O reencontro

     O programa "Marília Gabriela Entrevista", que será apresentado neste domingo de Páscoa, às 22 horas, no canal GNT, está imperdível. Ele foi gravado hoje e marca o reencontro de Marília com seu ex-namorado Reynaldo Gianecchini, que acaba de ser declarado plenamente  recuperado de um câncer que colocou sua vida em risco, no ano passado.
       Serão 45 minutos de grande emoção, durante o que Gianecchini contará tudo sobre sua doença, o tratamento feito e seu otimismo em relação ao futuro.
         O ponto alto do programa será o seu final, quando o ator repetirá um texto que recebeu de uma fã, quando ainda estava em tratamento:
         "Sorria, brinque, chore, beije, morra de amor, sonhe, grite e, acima de tudo, viva. O fim nem sempre será o final. A vida nem sempre será real. O passado sem sempre passou. O presente nem sempre ficou e hoje nem sempre é agora. Tudo o que vai, volta. E se tudo voltar é porque é feito de amor."
          No fim do texto, Gianecchini olhou para Gabi e disse; "Eu te amo".
           Os dois então se beijaram.
     

Os novos taxis de Nova York

         O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg,  apresentou os novos taxis que começarão a circular nas ruas da 'Big Apple' em outubro do ano que vem. Nova-iorquinos, turistas e fãs de automóveis poderão conhecer o novo taxi no Salão do Automóvel de NY, onde o veículo estará exposto a partir de sexta-feira próxima até o dia 15.
                O prefeito salientou, durante a apresentação, que "600 mil pessoas utilizam diariamente o taxi como meio de transporte na cidade, e esta gente merece a alta tecnologia e a elevada segurança que o novo modelo oferece."
                O Nissan NV200 será o taxi mais seguro, cômodo e prático que Nova York já  teve. Um teto de vidro que permite aos passageiros ver os aranha-céus da cidade, pontos de recarga para telefones celulares e um  navegador GPS são algumas das novidades do  chamado "taxi do futuro".
                Apesar de todas as inovações, os veículos, fabricados pela japonesa Nissan, manterão a cor amarela, que caracteriza os taxis nova-iorquinos.
                 A frota atual de taxis em NY conta com mais de 13 mil veículos, que serão aposentados gradativamente, num prazo de três a cinco anos, sendo automaticamente substituídos pelos novos modelos, a partir de 2013.
                 Mas a Nissan já confirmou: chega em 2017 a versão elétrica do NV200.  A fila anda.
      

Januário de Oliveira homenageado no Flu

        Li na UOL uma matéria sobre o ex-narrador esportivo Januário de Oliveira, que teve que abandonar a carreira (em 1998) porque perdeu a visão do olho direito, em função de uma crise diabética. Fazia tempo que eu não ouvia falar dele. Tive o prazer de comentar um amistoso Londrina x Vasco, no Estádio do Café há muitos anos, para a Rádio Nacional do Rio, com Januário narrando. Um gaúcho boa gente.
         Ele está morando no Sul e veio ao Rio esta semana, para visitar o seu Fluminense. Ganhou uma camisa tricolor, entregue pelo goleiro Ricardo Berna (foto), e prometeu voltar "para ver o nosso Flu ganhar o título da Libertadores."
         Januário marcou sua carreira com a  criação de bordões que a torcida adorava. Como "Taí o que você queria" ou "É disso que o povo gosta".  Ele ficou famoso na Rádio Nacional, mas também trabalhou na TVE-RJ e na TV Bandeirantes. Ele nasceu em Alegrete (RS) e tem setenta anos.