Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A imprensa dos grandes exageros

     Até a semana passada, o São Paulo tinha um dos piores times do Campeonato Brasileiro e estava irreversivelmente condenado ao rebaixamento. Mil cálculos era feitos, mas parecia ser mesmo muito difícil tirar o Tricolor do famigerado grupo dos desesperados. Entretanto, foi só Murici Ramalho chegar e ontem eu já ouvi os maiores absurdos disparados pelos comentaristas  de rádio e televisão do País.
     O time conseguiu uma vitória magra (1 a 0 sobre a Ponte) na estréia de Murici. E ontem derrotou o Vasco, que também está no grupo da morte, por 2 a 0. Em outras palavras, não ganharam de ninguém. Os vascaínos estão despencando no campeonato, mas o resultado foi suficiente para que, no segundo tempo do jogo, a Globo colocasse no ar uma pesquisa  sobre a possível presença do São Paulo na Libertadores. Que absurdo !  E vocês vão ver hoje, no programa "Bem Amigos", como eles vão encher a bola do pessoal do Morumbi.


      A campanha horrorosa dos são-paulinos já está praticamente esquecida. Agora o time é bom. Particularmente, acho que mesmo com o eficiente Murici no comando, o São Paulo ainda precisa ser testado nos próximos jogos (com o Galo no Morumbi, contra o Goiás lá no Serra Dourada, e com o Santos na Vila) para que seus torcedores possam acreditar que o perigo já passou mesmo.
        O problema é que no grupo tricolor têm vários jogadores arrogantes. Vejam as reações de Luis Fabiano, depois que marca um gol. Nem parece que ele estava em jejum há um tempão. Rogério Ceni, Ganso e Aloísio são outros que gostam de desabafar contra as críticas e contra a torcida.

E esta queda dos corinthianos ?

         Com o São Paulo já saiu da zona do rebaixamento, a grande imprensa imediatamente arranjou um outro time pra meter o pau, o Corinthians. E os alvinegros não podem nem reclamar, porque Timão está mesmo caindo pelas tabelas. Depois das "frescuras" envolvendo Pato e Sheik, a equipe só vem caindo cada vez mais. Aqueles 4 a 0 sobre o Flamengo só serviram para iludir a torcida.
         
                               
 
        Será que os jogadores perderam a vontade ganhar ?  Ou será que o time acabou depois que Paulinho foi vendido ?  O fato é que a conquista do título brasileiro passou a ser praticamente impossível, porque o Corinthians já está 16 pontos atrás do Cruzeiro e 12 atrás do Botafogo.  E até a Libertadores já está ficando difícil, porque o Timão já está cinco atrás do Atlético Paranaense, quarto colocado.  Se não ganhar da Ponte, nesta quarta em Campinas, afunda de vez.
        Na verdade, o Corinthians tem contratado muito mal. Pato e Ibson, por exemplo. Duas nulidades. E eu estou estranhando até o Tite, sempre tão competente. Quando eu vi ele tentando ressuscitar o Douglas, senti que a casa ia cair. Esse Douglas não vale nada. Vi bem o que ele fez no Grêmio.

Sem Erika, Seleção já está em Xalapa

 
         A Copa América de Basquete Feminino começa sábado próximo, e a Seleção Brasileira já está treinando em Veracruz, na cidade mexicana de Xalapa, palco da grande competição. E a preocupação maior é a quase certa ausência da pivô Erika (foto), maior destaque da equipe, que está defendendo o seu clube, o Atlanta Dream, nos playoffs decisivos dos Estados Unidos. O técnico Luiz Augusto Zanon já começa a se conformar com o desfalque.
                   
                    As brasileiras chegaram ontem ao México, e já estiveram batendo-bola (foto) no ginásio de jogo da Universidade Veracruzana. Amanhã, elas fazem uma partida amistosa com Cuba, a última antes da estréia na Copa América, marcada para às 19h30m de sábado, contra Porto Rico.
             O Brasil está no Grupo B da Copa América, juntamente com Porto Rico, Argentina, México e República Dominicana. No Grupo A estão Chile, Venezuela, Jamaica, Cuba e Canadá. As duas primeiras colocadas de cada grupo passam às semifinais. As três melhores seleções do torneio estarão classificadas para o Mundial 2014, na Turquia.

Pérolas que o Facebook nos traz


       A sessão do STF será só depois de amanhã, mas o querido amigo Valmir Grein, com sua visão de brilhante jornalista, já está prevendo que o Mensalão vai terminar desse jeito aí. Será ?