Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 21 de janeiro de 2012

O "Caçula" assustou no Gauchão

              O Cerâmica Atlético Clube, que disputou hoje à tarde  (foto) o primeiro jogo de sua história na Primeira Divisão Gaúcha, por muito pouco não começou com vitória. Em seu estádio, o "Vieirão", o campeão da Segundona de 2011 vencia por 2 a 1 até o último minuto, quando o experiente Juventude conseguiu empatar. Dinei e Léo Mineiro fizeram os gols do "Caçula", com Bruno Salvador e Zulu marcando para o time de Caxias do Sul. Temperatura de mais de 30°, obrigando o árbitro Fabrício Correia a fazer duas paradas, uma em cada etapa, para refrescar os jogadores.

              O Cerâmica  é um clube que tem 62 anos, mas que só entrou no futebol profissional há quatro anos. É da cidade de Gravataí, que está localizada a 20 quilômetros da Capital Gaúcha, integrada a Grande Porto Alegre. Suas cores são o verde, o amarelo e o preto. É uma das novidades do Gauchão 2012.  Assisti a partida pelo Pay per View. Foi uma curtição.

*****   No outro jogo desta tarde pelo Gauchão, o Cruzeiro da capital derrotou o Santa Cruz, que é de Santa Cruz do Sul, por 3 a 1. No jogo disputado no "Estrelão", Gavião (2) e Claudinho fizeram, para o time da casa, com Gustavo descontando no último minuto.

Timão vence e a Lusa perde invencibilidade

             Com muita sorte, o Corinthians estreou ganhando no Paulistão. O Timão perdia por 1 a 0 para o Mirassol (gol de Xuxa) até os 28 minutos do segundo tempo, quando o time do Interior teve o zagueiro Alex Silva expulso e aí entrou em parafuso. Mas sorte mesmo teve o estreante Elton (recem chegado do Vasco), que entrou no lugar do zagueiro Paulo André, jogou três minutos e, na primeira chance, empatou a partida.
                                                                  Elton estreou e fez o primeiro gol
  O Timão botou pressão e o Mirassol não conseguiu mais segurar. Pior para os interioranos foi o que aconteceu a dois minutos do fim do jogo, quando o zagueiro Dezinho se atrapalhou todo e marcou um gol contra, dando a vitória de virada ao Corinthians.

*****   No Canindé, "acabou o encanto" da Portuguesa, que estava invicta há 25 partidas, mas levou um gol logo aos 4 minutos e perdeu para o Paulista. Os artilheiros foram Dener e Richely.

*****   E no outro jogo da tarde de hoje, o Ituano ganhou de 3 a 0 do Guaratinguetá.  O jogo estava difícil, mas o Guará teve Charles Vagner expulso e se perdeu em campo. Evando, Otacílio Neto e Keiton Domingues fizeram os gols.

Furacão fez fiasco na semifinal

              Depois de brilhar em todo o torneio, o Atlético Paranaense fracassou hoje à tarde, em Jaguariuna, na semifinal da Copa São Paulo de Juniores, sendo goleado pelo Corinthians por 6 a 0. Méritos totais dos corinthianos, que jogaram uma partida impecável e liquidaram tudo no primeiro tempo, quando marcaram  5 gols. Douglas, que aparece na foto, fez 3 gols. Giovani marcou 2 e Matheuzinho completou a goleada. O fato é que o Furacão se assustou com o volume de jogo do adversário e fez um grande fiasco.
                O Corinthians, que já venceu sete vezes a competição, chega pela 15ª vez à final, que será disputada quarta-feira próxima, às 10 horas no Pacaembu, contra o vencedor da outra semifinal, entre Fluminense e Coritiba, que se encontram amanhã cedo em São Carlos.
             

Nossos negócios estão caindo ?

              Vejo matéria, na Folha de Londrina, lamentando que tem caído o número de empresas novas criadas em Londrina. Em 2011 foram 5,95%  menos firmas novas do que em 2010. Não fiquei surpreso com os resultados, por tudo que tem acontecido  em nossa cidade. Escândalos na saúde, na Câmara de Vereadores, muita gente tentando derrubar o prefeito. Ora, tudo isso pesa na cabeça de quem está pensando em iniciar um negócio. Especialmente junto a pessoas de fora. Quem é que vai querer vir para cá montar alguma coisa, com tanto tumulto e tanta corrupção ? Não é fácil montar uma loja em Londrina. Nem uma placa grande de identificação é permitido colocar.
                Em Maringá houve uma pequena queda, de apenas 0,28% em relação a 2010. Mas também não é segredo para ninguém que Maringá está crescendo mais do que Londrina em diversos aspectos. Surgiram 3.892 novos negócios na Cidade Canção, contra 3.686 criados por aqui.
                 O balanço envolve 16 cidades paranaenses, e 12 delas tiveram aumento de empresas no ano passado. Algumas com um crescimento bem significativo, como Foz do Iguaçu, Guarapuava, Arapongas, São José dos Pinhais, Rolândia, Curitiba e outras. Só 6 mostraram queda de crescimento: Londrina, Ponta Grossa, Santo Antonio do Platina, Apucarana, Araucária e Maringá.

Já começou a palhaçada

              Já afirmei várias vezes que acho uma "palhaçada" dos times brasileiros essa história de lutar para chegar à Libertadores e depois ficar poupando jogadores nas partidas dos certames disputados no País. Mas em 2012 será a mesma coisa. O Internacional, que estréia amanhã no Gauchão, às 17 horas em Santa Cruz do Sul, vai poupar praticamente o time inteiro, porque na quarta-feira terá que enfrentar o Once Caldas, da Colômbia. Uma grande bobagem do técnico Dorival Junior, até porque o jogo com os colombianos será disputado no Beira-Rio. Nem viagem os jogadores terão que fazer. Acho que enfrentar o Avenida valeria como um treinamento para todos eles.  
                                  Marcos Aurélio, contratado agora junto ao Coritiba, já vai estrear amanhã

  Dos atletas que atuarão contra o Once Caldas, apenas o goleiro Muriel joga amanhã. Mesmo assim, o Colorado colocará um time forte em campo: Muriel; Claudio Winck, Bolivar, Romário e Fabrício; Elton, Zé Mário e Marcos Aurélio; Gilberto, Jô e Dellatorre.

Menos que uma lata de refrigerante

             Tenho razoável experiência no assunto, porque meu filho Zé Ivan nasceu com apenas 5 meses  de gestação. Mas é impressionante o caso da menina Melinda Star Guido, que nasceu em agosto, com 16 semanas de antecipação, pesando apenas 270 gramas, menos que uma lata de refrigerante. Ela ficou 5 meses na UTI de um hospital de Los Angeles. Finalmente, sua mãe Haydee Ibarra, de 22 anos, pode levá-la para casa.
              Pelo Global Birth Register (Registro Global de Nascimentos), Melinda é o terceiro menor bebê do mundo que consegue sobreviver. É incrível a emoção de criar um bebê assim.

A FOTO DO DIA

        Abro com a Foto do Dia, publicada pelo jornal gaúcho Zero Hora em sua edição de hoje. Mostra o amanhecer em Capão da Canoa, para mim a melhor praia do litoral Norte do Rio Grande do Sul. Quem amanhece curtindo uma visão como esta, só pode mesmo ter um dia muito feliz.