Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 8 de julho de 2015



 
 
 
 

                   F  U  I  N  H  A
  


 É o 14º amigo que nos visita no "BICHO AMIGO"
          
             Vejam só que figura simpática nos visita hoje, neste espaço dedicado aos animais, que dividem o Planeta Terra com a gente. É a FUINHA, um carnívoro de pequeno tamanho, que mede entre 40 a 50 cm, e que tem uma cauda de 25 cm. O seu peso vai de 1,1 a 2,5 quilos, sendo que as fêmeas são sempre bem menores do que os machos.
               
               O corpo da Fuinha é alongado e elegante. Sua cauda é comprida e espessa. As patas são curtinhas e terminam em cinco dedos, com garras fortes.  Sua pelagem varia em tons de castanho, com uma mancha branca ou amarelada no peito, garganta e membros inferiores.
                                        
           O curioso é que seu nome é muito conhecido por aqui. Várias pessoas são apelidadas de "fuinha". Entretanto,  não há fuinhas vivendo no Brasil. Elas habitam toda a Europa continental, exceto Escandinávia e algumas ilha do Mediterrâneo. Em Portugal há fuinhas por  todo o país. Espanha, Itália, Grécia, Mongólia e Himalaia são outros lugares em que elas vivem em grande número.  E todo mundo gosta delas, porque elas comem os ratos.


              Seu habitat são as florestas e formações rochosas em montanhas. Mas  elas também podem ser encontradas  em áreas urbanas, onde as vezes morrem atropeladas nas estradas, como se vê na foto abaixo.
        A Fuinha é ativa durante a noite. Excelente escaladora, sobe com desenvoltura em árvores, onde se alimenta de pequenos mamíferos, aves, ovos e filhotes de aves. Mas come também frutas e carniça.  Algumas vezes, ainda assalta os galinheiros.

 
Algumas pessoas não gostam da Fuinhas, por causa de suas "visitas" aos galinheiros.  Mas elas se adaptam bem à presença humana, e são até comuns em algumas vilas ou cidades. Muitas vezes inclusive se relacionam bem com animais domésticos, como gatos e cães.
 
 







              


             A reprodução das Fuinhas ocorre durante o verão, mas a implantação do óvulo no útero da fêmea é retardada até a primavera seguinte, como ocorre com outros animais de climas temperados e frios.
                             A gestação propriamente dita dura em média cerca de 30 dias e resulta numa cria de 3 a 7 filhotes. A partir de dois meses, eles começam a acompanhar a mãe nas suas saídas em busca de comida. E logo se tornam independentes.







    

     A PRIMEIRA GAFE

  Na abertura da Vila dos Atletas, tivemos a primeira gafe dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Na chegada da delegação brasileira, na hora de hastear nossa bandeira, tocaram um outro hino, ao invés do Hino Nacional do Brasil.  Nossos atletas ainda tentaram cantar nosso hino "a capela", mas ficou "aquele mal estar".

Dilma na Rússia



      A presidente Dilma Rousseff chegou nesta quarta-feira ao Hotel Bashkortostan, na cidade de Ufá, interior da Rússia, onde participará agora à noite de um jantar oferecido pelo presidente Vladimir Putin aos chefes de Estado dos Brics -Brasil, Rússia, India, China e África do Sul. Não há detalhes sobre a pauta, mas logo após o jantar, Dilma e Putin devem se reunir.

Record é a nossa única
TV aberta. Globo fora

        Com muitos nomes conhecidos do grande público a equipe  da TV Record já está em Toronto, para a cobertura  completa dos Jogos Pan-Americanos. A Record é única TV aberta do Brasil que vai cobrir o grande evento.  Na TV por assinatura, teremos também a presença do SporTV.

        Álvaro José, Eduardo Savóia, Roberto Thomé, Mylena Ciribelli, Lucas Pereira, Eduardo Vaz, Fernando Scherer (Xuxa) e Mauricio Lima são alguns nomes importantes da equipe enviada pela Record para a cobertura (foto abaixo).  A cerimônia de abertura, sexta às 21 horas, já será mostrada aos brasileiros pela Record.






      

   Ex-goleiro do Londrina
  comanda o nosso futebol                  




       Rogério Micale pode não ter sido um grande goleiro. E não foi mesmo. Mas sempre foi um profissional sério, e está colhendo os frutos disto agora. Ele é o técnico da Seleção Brasileira masculina que está no Canadá para disputar os Jogos Pan-Americanos.
   
       O Brasil estréia domingo, e já pega os canadenses, donos da casa. Depois, o time do Rogério vai enfrentar o Peru (dia 16) e o Panamá (dia 20), fechando a primeira fase do Grupo A.  Hoje à noite, aq garotada brasileira faz um amistoso com o Waterloo, time da 1ª Divisão Canadense, e que foi campeão em 2013. Será o último jogo-treino antes da estréia.

       Os jogadores levados por Rogério Micale são:  GOLEIROS - Andrey (Botafogo-SP) e Jaccson (Inter); LATERAIS - Gilberto (Botafogo), Tinga (Fortaleza), Vinicius (Lázio-ITA) e Euller (Vitória); ZAGUEIROS - Luan (Vasco), Bressan (Flamengo) e Gustavo Henrique (Santos); MEIO-CAMPISTAS - Bruno Paulista (Bahia), Barreto (Criciuma), Eurico (Cruzeiro), Rômulo (Bahia) e Dodô (Atletico Mineiro); ATACANTES - Luciano (Corinthians), Lucas Piazon (Eintracht Frankfurt-ALE), Clayton (Figueirense) e Erik (Goiás).   Dá pra montar um bom time com esse grupo.

        No Grupo B do Futebol Masculino estão Uruguai, Paraguai, Trinidade Tobago e México
Coisa de Masoquista !
 Parece que tem gente que gosta de sofrer. Eu não quero nem saber se está fazendo um ano que levamos 7 a 1 dos alemães no Mineirão. Só se fala nisso, na imprensa em geral. Desse jeito, cada vez que o Brasil tiver que enfrentar a Alemanha, nossos jogadores vão entrar em campo pressionados.
      Ele queria jogar futebol, mas o dinheiro que entrava era pouco. Preferiu cantar. Entretanto,  não esqueceu o futebol, nem deixou de falar de falar nele nas suas canções. É "o cantor do boné"

                          L  U  I  Z        A  M  É  R  I  C  O

                       

                              Américo Francisco Filho é o seu nome de batismo, mas o Brasil inteiro conhece ele por  LUIZ AMÉRICO, nome artístico deste cantor e compositor que sacudiu o País nas décadas de 70 e 80, com sucessos como "Desafio", samba que era mais conhecido como "Cuca cheia de cachaça" e vários outros : "Fio da Véia", "Carta de Alforria", "Casa cheia",  "O gás acabou", "Na hora da sede" e especialmente o eterno "Camisa 10". 
                               Zagalo não chamou Pelé para a Copa de 74 e a Seleção foi mal. Luiz Américo não perdoou: "Desculpa seu Zagalo / Mexe nesse time que tá muito fraco / Levaram uma flecha, esqueceram o arco / Botaram muito fogo e sopraram o furacão / Que nem saiu do chão ..."

           O BRASIL INTEIRO CANTOU ESSE SAMBA


                           Meu trabalho hoje está facilitado, não há muito o que escrever, porque este vídeo que abre a postagem mostra uma reportagem feita pela TV Record, em 2013, que conta praticamente tudo sobre a vida de Luiz Américo.  Mostra inclusive a sua família, esposa, filhos e até netos do conhecido cantor.
                            O que mais impressiona no vídeo é o lado emotivo de Luiz Américo, que chorou diversas vezes durante a gravação. É mesmo um vídeo imperdível.  Não deixe de ver. Você vai ficar sabendo de tudo sobre o "cantor do boné", que hoje mora no Guarujá.
                       Luiz Américo nasceu no morro, mas no morro de Santos, no litoral paulista. E acho que já nasceu cantando e batucando.  Ficou conhecido no Brasil através de um programa de calouros do Silvio Santos, quando ganhou todas as etapas do concurso. Choveram convites das gravadoras, e então Luiz Américo saiu por aí cantando, até hoje.






                        
Clementina de Jesus, Ângela Maria, Alcione, Silvio Caldas, Wilson Simonal, Zélia Duncan, Zeca Baleiro e Marcelo D2 foram alguns dos artistas conhecidos que gravaram as músicas de Luiz Américo.
   
    OUÇAM LOGO A SEGUIR A GRAVAÇÃO ORIGINAL DE "CAMISA DEZ".  

          Eis a gravação original de "CAMISA 10", samba de LUIZ AMÉRICO que levou a voz de protesto da torcida brasileira, quando Zagalo não convocou o Rei Pelé para a Copa do Mundo de 1974, disputada na Alemanha.


                   

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
 
               As verdades que o Facebook nos traz todos os dias é que me fizeram criar esse quadro aqui no Blog.  Esta postagem veio de São Paulo, do amigo Elson Limeira