Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

A festa mais doce do mundo


       Mais de 62 mil pessoas passaram neste final-de-semana pelo Centro de Eventos de Pelotas, na sequência da 21ª Fenadoce - Feira Nacional do Doce. Imagine toda esta gente que vemos na foto consumindo os melhores doces fabricados no Brasil.  Esta é uma das épocas do ano em que sinto mais saudade da minha terra. Na verdade, tudo é doce em Pelotas.
       Bem-casado, Bom-bocado, Camafeu, Fios de ovos, Monserrat, Ovos-moles, Papo de anjo, Pastel de Santa Clara, Quindim, Rei Alberto, Torta de Castanhas, Fatia de Braga, Ninhos, Carioquinha, Panelinhas, Queijadinhas e Trouxinhas de nozes e de amêndoa são alguns dos doces avidamente consumidos pelos visitantes.


       A cultura doceira de Pelotas é imensa, e na Fenadoce também são encontrados os doces caseiros, geralmente confeccionados com frutas da época, como pêssego, banana, morango, abóbora e outras. Existem as compotas, os doces cristalizados, os doces em pasta e as geléias, que lá são chamadas de schimias. Sem falar na maravilhosa Ambrosia.
       Este ano, a Fenadoce foi iniciada no dia 29 de maio e vai até 16 de junho, com uma extensa programação artística (shows diários), sociais (a escolha da rainha da Feira) e culturais (tudo sobre a arte de fazer doces).  Tem gente que vem de Pernambuco e da Bahia todos os anos, só pra comer os doces de Pelotas. Volta pra casa com alguns quilos a mais, mas vale a pena.

Billy e Tencati em Curitiba

       Nomes conhecidos do futebol brasileiro estão participando em Curitiba do 3º Simpósio do Futebol. O evento foi iniciado no sábado e será concluído hoje. Os treinadores Dado Cavalcanti (Paraná Clube), Ricardinho (Avaí) e Claudio Tencati (Londrina) estão entre os participantes, assim como o dirigente do Palmeiras José Carlos Brunoro e muitos cronistas esportivos da Capital.
 
                               
 
       Outro londrinense que também está atuando como palestrante é o fisicultor Billy de Paula (foto), que já trabalhou em diversos clubes paranaenses e atualmente é o coordenador da Escolinha de Futebol do Boca Juniors da Argentina, que realiza um ótimo trabalho com adolescentes, aqui em Londrina. O Simpósio está sendo destacado por toda a imprensa nacional, com muitos elogios. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, de Curitiba, está sediando toda a movimentação.

Pérolas que o Facebook nos traz

         O amigo Valdecir Milanez, que mora em Ibaraki, no Japão, postou esta linda foto. Um verdadeiro show da natureza. Um grande abraço, Valdecir