Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Correção

Antes que gere algum mal entendido, devo esclarecer que na postagem sobre o médico Drauzio Varella, escrevi por engano que ele é casado com a atriz Regina Duarte, quando sua esposa na verdade é a também atriz Regina Braga, num casamento que já dura 30 anos. Ela é mãe do ator Gabriel Braga Nunes, que é portanto enteado do dr.Drauzio. Os dois têm uma relação de pai para filho. Quanto a Regina Duarte, ela atualmente é casada com o pecuarista Eduardo Lippincott. E nada tem a ver com toda esta história.

Traffic não pagou Ronaldinho Gaúcho

      Ronaldinho Gaucho está sendo muito elogiado por todos no Flamengo, porque está há dois meses sem receber a parte da Traffic (R$ 750mil por mês) no seu contrato para defender o Rubro-negro, e até agora não abriu a boca para reclamar. Como sempre, tem sido um ótimo profissional. Aliás Ronaldinho sempre se portou assim durante sua carreira. Nunca se ouve ele falando de dinheiro.
       A parte que cabe ao Flamengo pagar também já esteve quatro meses atrasada, mas ninguém escutou qualquer cobrança de Ronaldo. Pelo contrário, ele tem sido um jogador de grande importância para o time. Treina e joga com grande aplicação. A contratação de Ronaldinho Gaúcho foi o melhor negócio feito até agora pela presidente Patrícia Amorim. Na verdade, ele levantou o Flamengo.

"E é Fabuloso, hein ?"

       A frase foi do técnico Emerson Leão, depois que o centroavante Luis Fabiano deu uma furada num lance ocorrido no treino do São Paulo. E o Fabuloso resmungou baixinho, visivelmente contrariado. Lendo estas coisas, fico pensando : ou o Leão conserta o São Paulo ou estraga tudo de uma vez.
       Não sei se ele vai aguentar, porque a sua zona de atrito está se ampliando muito rapidamente. Já pegou no pé do Rivaldo, do Marlos e até do Rogério Ceni. E a gente sabe que essa gente derruba treinador. O que o time está precisando é de resultados positivos, de uma vitória convincente. De qualquer forma, parece que todos já estão se mexendo mais. Luis Fabiano, Rogério Ceni e Juan, que andavam reclamando de dores, já estão treinando normalmente e vão enfrentar o Bahia, sábado em Salvador.

Escandaloso, depois de velho

       Não entendi ainda qual é a do médico oncologista Drauzio Varella, que resolve escandalizar a todos,  depois de velho. Aproximando-se dos setenta anos, ele resolve se envolver em assuntos polêmicos. Algumas de suas últimas declarações: "Sou ateu" - "Todos somos bissexuais" - disse à revista Quem Acontece. Porque um homem com o moral do dr.Drauzio tem que dizer estas bobagens?

        Drauzio que os brasileiros se acostumaram a ver na programação da TV Globo (será que ele é contratado da Rede?) é sem dúvida um dos mais famosos médicos do País. E me parece extremamente competente.  As pessoas acreditam nele, apesar da aparência vulgar de algumas matérias feitas com ele. Não acho que deveria se expor, querendo passar um modernismo exagerado. Casado com a atriz Regina Duarte (convenhamos, que casal chato, hein?) e pai do ator Gabriel Braga Nunes (aquele irmão bandido da novela Insensato Coração) ele não precisa fazer mais nada para aumentar a sua popularidade.

Precisava cair muito mais

       As revendedoras de carros e de motos choram a queda de vendas ocorrida no Brasil no mês recém findo. Apesar disto é assustador o número de veículos que continuam entrando nas nossas ruas e estradas. A venda de carros caiu em outubro 9,97%. Porém, foram vendidos 280.608 em apenas 30 dias.
       A Fiat vendeu 57.100 carros. A Volkswagen 53.300, a GM 49.800 e a Ford 22.700. Só em outrubro, hein? Em 2011 o total de carros vendidos já chega 2.960 milhões. Há poucos dias, falamos sobre o aumento da população no mundo, mas muito mais preocupante na verdade é o número de veículos crescendo. Onde vamos colocar tanto carro?

        No mercado de Motos também houve queda de 16% em outubro. Mesmo assim, foram vendidas 7.290 motocicletas por dia.  Foram emplacadas no mês 146.110 novas motos. Que perigo. Pelo jeito vai aumentar ainda mais o número de acidentes envolvendo esse tipo de veículo. Só em 2011 entraram nas nossas ruas 1.580.156 motos novas. Sai da frente delas.

O Mar de Dentro, lá da minha terra

     Tenho um casinha na Praia do Laranjal, em Pelotas, a beira da Lagoa dos Patos. Quando eu falo sobre a praia, sinto que muitas pessoas não acreditam na grandeza da Lagoa dos Patos. Quem não conhece não tem idéia. Logo perguntam com uma certa ironia: "Mas é praia de lágoa, né?". Tento explicar que trata-se da maior lagoa do mundo, mas muitos continuam achando que se trata de algo parecido com o nosso Lago Igapó, aqui de Londrina.


      Pois o que aconteceu na Lagoa dos Patos, nas últimas horas, serve para mostrar que aquilo lá é um verdadeiro mar. "Mar de dentro", como dizem os pelotenses.Ontem à tarde, pai e dois filhos sairam para pescar em um barco. Daurélio Braga da Cunha (54 anos), Ataides Felipe Oliveira da Cunha (26) e Leonardo Oliveira da Cunha (15 ) já conheciam a lagoa, mas não conseguiram evitar o naufrágio do barco, quando as águas se enfureceram. E tiveram que nadar muitas horas, até encontrar um monte de  areia, onde ficaram até serem encontrados, agora pela manhã. O acidente ocorreu na parte norte da lagoa, já próximo a Porto Alegre. Por sorte, os tres não perderam seus coletes salva-vidas, o que lhes salvou da morte.

Billy apareceu. Vai para o Paranavaí

                                O técnico Itamar, o presidente Edson Felippe e o fisicultor Billy 

             Reclamei um dia desses que não estava conseguindo encontrar o bom amigo Billy de Paula, para agradecer o presente que ele deixou aqui em casa. Pois anteontem, para minha alegria, Billy apareceu para uma visita recheada por muito papo sobre futebol. É sempre bom conversar com o Baixinho, que vai trabalhar mais uma vez no Paranavaí, onde seu trabalho de fisicultor tem sido muito reconhecido. E Billy está animado com a possibilidade do Vermelhinho se sair bem no Campeonato Estadual.
            O novo presidente do ACP é Edson Felippe (Salomão) e o Departamento de Futebol está sendo comandado por Lourival Furquim. Mais uma vez o treinador será Itamar Bernardes, que se entrosa bem com a preparação física do Billy. E os primeiros contratados já foram apresentados.
            O Paranavaí  contratou o bom goleiro Serginho, que o Londrina também estava querendo. O Tubarão demorou para acertar o contrato e Serginho acabou aceitando a proposta do ACP. Também já estão acertados Vitor (zagueiro e volante), Wilians (volante), Bruno (zagueiro), Rafael Santos (atacante), Andrei (lateral-esquerdo),  Gabriel Bellanda(zagueiro), Rosembrinck (meia), Doriva (volante) e Marcio (volante). Nas próximas horas serão anunciadas novas aquisições.A meta é mesmo montar uma boa equipe.
              O Atlético Clube Paranavaí está bem estruturado, inclusive com um ótimo site comandado pela eficiente Leila Lucas de Lima, que tem também o seu blog, sempre com muitas informações do clube. E o Estádio Municipal Waldemiro Wagner, o Filipão já está sendo preparado para os jogos do Paranaense que começa em janeiro próximo.

Falta vergonha ao time do Vasco

        Tenho alguns amigos vascaínos, inclusive leitores do meu blog, mas o Vasco está tendo um comportamento de "time sem vergonha".  Vejam bem, eu estou falando da equipe, não do glorioso clube cruzmaltino. A imprensa carioca diz hoje que "o time misto do Vasco jogou sem inspiração." Não foi por falta de inspiração que ele perdeu para o Universitário do Peru, por 2 a 0, ontem à noite em Lima. Foi falta de vergonha mesmo. É um time que ganha hoje de oito, perde amanhã de quatro e está sempre com a mesma cara.
         Faz dias que estou me segurando pra não falar o que eu penso sobre esse time do Vasco. Como ele vem ocupando as primeiras colocações do Campeonato Brasileiro, eu estou tendo um pouco de paciência. Mas não dá mais pra segurar. O Vasco não tem time para ser campeão brasileiro, como estão sonhando seus torcedores. Tirando o goleiro Fernando Prass, o velho Juninho Pernambucano, o inconstante Felipe (joga quando quer) e o bom Diego Souza (o melhor do time), o que é que tem o Vasco ? A crônica carioca força a barra, "inventando" craques como o zagueiro Dedé, que conseguiram até empurrar na Seleção, mas que só tem tamanho e força física. E o restante é tudo meia-boca. Pra completar, está sem treinador há um tempão. Cristóvão faz o que pode, mas é um interino.
          Me desculpem os amigos vascaínos, mas um time disputa nove jogos fora de casa pela Sul-Americana e perde oito, não pode ser um bom time. O fato é que o Vasco ganhou a Copa do Brasil, que é disputada no mata-mata, e embalou. Porisso está se mantendo por cima no Brasileirão. Mas repito, não tem time para ser campeão nacional. É bem inferior a Corinthians, Botafogo, Inter e até ao Fluminense.
          Outra desconfiança minha: se o Vasco já está classificado para a Libertadores do ano que  vem, ele não precisa do título brasileiro. Portanto, não há razão para ficar poupando jogadores, como fez ontem. Eu já estou achando é que ele vai "entregar" o título da Sul-Americana só para não abrir mais uma vaga para os clube brasileiros.