Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Reformulação geral no Atlético

             O técnico Antonio Lopes foi o primeiro a deixar o Atlético Paranaense depois de consumado o rebaixamento. Mas vai mudar muita coisa mais no Furacão. A começar pelo presidente, pois a eleição está chegando. O chefe será outro em 2012.
                                    O campeão do mundo Kleberson está na lista negra do Furacão       
     Dez jogadores já estão a caminho do desligamento: Adailton (atacante), Paulo Roberto (volante), Marcio (goleiro), Kleberson (volante), Cleber Santana (meia), Rodriguinho (atacante), Fabrício (zagueiro), Marcelo Oliveira (volante), Wagner Diniz (lateral) e Wendel (volante). E ainda ficarão mais 18 jogadores, a maioria com contrato de no mínimo seis meses.

Os melhores atletas do Brasil

             O Comitê Olímpico Brasileiro anunciou os melhores atletas do País na temporada. Os prêmios serão entregues no próximo dia 19, no Theatro Muncipal do Rio de Janeiro.  Uma festa muito mais importante do que esta que a CBF fez ontem no Ibirapuera, porque envolve todos os esportes.
             Neymar foi premiado como o melhor do futebol brasileiro. Outros 46 atletas foram eleitos. E teremos ainda a escolha do melhor atleta, entre Cesar Cielo, o ginasta Diego Hypólito e o jogador de volei de praia Emanuel. No feminino estão disputando Maurren Maggi, a remadora Fabiana Beltrame e a campeã mundial de salto com vara, Fabiana Murer. Vai ser difícil escolher os melhores do ano.
             Outras escolhas que chamam a atenção: Marcelinho Huertas, no basquete; Murilo no volei; Hugo Hoyama no tenis-de-mesa;  Rogério Dutra, no tenis; Yane Marques, no pentatlo moderno; Everton Lopes, no boxe; e Leandro Guilheiro, no judô.

O jogo Flamengo x Corinthians

             Flamengo e Corinthians parecem estar acertados para um amistoso em Londrina, provavelmente no dia 18 de janeiro. A imprensa paulista já está até falando na divisão de renda da partida, e é sobre isto que desejo conversar com meus amigos e seguidores. É preciso que se saiba como será dividida esta arrecadação.
              Tenho um certo receio de que Londrina se empolgue diante da possibilidade de ver frente a frente os dois times mais populares do País e não faça as exigências necessárias. Que não me venham com aquela conversa antiga de que "um jogo como esse será muito bom para divulgar a cidade nacionalmente." Nada disso, já foi esse tempo. Londrina não precisa de divulgação, mas de receita para reerguer o seu futebol, isso sim.
               Será muito bom ver Flamengo e Corinthians jogando aqui, desde que a renda seja dividida em três partes, ficando um dinheiro que poderá ajudar na própria recuperação total do Estádio do Café ou no renascimento do Londrina Esporte Clube.
                Não se iludam.  Mengo e Timão só estão se assanhando para jogar aqui, porque sabem que isto pode render um bom dinheiro. Não adianta muito para  nossa cidade pagar para assistir um jogo amistoso e ver cariocas e paulistas levarem o nosso dinheiro sem nos deixar um parte.

Falcão procura time para 2012

           Depois de um período de contatos, experiências e visitas a grandes clubes da Europa,o técnico Paulo Roberto Falcão está de volta ao Brasil, disposto a encontrar um time para dirigir em 2012. "Tenho plena certeza de que esse intercâmbio me deixa ainda mais preparado para assumir, com sucesso,  um novo projeto como treinador, em 2012" - garante ele no seu retorno ao País.
           Falcão esteve reunido com Cesare Prandelli, técnico da Seleção Italiana, Arrigo Sacchi, José Mourinho e outros treinadores e dirigentes que trabalham na Itália e na Espanha. Assistiu ao jogo Barcelona 3 x Milan 2 e ainda visitou as instalações do Real Madri. Ele acha que essa passagem pela Europa rendeu novas visões, novos valores e procedimentos de trabalho que pretende colocar em prática na próxima temporada, em algum clube.
             Particularmente, acho que Falcão ainda será um grande treinador de futebol. Não lhe deram o tempo necessário no Internacional. No dia em que for contratado por um grande clube, como o São Paulo, por exemplo, certamente ele vai "emplacar" como técnico.

Santos descansa e treina na Alemanha

              A delegação do Santos FC que deixou o Brasil ontem à noite, está cumprindo uma escala de um dia em Frankfurt, na Alemanha, a caminho do Japão, onde vai disputar o Mundial de Clubes. A intenção com a parada de um dia, é amenizar o desgaste da longa viagem e ao mesmo tempo tentar acelerar a adaptação ao fuso horário. No hotel, em Frankfurt, os santistas farão um treino leve, ainda hoje no final da tarde.
              Amanhã, a viagem terá sequência, num vôo de 11 horas, com a chegada a Nagoya prevista para o inicio da quinta-feira. De lá, seguirão de trem-bala até Yokohama, cidade-sede da fase mais importante do Mundial. A estréia no torneio está marcada para o dia 14 (quarta-feira próxima), contra Monterrey (México), Kashiwa Reysol (Japão) ou Auckland City (Nova Zelândia), que estarão participando da fase de classificação, a partir de quinta-feira.
              A primeira partida do Mundial colocará frente a frente, em Toyota, Kashiwa Reysol e Auckland City, na quinta, às 8h45m. O vencedor disputa as quartas-de-final, com o Monterrey, o Esperánce Tunis (da Tunísia), e o Al Saad (do Qatar). E daí saem os adversários de Santos e Barcelona nas semifinais.
               Não sinto uma confiança maior no time santista para esta disputa tão importante. A parte final da preparação não mostrou grandes resultados. Mas o Peixe tem Neymar e outros bons jogadores, como Ganso, Elano, Arouca e o artilheiro Borges. E eles podem fazer a diferença. Tem a nossa torcida.

A festa de fim de ano da CBF

               Jeferson; Fagner, Dedé, Rever e Cortês; Paulinho, Ralf, Diego Souza e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Fred. Esta foi a Seleção anunciada ontem à noite pela CBF, na premiação dos "melhores do Brasileirão 2011".  Ficou bem parecida com a minha, postada neste blog durante a segunda-feira. Dos onze jogadores que a CBF premiou, só quatro não estão entre os meus melhores: Fagner(Vasco), Cortês (Bota), Diego Souza (Vasco) e Fred (Flu).
                 Foi uma festa bonita, com a presença de artistas. Tudo no "estilo Globo". Os campeões das quatro divisões do futebol brasileiro receberam seus troféus. Digamos que foi um digno encerramento de temporada.

Doris Day volta aos 88 anos

             Dezoito anos depois do último disco, Doris Day volta a gravar. Ela está lançando o CD "My Heart", que inclui canções inéditas e muitas já conhecidas.  Doris está com 88 anos e até hoje é adorada pelos norte-americanos, por seu trabalho como cantora e como atriz.
             O lançamento do album coincide com um novo reconhecimento. Nesta semana, se anunciou que sua gravação da famosa canção "Que Será, Será", incluida no filme "O Homem que Sabia Demais" (1956), de Alfred Hitchcock, fará parte do Salão da Fama do Grammy. Em janeiro, ela receberá um prêmio por sua trajetória da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles.
              Doris Day deixou Hollywood no início dos anos 80, para se refugiar em Carmel, na Califórnia. Ela foi casada 4 vezes e teve um filho, Terry Melcher, que morreu em 2004. Desde então, Doris vive uma vida extremamente solitária.

Ivete Sangalo já está melhor

             A cantora  baiana Ivete Sangalo, que ontem assustou seus fãs com o notícia de que estava com meningite, continua internada no Hospital Aliança, em Salvador, mas já apresenta sensíveis melhoras. Os médicos confirmaram que ela contraiu uma meningite benigna e não contagiosa, e asseguram que apresenta significativos progressos no tratamento.
              Ivete segue em rigoroso repouso e pouco fala. Está sendo submetida à medicação intravenosa, e não há previsão para sua saída do hospital. Certamente a preocupação é a recuperação plena até o carnaval, época em que Ivete tem ampla programação.