Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Os oitenta anos de Yoko Ono

       Yoko Ono,  viúva do beatle John Lennon, está completando 80 anos hoje. A comemoração está acontecendo na cidade alemã de Frankfurt, que inaugura uma exposição retrospectiva da obra desta que é sem dúvida uma das mulheres mais conhecidas dos últimos 100 anos em todo o mundo. Yoko chegou a Franfurt com seus eternos óculos de sol, roupa preta e chapéu, como se vê na foto.

      O Museu Schirn Kunsthalle de Frankfurt reuniu cerca de 200 objetos, filmes, instalações, fotografias, desenhos, textos e músicas para refletir a dimensão multimídia das obras, e oferece a possibilidades de tocá-las ou de fazer parte delas, segundo a vontade da própria artista.
       Lennon descrevia sua mulher como "a mais célebre das artistas desconhecidas".

No Gauchão, vamos ter Grenal já nas quartas

      Chegou ao fim, neste domingo, a primeira fase da Taça Piratini, que é o primeiro turno do Gauchão. A exemplo do que está ocorrendo em São Paulo, dois times do Interior estão comandando o Estadual do Rio Grande do Sul.  O Lajeadense, que é de Lajeado, tem a melhor campanha, com 75% de aproveitamento. Ele e o São Luiz de Ijuí foram os que mais venceram nesta primeira fase: 5 vitórias. O Lajeadense é o único invicto do campeonato e tem o artilheiro do certame, Gilian, com 4 gols.
 
 
      Mesmo atuando várias vezes com equipes formadas por reservas, a dupla Grenal conseguiu classificação. O Grêmio foi o terceiro do Grupo A, enquanto o Inter foi o segundo do Grupo B. Os dois vão se enfrentar já nas quartas-de-final. Os quatro cruzamentos eliminatórios são Lajeadense x Esportivo, Inter x Grêmio, Caxias x São José e São Luiz x Cerâmica. As datas e locais dos jogos serão divulgados pela Federação Gaúcha na quarta-feira.
     Não se classificaram para as quartas-de-final da Taça Piratini: Cruzeiro (POA), Pelotas, Passo Fundo, Novo Hamburgo, Juventude, Santa Cruz, Canoas e Veranópolis.
     

"Pérolas" que o Facebook nos traz

        A postagem da amiga Ana Marta Ribeiro da Silva no Facebook, faz uma crítica aos erros grotescos que tem sido cometidos por alguns cirurgiões plásticos no mundo inteiro. É realmente um   grande absurdo, não é mesmo?

Coritiba e Tubarão vão decidir o turno

         A rodada do fim-de-semana do Campenato Paranaense só foi boa para Coritiba e Londrina, que ficaram em excepcional posição para decidir o primeiro turno. Paraná Clube e J.Malucelli, que estavam ameaçando chegar, fracassaram ao empatar e perder para Arapongas e Atlético, respectivamente. Mas a penúltima volta, marcada para sábado e domingo próximos, pode mudar tudo, já que teremos partidas muito difíceis.
        O Tubarão joga no sábado, contra o Jotinha, lá no Ecoestádio Janguito Malucelli. Os curitibanos apostam suas últimas fichas, pois um simples empate já elimina suas chances matemáticas de ainda brigar pelo título do turno. Será portanto um jogo muito difícil. E o Coritiba terá pela frente, no domingo, o clássico Atletiba. Mesmo atuando com um time de garotos, o Furacão está crescendo, como mostrou nesta vitória sobre o J.Malucelli, no último sábado. E clássico é sempre complicado. Tudo pode acontecer. Se coxas e londrinenses vencerem  (ou perderem), a decisão virá na partida entre ambos, no outro domingo no Estádio do Café. Mas se o Alviverde ganhar o Atletiba e o Londrina perder para o Jotinha, o título já será do Coritiba.  


         O Londrina está superando as minhas expectativas neste campeonato. Está aproveitando a tabela favorável e abrindo vantagem de pontos sobre outras equipes que brigam por vagas na Série D e na Copa do Brasil. Ganhou as três primeiras partidas, ficou as três seguintes sem ganhar e agora já embalou de novo, com mais três vitórias seguidas. Há uma certa irregularidade, mas a campanha é boa. Muito melhor do que eu esperava.


          O Coritiba, por seu turno, está crescendo. Alex está equilibrando a meia-cancha e o time vem subindo de produção, com jogadas muito bem feitas. Começam a surgir destaques individuais, como Júlio Cesar, que fez quatro gols em Paranaguá. Aliás, não deixem de ver pela televisão o gol que Patric marcou, o segundo dos coxas. Os dribles que ele aplicou nos zagueiros do Rio Branco foram sensacionais.
           
         
   

Altos & Baixos

             Não fui ao jogo, mas a televisão mostrou imagens horríveis do Estádio do Café. Parece que as pragas voltaram. É uma vergonha para a cidade mostrar nacionalmente um gramado nestas condições. Até pelas fotos do jogo que a Folha/Lance publicou hoje dá pra ver como está o campo.

******Que partida fez a Ponte Preta, ontem contra o Santos. A Macaca assumiu a liderança do Paulistão com absoluta superioridade. Ganhou com justiça do Santos. Apareceu um tal de Alemão, formado no Santos, que fez dois golaços e se consagrou.

****** O gaúcho Cássio nunca me enganou. Esse cara andou levando uma sorte incrível no Corinthians, mas já está caindo na real. A falha dele no segundo gol do Palmeiras foi coisa de  amador.  Como é que um goleiro de quase dois metros leva um gol daqueles.  Já tenho escrito aqui, que o reserva Júlio Cesar é melhor do que ele.

******Sempre achei que o Vilson merecia ser titular do Grêmio, mas o Vanderlei Luxemburgo liberou sua ida para o Palmeiras. Em poucos dias, Vilson se entrosou do Verdão e ontem já foi decisivo no clássico com o Corinthians. Joga na zaga, no meio-campo e ainda faz gols. E olha que não é fácil jogar naquela ruindade do Palmeiras.

******Como é que se explica que Alexandre Pato permaneça no banco de reservas e Romarinho entre no time primeiro do que ele. Pato entrou depois, mas quem brilhou foi Romarinho, que fez o gol salvador.

******Antes do início dos Estaduais, comprei os pacotes da Net para ver o Gaúcho e o Paranaense. Já me arrependi, porque os dois campeonatos estão fraquíssimos. Os clubes grandes estragaram a disputa, começando com equipes reservas. Já cancelei o Paranaense. Troquei pelo Paulistão que pelo menos tem os times grandes menos desfigurados.

******Gostei de ver o espanhol Rafael Nadal voltando a vencer no tenis. Mas achei que ele ainda está longe daquela forma que ostentava quando era o número 1 do mundo.  Pelo jeito, ainda vai demorar um pouco para recuperar a melhor condição.

******Como é que Paranaguá vai fazer para salvar o Rio Branco do rebaixamento, justamente no ano em que o clube está festejando o seu centenário ? O Leão da Estradinha já levou 6 a 0 do Londrina e agora 7 a 0 do Coritiba, tudo em casa.  O técnico Amauri Knevitz deve estar caindo hoje.

******Terrível o que aconteceu com a jogadora dominicana de vôlei, Lizbeth Eve, que está disputando o Campeonato Peruano. Ela havia sido contratada pelo Deportivo Géminis há apenas uma semana e estava estreando na equipe, contra a Universidad San Martin. Num lance isolado, Lizbeth sofreu uma fratura exposta da tíbia e da fíbula. Já foi operada, mas terá que passar por nova cirurgia. O acidente foi tão feio que a partida foi cancelada. Todo mundo chorava no ginásio. Não havia mais clima para jogar.

******Outra jogadora de vôlei se machucou com gravidade no fim-de-semana. A brasileira Mari, que é daqui de Rolândia, está jogando no Fenerabahçe, da Turquia, e sofreu rompimento dos ligamentos (cruzado e anterior) do joelho. O prazo mínímo de recuperação é de seis meses.

******Caiu mais um treinador no futebol paranaense. Após seis derrotas e apenas uma vitória em nove rodadas, o Cianorte mandou Paulo Turra embora. O auxiliar Zé Maria e fisicultor Renato Haro também foram dispensados.