Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

                   O CARTAZ QUE AGITOU A FEIRA

                                    "Caia na tentação"
     


         A criatividade colocada nos cartazes da Feira da Maçã, com o slogan "Caia na Tentação", colocaram a cidade gaúcha de Veranópolis sob os holofotes do Brasil e do Exterior. A polêmica em torno do cartaz, ligando-o ao "pecado original" aumentou o interesse geral. Após a veiculação da publicidade na internet, começou a chover telefonemas de todos os cantos, com empresas e profissionais interessados em participar da Femaçã 2015, que ocorrerá em duas etapas: de 10 a 12 e de 17 a 21 de abril. A lista inclui desde expositores a show nacionais.
              O produto (a maçã) é muito bom e a Feira Municipal existe desde 1971.  Na edição de 1976, chegou a contar com a presença do presidente Ernesto Geisel. Mas apesar da tradição, a Femaçã nunca despertou tanto interesse como agora. Os 150 estandes já estão todos locados, e outros tantos teriam sido negociados, se houve espaço disponível.
                             
               Até da África do Sul virão pessoas, que já telefonaram garatindo presença.  E tudo por causa da genialidade do pessoal da propaganda do evento,  que colocou Adão e Eva na Femaçã 2015. O cartaz (fotos) é realmente motivador. Ele mostra a rainha e as princesas da festa com os seios supostamente cobertos somente por maçãs. Muito bem bolado.
        

Cortaram a luz da Prefeitura

      A gente sempre acha que a situação está feia, aqui em Londrina. Mas não é só aqui não.  Nesta quarta-feira, por volta das 9h30m, a luz de um setor importante da Prefeitura Municipal de Porto Alegre foi cortada por falta de pagamento, acreditem.
          A conta de energia do gabinete de comunicação social da Prefeitura venceu no dia 18 de dezembro e não foi paga. Hoje, a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) não teve dúvida. Simplesmente suspendeu o fornecimento de luz. A imprensa de Porto Alegre fez um barulho danado e, por volta do meio-dia, o problema foi aparentemente resolvido, com o restabelecimento da luz.

               O bom jogador Dirceu, dedicado 'capitão' do time do Londrina Esporte Clube, está cobrando pela Folha de Londrina uma presença maior do torcedor londrinense nos jogos do Tubarão. Os jogadores alvicelestes até merecem todo o apoio mas, com o ingresso mais barato custando R$ 40 (pra quem não paga meia entrada), não se pode esperar muita gente pra ver as partidas do Campeonato Paranaense, a partir de domingo.

O novo africano do Tubarão


          Depois do camaronês Joel, que foi para o Cruzeiro, e do nigeriano Kanu, que luta por um lugar no time, o Londrina  está arriscando a sorte em mais um africano. Desta vez é o volante Prosper Koffi, que também nasceu na República de Camarões.
          Mas Koffi já é conhecido na cidade pois, depois de passar pelo Marília, veio jogar no Cincão, em 2011, como se vê na foto. Até agora, ele não conseguiu se destacar, mas no Londrina poderá ter maiores oportunidades.

A morte de Suzana


        No último dia 25, quando postei aqui no blog uma música de Adriana Calcanhotto(50 anos) e detalhes da sua carreira, comentei a sua relação intensa com a filha de Vinicius de Moraes. Mas dois dias depois (dia 27), Adriana ficou "viúva", porque Suzana Moraes morreu aos 74 anos, em decorrência de um câncer. As duas viveram juntas por quase 30 anos. Suzana (foto) era atriz e cineasta.

De ídolo, a um homem desprezado
(será que Simonal merecia isto ?)
 
        Escrever ou falar de Wilson Simonal é sempre muito problemático, porque depois de chegar ao status de "um dos melhores do País", ele acabou sendo considerado por muita gente como um pária da música popular brasileira. Tudo por causa do envolvimento do seu nome com o DOPS. 
        Mencionado como um suposto traidor, ele foi até condenado pela Justiça. E, durante o processo, teria assinado um documento que o colocou na situação de "delator", pelo que nunca mais foi perdoado. O publico e muitos dos seus colegas de profissão, passaram a condená-lo sistematicamente. E até hoje seus filhos Simoninha e Max de Castro lutam para resgatar a sua imagem. Tenho inclusive um livreto por eles produzido, contando a história do pai, e que é acompanhado por uma caixa com todos os seus discos. Uma coleção valiosíssima.
       Mas eu prefiro me referir agora ao sucesso que Wilson Simonal conseguiu, a ponto de ser considerado pela revista Rolling Stone Brasil o "quarto melhor cantor brasileiro de todos os tempos."
        Com uma canção atrás da outra, ele implantou o estilo "pilantragem", que foi seguido com êxito também por outros artistas.  Assim, passaram por nós músicas inesquecíveis, como Balanço Zona Sul,  País Tropical, Lobo Bobo,  A vida é só pra cantar,  Tributo a Martin Luther King,  Mamãe passou açúcar em mim e dezenas de outras.
         Para esta postagem escolhi "SÁ MARINA", que chegou a ser gravada por Sergio Mendes e Stevie Wonder, como "Pretty World" .
              Wilson Simonal de Castro nasceu no Rio de Janeiro, numa quarta-feira de Cinzas, dia 23 de fevereiro de 1938. E morreu em São Paulo,  aos 62 anos, no dia 25 de junho de 2000.
          Ainda quero relembrar muitas obras dele, aqui no Blog do Flavio Campos ou na minha página no Facebook. Não dá pra esquecer tantas canções de ótima qualidade.


      Postagem forte, esta que a amiga Bethania Souza fez no      Facebook. Mas um recado que vale pra uma vida inteira