Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Maldita doença !


       Certamente temos um novo "serial killer" no Brasil, o pintor Jorge Luiz Morais de Oliveira. Seis corpos já foram descobertos em sua casa, na favela Alba no Jabaquara, zona sul de São Paulo. Todos enterrados, provavelmente pelo matador, que está preso preventivamente. Mais do que um assassino, é um coitado, um doente.
O nosso Atlético contrata cada
treinador mais esquisito, hein?



                       A mania que os dirigentes do Atlético Paranaense tem, de entregar o time a treinadores estrangeiros sem maior nome, já está chamando a atenção. Acaba de efetivar mais um, o português Sergio Vieira, como técnico interino. Duvido que dê certo !
 
                       Pela Baixada já passaram o uruguaio Ramon Carrasco e o espanhol Miguel Angel Portugal, que fracassaram. E agora, ganha vez este lusitano pouco conhecido.  É uma  aposta na Loteria !
 

Curitiba em alta !



        A programação artística de Curitiba está em elevação. Setembro foi muito bom. No dia 17, o britânico Rod Stewart se apresentou na Arena da Baixada. E ontem foi a vez da cantora americana Katy Perry encantar a platéia na Pedreira Paulo Leminski, com um grande show. Ela fez todo mundo dançar e até apelidou a capital paranaense de "Cuti-Cuti".
E o povo adorou !

E agora, Maitê ?

      Que o Botafogo vai subir de volta à Série B do Campeonato Brasileiro ninguém mais duvida. A única dúvida agora é se a atriz Maitê Proença vai mesmo cumprir a promessa que fez no mês de março, no programa "Extra Ordinários" no SporTV.
   
       Botafoguense assumida, Maitê disse ao vivo no programa: "Fico pelada, fico peladíssima. Virei aqui só com uma coleira escrito Botafogo".  

                        Talvez seja o mais bonito dos bichos !

                                    A S     B O R B O L E T A S
                         
 
Vista por algumas culturas ocidentais como um ser de renovação e de transformação, a BORBOLETA é um inseto profundamente admirado pela beleza e o encanto de suas asas. Você conhece alguém que não goste das borboletas ?
É o 25º animal que aparece neste espaço semanal, em que destacamos os seres que nos acompanham no planeta.
 
 
As borboletas e as mariposas estão entre os mais belos animais da natureza, com suas cores fantásticas e seu voo suave. E o que é mais importante: há borboletas em todos os lugares do mundo, distribuídas em 20 mil espécies. Algumas, como a Borboleta Monarca, migram longas distâncias. E os fósseis mais antigos conhecidos de borboletas, são de 40 e 50 milhões de anos atrás.
O ciclo de vida delas consiste em quatro fases: Ovo (fase pré-larval), Larva (também chamada de Lagarta ou taturana) , Pupa ( também chamado casulo) e Imago  (fase adulta).
 
 
Durante a fase de lagarta, melas se alimentam vorazmente e criam reservas alimentícias. Quando a larva está pronta para virar borboleta, ela se pendura numa folha de cabeça pra baixo.
Uma borboleta em sua fase adulta vive de duas semanas a três meses, dependendo da espécie.
 
 
 

A Borboleta tem dois pares de asas membranosas, cobertas de escamas que apresentam formas e cores variadas, além de peças bucais adaptadas a sucção. Quando em repouso, as borboletas dobram as suas asas para cima.  
Uma borboleta pode ter o peso mínimo de 0,3 gramas. E as mais pesadas chegam 3 gramas. Algumas borboletas podem chegar a medir até 32 centímetros de asa a asa.
 
 
As borboletas voam bastante durante o dia, a procura de alimento. Umas se alimentam de néctar, sucos de frutas e de plantas.
 
Elas estão sempre na cabeça dos poetas. Como esteve com o saudoso Vinicius de Moraes, que escreveu o poema infantil "As Borboletas", ressaltando o encanto e a leveza das mesmas. Ou nas canções mais inspiradas, como "Borboletas" de Victor e Léo.
                 





                   

   Essa briga tem mesmo
      a cara de Londrina

 
                      Como as coisas são complicadas aqui em Londrina, hein ? Até neste momento em que o futebol da cidade está vivendo um bom momento, reaparecem os velhos problemas e surgem as briguinhas absurdas.
 
                      No meio deste otimismo que visa empurrar o Tubarão de volta a Série B do Campeonato Brasileiro, o prefeito e o gestor do time resolvem trocar  acusações, carregadas de arrogância de ambos os lados. E tudo por causa do Estádio do Café, que há muito tempo vem sendo o nosso "muro da vergonha".
 
                       É claro que vamos "pagar mico" novamente, com as imagens do nosso "chiqueirinho" se espalhando pelo Brasil inteiro, através da televisão. Mas nada justifica uma briga do DONO da Cidade com o DONO do Time.  E o que é pior, os dois têm culpa !
       Mineiro, filho de fazendeiro "coronel",  ele veio para o Rio de Janeiro e se transformou num ídolo de Rock and Roll, MPB, Soul, Country e Country Rock. O brasil inteiro conhece


                        E D U A R D O         A R A U J O

                        
            
                           Muita gente no Brasil conhece EDUARDO ARAÚJO como "O BOM", por causa desta música que aparece no vídeo acima, gravada em 1967, e que tem sido o cartão de apresentação deste que é um dos mais conhecidos artistas da música brasileira. Com a esposa Sylvinha Araújo (falecida em 2008),  Eduardo foi protagonista do que se pode classificar de o mais apaixonado casal da nossa história musical.  E aos 73 anos, ele está cantando até hoje com ótima aceitação.
                        A imagem construída é de um roqueiro, mas Eduardo canta de tudo. Tem músicas belíssimas, bem diferentes do rock. Procurem ouvir, por exemplo, a canção "Lado a Lado". É maravilhosa e apaixonada.
                       E uma outra ligação equivocada que se faz com ele, diz respeito a Jovem Guarda. Ele foi sim um grande líder do movimento, mas nunca participou do programa que Roberto Carlos comandava na Record.
 
                      Eduardo Oliveira Araújo nasceu em Joaíma, Estado de Minas Gerais, filho do fazendeiro Coronel Lídio Araújo. Na infância, seus ídolos eram nordestino Luiz Gonzaga e o gaúcho Pedro Raymundo, mas na adolescência se deixou influenciar pelo rock and roll e, em 1958, já participava de uma banda chamada "The Playboys".
 
                        Com a mudança para o Rio, em 1960, Eduardo passou a tocar e cantar no programa de televisão "Hoje é Dia de Rock", apresentado por Jair Taumaturgo. E no ano seguinte já gravou um disco de 78 rotações, intitulado "Eduardo Araújo".
                         Participou também do "Clube do Rock", comandado por Carlos Imperial. Mas ficou desapontado com o pouco sucesso e chegou a voltar para Joaíma.
 
                         No retorno ao Rio, Eduardo Araújo viu-se envolvido num episódio que nunca ficou bem esclarecido. Juntamente com Carlos Imperial e Erasmo Carlos, ele foi acusado de corrupção de menores. Os três ficaram alguns meses sem aparições públicas, mas foram inocentados pelo Juizado de Menores.
 
                       E em 1967, após cantar com os The Fevers e assinar um contrato com a TV Excelsior, Eduardo Araújo gravou dois de seus maiores sucessos, as canções "O Bom" e "Vem Quente que estou Fervendo" (gravada anteriormente por Erasmo).
                        Pela Excelsior, passou a apresentar o programa "O Bom", ao lado de Sylvinha, com quem se casaria em 1969, num casamento extremamente badalado, com muitos fãs na Igreja da Consolação.
                           Com o fim do movimento "Jovem Guarda", Eduardo Araújo andou gravando discos influenciados pela Psicodelia e pelo rock progressivo. E nesta época também recriou algumas canções de compositores brasileiros, como Chico Buarque, Ary Barroso e Luiz Gonzaga.
   Mas logo em, seguida deu uma parada na sua carreira, por cerca de cinco anos.
 
 
                          Quando voltou, nos anos 80, veio com uma canção em homenagem ao cavalo Mangalarga Marchador,  gravando um disco de música country e de country rock. Virou um "homem do campo", apresentando inclusive dois programas de televisão "Pé na estrada" (SBT) e "Brasil Rural" pela Bandeirantes.
 
 
                           Depois fundou uma gravadora ("Number One") em parceria com a esposa Sylvinha. Lançaram um DVD comemorativo aos 40 anos do Movimento Jovem Guarda, mas em plena fase de divulgação, veio a tragédia.  Um câncer de mama acabou matando Sylvinha, no dia 25 de junho de 2008, depois de 21 dias internada no Hospital 9 de Julho em São Paulo.
 
      EDUARDO ARAÚJO, sempre muito apaixonado pela esposa,  tem sido um guerreiro para seguir cantando e vivendo sem ela.
 
 
 
                             
        
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK


Linda e sábia postagem da amiga londrinense Lucimeire da Silva na sua página do Facebook. Uma lição de vida !