Me criei acompanhando o futebol argentino, como fazia a maioria dos gaúchos. Naquele tempo, a gente torcia para um time em cada lugar. Eu, por exemplo, era ECPelotas (em Pelotas), Grêmio (em Porto Alegre), Fluminense (no Rio) e assim por diante. E na Argentina, eu torcia pelo Boca Juniors, que tem as mesmas cores do Pelotas (azul e amarelo). A gente sabia de cabeça até a escalação das melhores equipes platinas.
Hoje me espanto por ver como os "grandes" da Argentina foram perdendo terreno para os "médios" e os "pequenos". Até o fim do século XX, os clubes argentinos que realmente mereciam respeito eram o Boca, o River Plate, o Racing e o Independiente. Vez por outra, destacavam-se alguns times médios, como o Newell's Old Boys, o Rosário Central, o Banfield, o Estudiantes de La Plata, o Huracán e Platense. E os demais pouco apareciam no noticiário do Brasil. Cheguei a ver o Racing jogando em Porto Alegre, com um ataque fantástico: Corbata, Maschio, Blanco, Simez e Santos. O craque Maschio era um dos maiores do mundo na época.

Mas hoje, os "novos grandes" são o San Lorenzo (foto), que foi campeão no último domingo, o Velez Sarsfield, o Lanus, o Arsenal de Sarandi, o Belgrano e mais uma meia dúzia de equipes. Antigamente, disputava-se o Apertura e o Clausura. Agora, o Campeonato Argentino contra com o Torneo Inicial e o Torneo Final. Os dois vencedores se enfrentam numa finalíssima para decidir o título argentino.
Pela classificação deste Torneo Inicial ganho pelo San Lorenzo, se pode constatar a queda dos grandes e a ascensão dos médios e pequenos. O campeão foi o San Lorenzo. Vice: Lanús, 3º - Vélez, 4º -Newell's, 5º - Arsenal de Sarandi e em 6º - Belgrano. O Boca foi apenas o 7º colocado. O River ficou em 17º e o Raciong em 19º. Incrível, não é mesmo ?
Em toda a história do Campeonato Argentino de Futebol apenas dois clubes nunca foram rebaixados para a Segunda Divisão: o Boca Juniors e o Arsenal Sarandí.
O San Lorenzo conquistou o Torneo Inicial no empate sem gols com o Vélez. Foi também beneficiado com o empate de 2 a 2 do Newell's Olde Boys e o Lánús, em Rosário. Por ser o time de coração do Papa Francisco, o San Lorenzo cresceu muito em popularidade. Conhecido como "El Ciclón", o clube foi fundado há 108 anos no bairro de Almagro, que hoje se chama Boedo. Mas seu estádio atual fica no bairro Bajo Flores. O time, que não ganhava um título desde 2007, quando conquistou o Clausura, está agora classificado para a Libertadores 2014. E vai levar o troféu até o Vaticano, para o Papa Francisco.