Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Fifa ameaça tirar Curitiba da Copa

        Agora, a coisa apertou mesmo. E o Paraná, um dos estados com mais fama de riqueza no País, poderá experimentar um vexame monumental. Se até o dia 18 de fevereiro as obras da Arena da Baixada não deslancharem, a Fifa retirará o nosso estado da Copa do Mundo. A ameaça foi feita esta tarde, após visita do secretário da entidade, o suiço Jérôme Valcke, ao estádio atleticano, que o mais atrasado entre todos os palcos do Mundial 2014.
        Faltam cadeiras, cobertura, gramado, centro de imprensa e estruturas de acesso. "No atual rítmo, a obra não ficará pronta para a Copa" - disse o secretário-geral, sem disfarçar sua preocupação.


 
          O Atlético não tem mais de onde tirar dinheiro. A Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná vão ter que se meter diretamente no assunto, para evitar que o nosso estado pague este mico. Desta vez, parece que a Fifa não está brincando.
           Para Curitiba estão marcados os jogos de oito seleções: Irã x Nigéria, Honduras x Equador, Austrália x Espanha e Argélia x Rússia.

Ou ganha amanhã ou se complica de vez

       Parece até brincadeira, mas estamos apenas na segunda rodada e o Londrina já está com a corda no pescoço.  E é fácil de entender. A tabela que a Federação fez para o Tubarão tentar ser campeão não está sendo aproveitada. Jogar as duas primeiras em casa (e contra dois times pequenos) é mesmo uma barbada. Mas não para time frouxo, que não se impõe em seu reduto. Com esta derrota de cara para o Rio Branco, o Alviceleste está na obrigação de ganhar amanhã do Prudentópolis. Se a vitória reabilitadora não vier, até a classificação já vai começar a ficar difícil, porque no domingo o time vai ter que jogar em Toledo. Até um empate amanhã já poderá nos deixar na lanterna, fazendo "continhas" para sair do prejuízo.
       Acredito que o Londrina consiga os três pontos, mas não pensem que será tranquilo. Pelo que se viu na primeira rodada, estamos entre os times mais fracos do campeonato. Vai ter que ganhar na marra, na raça, no grito.  Porque bola não tem.
        A Folha de Londrina, em sua edição de hoje, trouxe um dado interessante. O técnico Claudio Tencati (foto) nunca conseguiu levar o Tubarão a uma virada, nestes três anos de clube. Em 77 jogos, toda a vez que a equipe levou o primeiro gol o máximo que conseguiu foi um empate. É mais um dado que comprova as limitações do treinador alviceleste.
         Mas só quero deixar claro que não estou aqui fazendo campanha para que Tencati seja dispensado. Mesmo porque, só trocar o treinador não seria suficiente, já que o elenco é bem fraquinho. E tem gente mais importante do que Tencati que precisava ir embora.  
      

O gramado assassino do São José

         Pela quantidade de estádios que possuem gramado sintético, em todas as partes do mundo, fica até difícil entender o que está havendo com o bonito piso artificial do Estádio Passo D'Areia, pertencente ao São José, tradicional clube de Porto Alegre. Os outros times tem pavor de jogar lá.
         Mas o pior aconteceu no último domingo, no jogo entre Zequinha e Grêmio, na rodada de abertura do Gauchão. Os termômetros marcavam 36° na capital gaúcha, e a medição junto ao gramado acusou 56°. "Havia um cheiro de borracha queimada" disseram os jogadores do Grêmio, apos a derrota de 1 a 0. E a todo instante os jogadores tinham que botar os pés em grandes caixas cheias de gelo, para refrescar um pouco.



         Deu pra terminar a partida, mas ontem cedo, quando acordaram, os jovens jogadores do Grêmio não podiam nem colocar o pés no chão, por causa das enormes bolhas que se formaram, como se vê nas fotos do lateral-direito Tinga, convocado para a Seleção Brasileira Sub-21, com apresentação marcada para sexta-feira e jogo no domingo, contra a Seleção Mexicana, na Vila Belmiro.
         Se o gramado sintético dá certo em todo mundo, por que não daria no Brasil ?

As duras verdades do futebol

      Em meio as discussões habituais do programa "Bem Amigos", do Sport TV, ouvi ontem uma grande verdade: "O futebol brasileiro está caindo porque a CBF não ajuda os clubes, mas apenas cuida da Seleção. A continuar assim, vai ficar pior."
       É bem isso aí mesmo. E não é porque estamos vivendo um ano de Copa do Mundo no País. Há muito tempo a Confederação não ajuda os clubes filiados, procurando o melhor caminho pra eles. O fato é que a Seleção Brasileira dá mais Ibope para os velhos cartolas. E a CBF é um antro de vaidades.
       Mas hoje ouvi uma outra entrevista, com o ex-jogador Vampeta, que atualmente é presidente do Audax-SP, clube de Osasco. Ele disse muita coisa interessante, tipo "esse Bom Senso Futebol Clube não vai dar em nada". Os jogadores que lideram o movimento só estão pensando em benefício próprio. Querem mais salários e menos jogos. Como é que jogando menos um clube poderá pagar mais ?
        Vai ser muito difícil reerguer os clubes e o futebol brasileiro no seu dia-a-dia.

Pérolas que o facebook nos traz


       A sobrinha e amiga Cristina Costa, lá de Pelotas, é a autora desta postagem. E o pior é que as coisas são mais ou menos assim mesmo.