Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015


       A imprensa nacional está "festejando" porque SÓ morreram 120 pessoas nas estradas federais durante o Carnaval. E a gente tem que aceitar, porque afinal foram 24,5% a menos do que no ano passado. Só não sei se choro ou começo a rir.

Não é só Ronaldinho Gaúcho


          Os amigos  do Blog se lembram de quando Ronaldinho Gaúcho espalhou esta foto nas redes sociais ? Pois bem, apareceu um maluco querendo imitar o craque brasileiro. É Adebayo Akinfenwa, jogador do AFC Wimbledon, da Terceira Divisão Inglesa.
            Mas, como Adebayo é bem mais forte do que o nosso Ronaldinho, e é até chamado de "Gordinho" por lá, tratou de arranjar uns "bumbuns" mais reforçados para a sua foto. Que está correndo o mundo.  Que cara de pau, hein ?

      Me agrada saber que Luiz Eduardo Cheida poderá assumir a Secretaria do Meio Ambiente de Londrina. Ele está conversando com Kireeff, me informa o "Paçoca com Cebola".  Gosto muito do ex-prefeito Cheida, e acho muito bom tê-lo sempre do nosso lado.
           SÓ O CORINTHIANS GANHOU

  Os outros três representantes brasileiros estrearam muito mal


            Dos quatro times brasileiros que participaram desta primeira rodada da Fase de Grupos da Copa Libertadores só o Corinthians mostrou alguma coisa e somou pontos. Inter, Atlético Mineiro e São Paulo decepcionaram totalmente. Mas do que derrotados, eles mostraram um futebol medíocre.
            O representante gaúcho já tinha decepcionado em La Paz, na terça-feira, levando 3 a 1 do The Strongest. E ontem, o primeiro fiasco da noite foi do Galo Mineiro, que não jogou nada em Santiago, perdendo de 2 a 0 para o Colo-Colo, que mereceu amplamente o triunfo.
            Até o goleiro Victor, sempre tão elogiado pelos atleticanos, "entregou" a partida  aos 39 minutos do primeiro tempo. Flores chutou exatamente da intermediário e Victor ficou olhando a bola quicar e entrar no seu gol. Pulou todo esquisito.
            E o segundo gol veio aos 22' da segunda etapa, aí com falha de Jemerson que não saltou e pemitiu que o veterano artilheiro Paredes cabeceasse para as redes.  E teve até "olé" no finalzinho, com os chileno fazendo a bola rola
                                
                                         0-0-0-0-0-0-0

             E em São Paulo, na Arena Coritnthians, foi pobre a apresentação do São Paulo, nitidamente inferior ao Corinthians, em todos os sentidos. Há dias que estava pensando em afirmar que o técnico Murici Ramalho "já era".  Ele não consegue mais fazer seus times andar em campo, como antigamente fazia.  Virou um treinador apático. Não foi à toa que os próprios dirigentes tricolores criticaram o experiente técnico, que escalou o time errado e não soube consertar.
             Mas é preciso que se saliente que o Timão fez um ótimo jogo e marcou um gol maravilhoso, através de Elias no passe de Jadson, para abrir o marcador, logo aos 11 minutos. O outro gol corintiano foi marcado de forma irregular. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro Não marcou uma falta acintosa de Emerson Sheik sobre o lateral Bruno, e a bola acaba proporcionando a Jadson a chance de fazer 2 a 0. 
              É preciso entretanto que se diga, que erros de arbitragem a parte, o São Paulo mereceu perder de 2 a 0, porque não fez nada de bom no jogo.

          ENQUANTO ISSO, ARGENTINOS VENCEM                              
           

                Se o futebol brasileiro começou mal, já dos argentinos não se pode dizer a mesma coisa. Seus dois representantes que estrearam até agora, mesmo jogando fora de casa obtiveram duas vitórias, marcando sete gols e não sofrendo nenhum.
                Na terça-feira, o Racing foi a Venezuela e arrasou o Deportivo Táchira local, fazendo 5 a 0. E ontem, em Santiago do Chile, o Boca Juniors chegou mostrando que não está para brincadeira. Ganhou de 2 a 0 do Palestino, assumindo a liderança do Grupo 5, pelo saldo de gols.  
                  No primeiro tempo, aos 37 minutos, o Boca abriu o marcador com um gol de Chaves, aproveitando um contra-ataque puxado por Marin. E na segunda fase, quando os chilenos pressionavam, quem brilhou foi Lodeiro, que recentemente deixou o Corinthians. Ele colocou Palácios em condições para anotar o segundo gol.   
                 Pra gente ir se acostumando eis o time do Boca para esta Libertadores:  Orión; Marin, Burdisso, Torsiglieri e Colazo;  Erbes, Meli e Gago; Palácios (Vadala), Gigliotti (Lodeiro) e Chavez (Perez).
                  Os outros dois representantes argentinos estreiam hoje, também fora de casa. O San Lorenzo joga no Uruguai, contra o Danúbio, enquanto o River Plate pega o San José, na Bolívia.

A culpa não é de São Pedro



      Os paulistas reclamaram tanto de falta de água, que São Pedro resolveu despejar alguns baldes mais reforçados. Resultado: agora já tem gente chorando porque sua casa está debaixo d'água. É o caso do povo da cidade de Monte Mor, agora apavorado com a força do Rio Capivari, que transbordou invadindo vários bairros e até o campo de futebol.

     Está mais do que provado que o que falta no Brasil é estrutura para suportar as estiagens e as cheias. São Pedro não tem culpa nenhuma. 

Nem Juliana Paes salvou a Viradouro

          A tristeza é geral no pessoal da Escola de Samba Unidos do Viradouro, que foi rebaixada para o Grupo de Acesso do Carnaval Carioca. Nem a belíssima participação da atriz Juliana Paes salvou a escola. Juliana está triste, mas jura: "Sempre estarás no meu coração, Viradouro querida".

   
 
ZIZI POSSI E A INESQUECÍVEL
 "ASA MORENA"
 

                   Parece que foi ontem, mas já se passaram quase 33 anos desde que o Brasil inteiro cantou uma música criada por um compositor gaúcho, nascido em Canoas, na Grande Porto Alegre, e que só era conhecido na capital sul-rio-grandense. Seu nome era José Luiz Fernandes, mas todos só o chamavam pelo apelido: "Zé Caradípia" (foto à esquerda).  E a música era "ASA MORENA". 
                   A linda canção acabaria se tornando o maior sucesso de uma cantora controvertida, que alternou momento expressivos com fases de baixa: ZIZI POSSI.  Ela teve outros grandes sucessos, como a música italiana "Per Amore" e pelo menos outras seis ou oito melodias que figuraram nas paradas.

                     Particularmente, acho que o prejudicou sensivelmente a carreira de Zizi Possi foi o seu envolvimento sentimental e sexual com a também cantora Ângela Ro Ro, marcado por alguns escândalos e explorado intensamente pela imprensa.
                    Anos mais tarde, Zizi  passou por um duro processo de depressão, tendo que se afastar dos palcos por cerca de três anos. Mas "Asa Morena" nunca foi esquecida.
                     Zizi nasceu em São Paulo como Maria Izildinha Possi, descendente de italianos do bairro do Brás, típico reduto da colônia. Ela hoje tem 58 anos e é mãe de Luiza Possi, uma das melhores cantoras brasileiras da atualidade.
                      Zizi Possi continua cantando MPB, pop, acústico e rock progressivo.  Confira a sua linda interpretação para "Asa Morena".
 
Hoje, a mensagem é séria. E muito expressiva. Ela foi postada no Facebook pelo amigo Érico Floriani