Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Será que eu mudei de Estado ?

       Está sendo, sem dúvida, extremamente exagerada a dimensão dada pela imprensa da região de Londrina para a final da Libertadores. Basta dizer que os dois jornais diários londrinenses abriram fotos enormes em sua primeira página da edição de hoje. Como se fosse a Seleção Brasileira que estivesse decidindo uma Copa do Mundo.
        Desde que cheguei a Londrina, em 1964, vários clubes brasileiros foram campeões da Libertadores, como Santos, Inter, Grêmio, São Paulo, Palmeiras, Vasco e Cruzeiro. Acho que foram estes, não sei se esqueci algum. Mas nunca se viu tanto desvario. Por que está acontecendo isto agora ?  Talvez seja por falta de um time bom na cidade. Em 77, quando o Tubarão tinha um time bom, o que eu vi foram 56 mil pessoas no Estádio do Café torcendo para que a equipe derrotasse o Corinthians. Esse mesmo Corinthians que hoje é o xodó de tanta gente.
        Um barulho deste tamanho só é admissível no Estado de São Paulo. Afinal de contas, é um time paulista que nunca foi campeão sul-americano, e que estará tentando quebrar esse tabu. Mas fora do território paulista, só o Norte do Paraná fez tando estardalhaço jornalístico. Chequei jornais de todos os cantos do País. Todos destacaram a importância do jogo, mas não com tanta euforia.
        Na verdade, o que acontecerá daqui a pouco é uma promissora e decisiva partida de futebol entre um time de São Paulo e outro da Argentina. E o que é que nós, paranaenses, temos com isso ?  Muito mais importante para o Paraná é a decisão que o Coritiba enfrentará amanhã, contra o Palmeiras.
        Como todas as pessoas que gostam do esporte, vou assistir o jogo pela televisão. Tomara que o futebol brasileiro seja bem representado. E é só.
        Já amanhã, vou torcer com mais entusiasmo pelo Coritiba, porque é o nosso futebol paranaense que estará tentando uma grande conquista. Até porque, se o Coxa vencer a Copa do Brasil, o Londrina terá vaga nesta competição no ano que vem.
        E por favor, se o Corinthians ganhar hoje, comemorem com alegria, mas com moderação. Sem excessos. Nada de sair por aí chutando lata. Boa Sorte

Breno pegou 3 anos e 9 meses

       O zagueiro Breno, aquele maluco que tocou fogo na casa, em Munique, foi condenado hoje à três anos e nove meses de prisão. Na verdade, ficou barato. O jovem brasileiro de 22 anos, revelado no São Paulo, e que foi campeão brasileiro em 2007 pelo Tricolor, absurdamente incendiou sua própria casa, em setembro do ano passado, por razões até hoje não muito bem explicadas.
        Sua esposa Renata e os três filhos do casal não estavam em casa na madrugada do incêndio. Breno estava sozinho quando meteu fogo na residência, avaliada em R$ 3,7 milhões. Ele ficou 14 dias preso, mas pagou fiança e saiu. Entretanto, nunca mais foi autorizado a deixar a Alemanha.
        A pena não foi maior, porque ninguém morreu ou se feriu. O passe de Breno pertence ao Bayern de Munique, mas o conhecido clube germânico não quer mais saber de um jogador tão problemático. Seu futuro é incerto. Nem o Flamengo, que gosta de mexer com "jogador-problema", vai aceitar um cara tão desequilibrado.

Já começa a ficar difícil

        O Arapongas estava todo assanhado diante do fato de estar participando da Série D Nacional. Mas, passadas as duas primeiras rodadas, já começam a surgir as primeiras preocupções. Num campeonato curto como este, não se pode ficar duas rodadas sem vencer. O Arapongão estreou com um bom empate em Pelotas, contra o Brasil, mas jogou tudo fora ao empatar em casa com o Mirassol, no último domingo (foto) . No total, cada time fará apenas oito jogos. E classificam-se apenas os dois primeiros de cada grupo.

        Para aumentar o problema, o Arapongas não joga domingo que vem, folgando na rodada. Só para citar um exemplo: se o Mirassol (que já folgou na primeira rodada) ganhar em casa do Juventude, vai para 4 pontos, abrindo dois de vantagem sobre os araponguenses. E no returno o confronto será lá em Mirassol.
         Se o Metropolitano (que também já folgou) ganhar domingo do Brasil, já estará com seis pontos, contra os dois do time paranaense. Até o Brasil (se vencer o Metropolitano) estará na frente do Arapongas. Aliás, se Mirassol e Brasil ganharem domingo, o nosso representante já será o lanterna do Grupo 8.
         Torço muito para que o Alviverde se recupere rapidamente e volte a brigar diretamente pela classificação. Mas é bom alertar que, se não ganhar do Metropolitano na próxima partida, dia 15 no Arapongão, as chances de ir adiante no campeonato serão mínimas.
         Quando se falava na possibilidade do Londrina disputar a Série D, eu tinha esta preocupação. Do jeito que as coisas são instáveis por aqui, será que nós não estaríamos sofrendo, a esta altura do campeonato ?

Paraná Clube, um digno campeão

         O Paraná Clube fez o que se poderia esperar de um grande clube. Caiu para a Segunda Divisão Paranaense no ano passado, mas seguiu a sua vida. Disputou a nossa fraca Segundona e aí está de volta à Elite, como digno e legítimo campeão.
    
   A conquista foi oficialmente concretizada com a goleada de 4 a 1 sobre o Grêmio Maringá, ontem à noite na Vila Capanema, com gols de Wendel, Marquinhos, Alisson e Nilson, descontando Assolan para o time maringaense.
         O Tricolor jogou 15 partidas e venceu 14, empatando a outra. Marcou 40 gols e sofreu 11. Foi mesmo um massacre sobre os demais. Mas não interessa, o importante é que o Paraná caiu e não ficou chorando pelos cantos. Revelou um novo treinador (Ricardinho) e foi a luta. E de quebra ainda fez uma boa campanha na Copa do Brasil.

         Resta agora esperar que o simpático clube da Vila Capanema continue também brilhando na Série B Nacional e logo esteja de volta ao convívio com ois grandes clubes do País. É o seu lugar. Fica aqui o abraço do Blog do Flávio Campos a todos os torcedores do Paraná Clube, campeão paranaense invicto da Segunda Divisão de 2012

A Foto do Dia

     
       Começo a quarta-feira com a foto que me manda o 'cumpadre' Mário Costa, lá de Pelotas,  por e-mail. Esse sim é o verdadeiro mapa do nosso glorioso Estado do Rio Grande do Sul. É a minha Foto do Dia. Pode haver coisa mais linda ?