Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Basquete: Copa do Mundo começa sábado

           Esta é a Seleção Brasileira que vai disputar a partir de sábado a Copa do Mundo de Basquetebol Masculino, em Granada, na Espanha. Conheça os nossos jogadores: EM PÉ - 6-Rafael Hettsheimeir (pivô), 12-Guilherme Giovannoni (ala/pivô),  15-Tiago Splitter (pivô), 11-Anderson Varejão (pivô), 13-Nenê Hilário(pivô), 14-Marquinhos (ala) e Leandrinho (ala),de camisa amarela. AGACHADOS - 5-Raulzinho (armador), 7-Larry Taylor (armador), de camisa verde, 4-Marcelinho Machado (ala), 9-Marcelinho Huertas (armador) e 8-Alex Garcia (ala).
            A preparação foi encerrada ontem, num jogo-treino de cinco períodos com o México. O técnico é o argentino Rubén Magnano. A equipe tem uma média de idade de 31 anos e uma média de altura de 2,01m.
             A tabela do Brasil na 1ª Fase (horários de Brasília)
     30/8 - 13 horas - Brasil x França
    31/8 - 13 horas - Brasil x Irã
     1º/9 - 17 horas - Brasil x Espanha
      2/9 - Folga
      3/9 - 13 horas - Brasil x Sérvia
      4/9 - 10h30m  - Brasil x Egito

Mas afinal, o que é que há com o judô ?


       O judô sempre nos dá respostas positivas, e existe uma grande esperança que o Brasil domine a modalidade nos Jogos Olímpicos Rio-16. Mas até os nossos melhores judocas estão fracassando no Mundial de Chelyabinsk (Rússia).
        Na última madrugada, a nossa campeã mundial Rafaela Silva (categoria até 57 quilos), tentando chegar ao bicampeonato mundial, viu seu sonho morrer nas quartas-de-final, perdendo para Dorjsüregiin Sumiyaa, da Mongólia. A foto é da luta, com Rafaela à direita, de branco.  E na repescagem (pelo bronze), ela perdeu também para a francesa Automme Pavia.
          Na mesma categoria, nossa outra representante, Ketleyn Quadros foi ainda pior, pois acabou eliminada logo na luta de estréia, para Chen-Ling Lien, do Taipei.
           E para completar,  nos 73 kg do Masculino, o nosso Alex Pombo também não passou da primeira luta, perdendo por ippon para o belga Dirk Van Tichelt.
           Amanhã ocorrerão as disputas da categoria meio-médio. No feminino, até 63 kg, a brasileira Mariana Silva estréia contra Laura Lopez, de Andorra. Já no masculino (até 81 kg) o nosso Victor Penalber fará sua primeira luta contra Rafel Davtyan, da Armênia.

Vôlei: Brasil pronto para o Mundial

      O Campeonato Mundial de Voleibol Masculino começa sábado na Polônia, e a Seleção Brasileira está pronta para fazer uma nova campanha vitoriosa. A preparação foi encerrada ontem, em Trento, na Itália, com uma vitória de 3 a 2 (foto) sobre a forte Seleção Italiana (27/25, 27/29, 25/17, 28/30 e 15/10).
       O time de Bernardinho realizou quatro amistosos seguidos e ganhou os quatro, derrotando França, Bulgária, Sérvia e Itália. O time base para começar o Mundial: o levantador Bruno, o oposto Wallace, os centrais Sidão e Lucão, os ponteiros Murilo e Lucartelli e mais o líbero Mário Junior. Os reservas imediatos são Lipe (ponteiro), Vissotto(oposto), Raphael (levantador) e os centrais Éder e Renan. 
       Na sexta-feira, a Seleção viaja da Itália para a Polônia, onde ficará na cidade de Katowice. A estréia no Grupo B será no sábado, contra a Alemanha. Depois virão os jogos com Tunísia(dia 3), Finlândia (5), Coréia do Sul (6) e Cuba (7).

"Adeus, doutor Dalton"

             Lamento que só agora à tarde tenha recebido a notícia do falecimento do nosso ex-prefeito Dalton Fonseca Paranaguá. Gostaria de ter ido ao Parque das Oliveiras, dar o meu adeus a esse bom amigo que todos perdemos. Ele morreu ontem, aos 87 anos, e vai deixar muita saudade.
              Durante a sua gestão (de 1969 a 73) tive alguns momentos de boa convivência com ele. Ainda me lembro de lembranças da cidade que me foram entregues por ele, para serem levadas ao Rio Grande do Sul, quando chefiei a delegação paranaense que participou do Campeonato Brasileiro de Futsal, na cidade de Rio Grande. Era um homem muito cuidadoso com tudo.
O livro sobre a vida de Paranaguá, escrito pelo jornalista londrinense José Antônio Pedriali, em 2008
              Devemos o ginásio de esportes do Moringão a ele, bem como várias outras obras realizadas durante sua permanência na nossa Prefeitura. Foi um ótimo prefeito. E especialmente um grande médico. Costumava dizer: "A saúde é a suprema lei".
             Minhas últimas conversas com ele, aconteceram na saúna da Arel, já há um bom tempo. Era muito bom conversar com ele.  Gostaria de ter ido hoje ao seu sepultamento, pelo menos para dizer "Adeus, doutor Dalton"!
        O Facebook me trouxe hoje uma grande recordação, através desta postagem feita pelo amigo Roberto Busse. Que saudade do Joquei Clube de Londrina, com seu Hipódromo Ouro Verde, onde cheguei a ter um cavalo (Scoop). Roberto está na foto, com seu pai e um amigo

Ninguém quer se comprometer



        Antigamente era assim. No dia seguinte ao "debate", o povo discutia quem foi o melhor e quem esteve pior.  Hoje é diferente. Os candidatos ficam saltando de um lado para o outro e acabam não assumindo compromissos, como querem os eleitores. Nem aquelas "briguinhas" que sempre ocorriam, agora não existem mais. É só água com açúcar e muita vaselina !

        É claro que todos só falam em Dilma, Aécio e Marina, os candidatos mais cotados, mas quem mais se arriscou e me chamou a atenção, ontem na Band, foi o Pastor Everaldo (PSC), um político que eu praticamente não conhecia mais a fundo. Seu comportamento me surpreendeu. É um homem esperto, que sabe mexer nas feridas dos seus rivais. A promessa mais direta e interessante da noite foi a sua: "Quem ganhar até R$ 5 mil por mês terá que ser isento de imposto de renda."  Mas seu estilo "barraqueiro" certamente prejudica sua campanha.

          Dos outros candidatos  não se ouviu nenhuma novidade maior. A fuga do comprometimento torna quase todos eles iguais num encontro como este. Vejam o que achei da postura de cada um neste primeiro debate.

            Aécio Neves (PSDB) é certamente o candidato mais bem educado e mais político. Tem jeito de "rapaz de bem". Entretanto, deu para perceber que ele está muito pressionado pelos resultados das últimas pesquisas. Fiquei com a sensação de que Aécio já sentiu que dificilmente será presidente agora.  Talvez em 2018.

              Dilma Rousseff (PT), brigando sozinha contra o resto, começou o debate muito nervosa. Mas foi aos poucos se acalmando e conseguiu se sair bem em pelo menos 90% das respostas. É uma mulher madura. E tem postura física de uma presidente. É a que mais tem a perder nestes debates.

               Marina Silva (PSB) já "saiu atirando" contra Dilma. Ela ainda conserva aquele jeito de "principiante do PT", como foi no início de sua carreira política. Nunca vai se livrar disto. É como pobre que fica rico, mas mantem suas origens. Votei nela na eleição passada. Até hoje não consigo entender porque fiz isso. Parece que ela está sempre brava. Ontem, me passou a impressão de que "está se achando". 

                Eduardo Jorge (PV) de bobo não tem nada. Teve algumas "boas sacadas". E defendeu com unhas e dentes o direito de autoria do slogan "Mais Brasil e Menos Brasília", que ele garante ter criado já há algum tempo. Fez um bom debate.

                Levy Fidelix (PRTB) foi o que menos me agradou. Tenta se mostrar um homem experiente. Ficou claro que é um político agressivo.

                E Luciana Genro(PSOL) pelo menos "enfeitou" a mesa. Uma linda gaúcha, filha do ex-ministro e ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Inteligente, raçuda, mas consciente de que não tem maiores chances nesta eleição.


       
         DURANTE MUITOS ANOS, AS MULHERES RECLAMARAM SEM PARAR. ACHAVAM QUE ERAM DISCRIMINADAS.  AGORA, SE AS PESQUISAS PREVALECEREM, DUAS MULHERES VÃO DISPUTAR A PRESIDÊNCIA DO PAÍS.  E OS HOMENS, ONDE ESTÃO ?  NÃO HÁ MAIS HOMENS CAPAZES DE COMANDAR O BRASIL ?