Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

EUROCOPA
Sob o comando de Cristiano, 
Portugal chega a grande final




         Tendo Cristiano Ronaldo como protagonista, a Seleção Portuguesa alcançou o que poucos acreditavam: é finalista da Eurocopa 2016. A classificação dos lusos veio agora há pouco, em Lion, na vitória sobre o País de Gales, por  2 a 0.

          Foi a melhor partida de Portugal, que chega à decisão do título num momento de crescimento técnico.  Esteve superior em todo o jogo e fez os gols no começo da segunda. Cristiano Ronaldo marcou o primeiro, de cabeça, aos 5 minutos. E o segundo veio três minutos depois, através de Nani, que desviou a bola após chute do próprio Cristiano, que ganhou também o duelo com Bale, o craque galês (foto abaixo). 


          O outro finalista será conhecido amanhã, no jogo França x Alemanha, e a decisão acontecerá no domingo no Stade de France.




México combate o assédio
 sexual com 15 mil apitos



                 No início desta semana, 15 mil apitos foram distribuídos para as mulheres da Cidade do México como forma de se defenderem do assédio sexual. A medida, anunciada pela prefeitura como meio de alardear possíveis ataques, faz parte uma ação para erradicar a violência sexual em lugares públicos, como o metrô. 
                Com mais 8 milhões de habitantes, a capital mexicana registra altos índices de violência sexual contra mulheres. Em pesquisa recente, 72% das entrevistadas que residem na Cidade do México disse ter sofrido algum tipo de abuso. No país inteiro, essa taxa fica em 63%.
                Ligado à prefeitura, o Instituto das Mulheres divulgou uma nota explicando que o apito deve ser usado quando uma mulher se sente ameaçada, para desestimular o agressor a cometer abusos. O ruído do apito, que pode alcançar 700 metros, também serviria como alerta para as pessoas prestarem assistência à mulher que usou o aparelho.
                   Apesar do assédio disseminado, a distribuição dos apitos gerou críticas, inclusive entre as mulheres. Em um vídeo, a ativista Catalina Ruiz Navarro, fundadora de uma associação feminista, questiona: "E se não levo e apito e me abusam? O que acontece, foi minha culpa?".


A ponte que some no céu !





Para quem vê a ponte Storseisundet por fotos, pode imaginar que trata-se de uma estrada sem fim, com um abismo que some no céu. Mas não é bem assim. Ela fica na "Rodovia do Oceano Atlântico", na Noruega, no Norte da Europa, e, apesar de assustadora, virou ponto turístico do país.
O que acontece, na verdade, é uma elevação da pista em curva — o que dá a impressão de um precipício visto de determinados trechos da rodovia. A Storseisundet tem 260 metros de comprimento e oferece, até mesmo, um estacionamento para que os viajantes possam parar e tirar fotos.


Grupo musical dos Estados Unidos

   homenageia o futebol brasileiro



               
             As meninas do grupo norte-americano Fifth Harmony se apresentaram em uma casa de espetáculos em São Paulo, na noite desta terça-feira. Durante o show, elas fizeram uma homenagem ao País e se apresentaram com a camisa da Seleção Brasileira. Apenas a cantora Normani Hamilton usou uma camisa do São Paulo durante o show. 

                 Fifth Harmony é um girl group formado na segunda temporada do reality show estadunidense The X Factor. O grupo consiste nas seguintes integrantes: Ally Brooke Hernandez, Normani Kordei, Dinah Jane Hansen, Camila Cabello e Lauren Jauregui. 
Arcebispo Gay excluído !



                      O papa Francisco aceitou nesta quarta-feira a renúncia ao governo pastoral da arquidiocese da Paraíba apresentada pelo arcebispo dom Aldo Di Cillo Pagotto, acusado de manter relações homossexuais e de ignorar casos de pedofilia. 

                     Por meio de um processo canônico, a arquidiocese havia sofrido no ano passado uma intervenção da Santa Sé, com o envio do bispo de Garanhuns, Fernando Guimarães, como "visitante apostólico". Na ocasião, Pagotto, de 66 anos, foi proibido de ordenar novos diáconos e sacerdotes e de receber seminaristas até que o Vaticano concluísse as investigações.

                    O inquérito nasceu após denúncias de que o arcebispo da Paraíba havia acolhido padres e seminaristas expulsos de outras dioceses. Além disso, ele teria se recusado a discutir casos de pedofilia. Também em 2015, uma carta escrita por uma mulher o acusou de manter uma relação afetiva com um jovem de 18 anos e de realizar "encontros íntimos" na sede da arquidiocese.
Mais tarde, a autora da correspondência, Mariana José, disse que não conhecia os personagens citados no texto, embora admitisse que a assinatura no documento era sua. Já o arcebispo sempre negou todas as acusações.

                     A renúncia de Pagotto foi aceita por Francisco com base no artigo 2 do cânone 401 do Código de Direito Canônico, ou seja, por "grave causa". Seu substituto interino será dom Genival Saraiva de França, bispo emérito de Palmares.


Que fase, hein Messi ?

          Como se já não bastasse o que aconteceu na Copa América, Lionel Messi está com a vida complicada junto ao Fisco Espanhol !


       O Tribunal regional de Barcelona condenou Lionel Messi, atacante do Barcelona, e seu pai, Jorge Horacio Messi, a 21 anos de prisão por fraude fiscal. O atleta e seu pai foram acusados de desviar 4,1 milhões de euros (cerca de 16 milhões de reais) da Receita por meio de uma estrutura baseada em empresas localizadas em paraísos fiscais. Esse artifício permitiu ao jogador que omitisse receitas oriundas da exploração de direitos de imagem (10,1 milhões de euros entre 2007 e 2009) e, com isso, evitar o pagamento de impostos na Espanha.

A condenação, no entanto, não deve implicar em prisão. Isto porque a lei espanhola prevê que condenados a menos de dois anos de prisão e sem antecedentes criminais cumpram suas sentenças em liberdade condicional. Além disso, a decisão desta quarta-feira ainda cabe recursos das partes envolvidas junto a Suprema Corte da Espanha. O jogador, porém, terá que desembolsar uma multa de 2 milhões de euros, enquanto seu pai será obrigado a pagar 1,5 milhão de euros.

           A Advocacia Geral propunha 22 meses e 15 dias de prisão para ambos; a procuradoria, um ano e meio apenas para o pai, a quem acusa de ter exercido um papel decisivo na criação dessas empresas. Os dois foram condenados por três crimes contra a Receita.
            Normalmente, os juízes espanhóis decidem suspender o encarceramento de condenados quando as penas não ultrapassam dois anos e se eles não possuem antecedentes criminais. Ainda assim, já houve casos em que os magistrados optaram por manter a ordem de prisão. Um deles, por exemplo, ocorreu quando um tribunal decidiu que uma popular cantora espanhola, Isabel Pantoja, condenada a dois anos por lavagem de dinheiro, fosse levada a um centro penitenciário.
           Em sua defesa, os advogados de Messi alegavam que ele é apenas um “futebolista”, que só se interessa pelo jogo, sendo totalmente alheio ao mundo das finanças. Com argumentos desse tipo, esperavam se sair bem no processo por fraude fiscal.
        Messi está enfrentando a Justiça por ter fraudado o fisco espanhol em 4,1 milhões de euros (16,3 milhões de reais, pelo câmbio atual) ao evitar o pagamento do imposto de renda durante os anos de 2007, 2008 e 2009. Ninguém duvida de que a fraude existiu, e o jogador inclusive já pagou o que devia, além de uma vultosa multa. O que está em questão neste julgamento é se Messi precisa responder penalmente por isso. Há quem opine (como os promotores) que não, já que, apesar de ser o jogador quem paga os impostos, a responsabilidade deveria recair integralmente sobre seu pai, Jorge Horacio Messi, que geria seus assuntos econômicos e financeiros.
  Será que vai ser hoje ?




                A última vez que vi uma grande atuação de uma equipe brasileira foi no dia 28 de abril, quando o São Paulo meteu 4 a 0 no Toluca do México, em São Paulo, pela Copa Libertadores. De lá pra cá, não vi mais nenhum brasileiro jogando bola pra valer. 

                É por isso que estou com grande expectativa de que o São Paulo repita o que fez naquela noite, na partida de hoje, com o Atlético Nacional da Colômbia, que pra mim foi até aqui o melhor time da competição. Não sou são-paulino, mas vou torcer muito para que o Tricolor jogue bem e abra uma considerável vantagem para chegar à final desta Copa.

                Mas Ganso deve fazer muito falta, e acho que tudo vai depender do meu conterrâneo Michel Bastos (foto), o 'cara' que pode mesmo desequilibrar as coisas no Morumbi lotado.