Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Por que o protesto tem que ser feito agora ?

        A grande maioria dos brasileiros vinha sonhando há muitos anos com a realização de uma Copa do Mundo em nosso País. Pedíamos também pelo direito de sediar uma edição dos Jogos Olímpicos. Foi uma luta muito longa, até que a gente chegasse a concretização destes sonhos esportivos. Até que a Fifa e o COI confirmassem:  Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo em 2014 e Jogos Oímpicos em 2016. Tudo aqui no nosso chão.
      De repente, um grupo consideravel de pessoas levanta a bandeira da contestação, exatamente na hora de chegada da primeira das três competições, a Copa das Confederações. Problemas que viemos enfrentando há muitos anos, muitas décadas até, de uma hora para a outra passaram a ser prioridade nacional, com protestantes nas ruas cobrando não se sabe bem o que.  Cada um exige uma coisa. E tudo tem que ser decidido agora, durante a Copa das Confederações.  Pelo jeito, se nada for conseguido agora, fica tudo em suspenso até o ano que vem, quando o Mundial estiver chegando. Haverá então um novo momento para os oportunistas de plantão agirem.


      É esse oportunismo mal cheiroso que não me agrada. Existe uma vida inteira para a gente cobrar o fim da corrupção, a queda dos preços e alta da qualidade dos transportes e outras inúmeras reivindicações. Por que estas cobranças não podem ser feitas a partir de 1º de julho, um dia após o término da Copa das Confederações ?  Por que tem que ser hoje, agora ?  Isso é tudo que eu estou querendo saber.
        Ao longo dos últimos dias, temos visto algumas manifestações ordeiras, condizentes com o regime de democracia que existe no Brasil. Mas na maior parte delas as agressões verbais e físicas estão presentes, obrigando as forças policiais a reagir. E aí vem a critica à Polícia e um grande número de provocações contra as forças responsáveis pela segurança. Para quem já tem mais idade e muito maior experiência, fica a impressão de que alguns manifestantes estão loucos que morra alguém, para responsabilizar de uma vez por todas a Polícia e o Governo.
        Os grupos chegam gritando que não querem violência ou desordem. Mas muitos chegam usando máscaras no rosto, escondendo a identidade. Por que ?
        Verdade seja dita: os policiais têm mantido a calma enquanto isso é possível. Mas por que os manifestantes querem chegar aos estádios onde estão sendo disputados os jogos ?  Por que se aproximam de prédios públicos e até dos hoteis onde se hospela a Seleção Brasileira e as seleções de outros países. Isso é necessário para dizer que a passagem do ônibus está muito alta ? Ou que a maioria dos políticos é corrupta ?


         Estamos cansados de saber que realmente existe muita coisa errada no Brasil.  Quase tudo está errado. Mas o futebol ou o esporte de uma maneira geral não podem ser responsabilizados por isso. Usar os esportes para brigar com o Governo é uma grande covardia. A vida de hoje no nosso País já é muito melhor do que foi no passado. Só não vê quem não quer ver. Mas é claro que ela poderá ser ainda muito melhor, se o povo brasileiro souber votar nos homens e mulheres certos, bem como cobrar deles no momento certo, sem esse oportunismo que existe agora. Se as passagens estão caras, não será queimando os ônibus que vamos resolver o problema.
          Vamos acabar fechando as portas do Brasil para a realização de outros eventos esportivos internacionais. Porque ninguém quer vir ao nosso País para ver moleques virando lixeiras e queimando pneus pelas ruas.

Pérolas que o Facebook nos traz

 
 
       Num tempo em deveríamos estar discutindo futebol e curtindo a Copa das Confederações, o que se observa são os protestos tomando conta até do Facebook, como se vê nesta postagem feita pelo amigo Angelo Valério Kalicsay. Não concordo com a época escolhida para esta manifestação, mas é preciso respeitar a opinião dos outros, e a maioria das reivindicações são justas.