Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Vasco fecha como 2º do Grupo 5

            O Vasco derrotou o Nacional-URU, por 1 a 0, agora há pouco no Parque Central, em Montevideu, fechando a sua participação na fase de Grupos da Copa Libertadores em segundo lugar no Grupo 5. Diego Souza fez o único gol da partida, que marcou a despedida com desclassificação do tradicional clube uruguaio, que somou apenas 6 pontos.
             O Libertad, do Paraguai, ficou em primeiro lugar, porque também ganhou fora de casa hoje, derrotando o Alianza Lima (PER) de virada, por 2 a 1.  Vasco e Libertad fecharam o Grupo 5 com 13 pontos, mas o time paraguaio levou vantagem no número de gols marcados.

Juventude pipocou. Lusa classificada

        O Juventude de Caxias veio a São Paulo acreditando que a vitória conseguida em casa, no primeiro jogo, por 2 a 0, seria suficiente para garantir a classificação para a terceira etapa da Copa do Brasil. E ficou todo atrás, só se defendendo. Resultado: levou 4 a 0 e voltou pra casa desclassificado.
          Ricardo de Jesus fez três gols e foi o heroi da classificação da Lusa. Raí fez o outro gol rubroverde. Na foto, a festa dos jogadores.

****** No outro jogo desta noite pela Copa do Brasil, jogando em casa o Fortaleza goleou o Náutico de Recife, por 4 a 0. Jailson fez os dois primeiros, na etapa inicial, e Cléo e Geraldo fecharam a fatura no período complementar. No jogo da volta, a equipe cearense pode perder até por 3 a 0.

Flamengo, primeiro brasileiro que cai

             O Flamengo tornou-se agora há pouco o primeiro clube brasileiro a ser eliminado da Copa Libertadores da América. O Rubronegro ganhou bem do Lanús, da Argentina, por 3 a 0, gols marcados por Wellington, Deivid e Luis Antonio, enchendo de esperança a sua torcida, que foi até em bom número ao Engenhão.
             Mas para ficar com a segunda vaga do Grupo 2, o time dirigido por Joel Santana precisava que Olímpia do Paraguai e Emelec do Equador empatassem na partida que estava sendo disputada no mesmo horário, no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção. E o que aconteceu por lá foi realmente impressionante.
            No primeiro tempo, o Olímpia fez 1 a 0, gol marcado por Castorino, e parecia estar mais perto da vitória. Mas o Emelec empatou aos 21' do 2ºtempo, através de Mondaini. Ninguém contava com tanta emoção no finalzinho do jogo, mas aos 43' Mena acertou um bom chute e colocou os equatorianos na frente. Só que, dois minutos depois, Zeballos empatou de novo: 2 a 2.
  Jogadores do Flamengo choram ao saber que o Emelec-EQU ganhou em Assunção
           A esta altura, a festa da torcida do Flamengo no Engenhão já era grande. Entretanto, aos 47 minutos, o zagueiro Luis Quiñonez subiu numa cobrança de escanteio e cabeceou para marcar o gol da classificação do Emelec. E da desclassificação do Flamengo. Acredite se quiser.

Furacão arrasa. Foi a noite de Guerron !

          Com quatro gols do equatoriano Guerron e um de Patrick, o Atlético Paranaense arrasou o Criciuma, esta noite na Vila Capanema, ganhando por 5 a 1 e garantindo passagem para a terceira fase da Copa do Brasil. Mas a torcida rubronegra levou um susto, porque o time catarinense marcou primeiro, bem no começo do jogo, através Gilmar.
           A vitoria atleticana, do jeito que foi construida, poderá influir nos próximos jogos do time no Campeonato Paranaense, principalmente no de domingo próximo, também na Vila Capanema, contra o Arapongas.  E na outra rodada teremos o Atletiba, que deve decidir o título do returno do Estadual.

Paraná Clube vai bem na Copa do Brasil

            O Paraná Clube trouxe um ótimo resultado de Fortaleza, onde empatou  (2 a 2) com o Ceará, no Estádio Presidente Vargas. No jogo da volta, na semana que vem, o Tricolor poderá até empatar por 0 a 0 pou 1 a 1 que ficará com a vaga. Parece que o time montado pelo ex-jogador Ricardinho, que estréia como técnico, vai indo muito bem.
             Na verdade, o Paraná poderia até ter vencido. Saiu perdendo por 1 a 0, mas virou para 2 a 1 e só sofreu o gol de empate aos 33 minutos do segundo tempo. Nilson e Luisinho fizeram os gols paranistas, com Felipe Azevedo e Romário marcando para os cearenses.

****** Na rodada de ontem, São Paulo e Atlético Mineiro eliminaram o "jogo da volta", com duas goleadas. O Tricolor, beneficiado pela arbitragem, que "inventou" um penalti e expulsou o goleiro baiano quando o placar era de 1 a 1, chegou aos 5 a 2 sobre o Bahia, de Feira. Já o Galo Mineiro meteu 5 a 0 no Peñarol, lá no Amazonas.

****** Outros resultados de ontem: ABC 1 x Vitória-BA 1, Chapecoense 1 x Cruzeiro 1, Remo 2 x Bahia 1, Goiás 4 x América Mineiro 3 e Sport  Recife 1 x Paysandu-PA 4. Além dos jogos que já comentamos ontem, com Grêmio e Coritiba eliminando respectivamente Ipatinga e ASA, ambos por 3 a 0.

"Ansiedade de voltar a Londrina"

            Foi o que disse o cantor Luciano, ontem à noite na Expô Londrina, durante o  show com seu irmão Zezé DiCamargo. Quase 20 mil pessoas aplaudiram a dupla, que enfrentou problemas horas antes da apresentação, porque Luciano teve uma diarréia e precisou ser levado ao Instituto do Coração.
           A assessoria garantiu que Luciano está bem de saúde, mas depois daquela crise séria que  enfrentou em outubro do ano passado, em Curitiba, ele sempre tem que receber uma atenção especial. Ontem, Luciano ficou três horas no hospital. No palco, entretanto, comportou-se normalmente.

Marly Bueno morreu trabalhando

               A atriz  Marly Bueno morreu nesta quinta-feira, aos 78 anos. Pouco conhecida entre os mais jovens, ela foi entretanto uma figura de destaque no cinema e na televisão.   Foi uma das primeiras mulheres a aparecer na TV brasileira, ao lado de sua irmã Miriam Simone. Teve seu auge nos anos 60, em novelas e programas da TV Tupí. E em 61 apareceu num dos principais papeis do filme "Entre Mulheres e Espiões", ao lado de Oscarito e sob direção de Carlos Manga.
                Durante muitos anos, Marly apresentou o concurso Miss Brasil.  Voltou à televisão para trabalhar na Globo, ganhando papéis em novelas como "História de Amor" (1995), "Mulheres Apaixonadas" (2003) e "Páginas da Vida" (2006), todas do autor Manoel Carlos.
              Contratada pela Record, atuou em "Estrela de Fogo" e "Poder Paralelo", entre outras novelas. E agora vinha trabalhando na série bíblica "Rei Davi", na qual interpretava Ainoã, mulher de Saul.
                Seu nome verdadeiro era Amália Angelina Marly D'Angelo. Estava internada com diagnóstico de peritonite, que se caracteriza por intensa inflamação abdominal de causa infecciosa. Foi operada e morreu devido à disfunção  de múltiplos orgãos.

Muito bonito, mas não entendi nada

       A Nasa divulgou hoje uma imagem de estrelas-bebê, a 1,5 mil anos-luz de distância da nuvem cósmica da Nebulosa de Orion
       Quatro estrelas maciças compõem a área amarela brilhante, no centro da imagem, que foi captada pelo telescópio espacial Spitzer.
        A parte verde indica hidrogênio e gás de enxofre na nebulosa, que é um casulo de gás e poeira. As cores vermelho e laranja mostram moléculas ricas em carbono.
         Estrelas infantis aparecem como pontos amarelos incorporados na nebulosa.
          Realmente muito bonito, um show de cores. Mas sinceramente, não entendi nada !

A volta de Bernardo, o dono do cão

      Li matérias no Londrix e na Folha sobre o show que o amigo Bernardo Pellegrini e seu Bando do Cão Sem Dono estão estreando na cidade. Certamente irei ao Teatro Zaqueu de Mello, provavelmente na segunda-feira, para conferir. Gosto muito do trabalho do Bernardo que, além de ser um bom companheiro, é também um dos bons artistas que temos em Londrina. Vou conferir de perto.

Para o Tato, o "meu melhor Londrina"

            O nosso seguidor Tato me pediu que escalasse aqui o melhor Londrina de todos os tempos. Já fiz isto várias vezes e, cada vez que volto a fazer, repenso algumas posições. Realmente existem dúvidas que provavelmente vão ficar para sempre. Foram muitos jogadores bons que passaram por aqui. Dá até vontade escalar várias formações.
            Mas, Amigo Tato, um detalhe que chama a atenção é que na minha seleção não tem ninguém que tenha jogado no Tubarão nos ultimos 20 anos, o que equivale dizer que há muito tempo não temos um craque de verdade no Londrina.
             Eis o "meu melhor Londrina de todos os tempos" : Neneca; Toninho Paraná, Marinho, Lidu e Dirceu; Hugo, Zé Roberto e Carlos Alberto Garcia; Zé Dias, Gauchinho e Carlos Henrique.