Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Barbosa Neto na TV Record

               Hoje, finalmente, consegui um tempo para ver e ouvir o amigo Barbosa Neto na TV Record. Ele está de volta à televisão, no "Balanço Geral" da RIC TV. Está bem o Barbosa, ele sabe das coisas, é do ramo. Conheço bem o trabalho dele, o seu estilo. Só achei que está muito magro. Mas continua muito a vontade na frente das câmeras. Certamente está com boa audiência.
 


      O Atlético Paranaense está 17 pontos (é isso mesmo, dezessete)  a frente do Coritiba. Quem é que segura agora o presidente Mário Celso Petraglia, esse "mala" da foto abaixo ?
 Cadê o "alviverde imponente" ?

       Enquanto o Palmeiras continuar sendo esse "time fresco",  que joga cada com camisa de uma cor, ele não voltará a ser grande como foi no passado. Não respeita mais nem o seu hino: "Quando surge o alviverde imponente..."  
         Já está caindo outra vez no Brasileirão. Nem um técnico bom, como Marcelo Oliveira, aguenta tanta frescura da ridícula direção do Verdão !

   Quer dizer que toda
culpa é dos jogadores ?


          Está certo que Allan Vieira cometeu um erro gravíssimo, passível de dispensa imediata, que no Londrina só não acontecerá porque o lado comercial é sempre o mais importante. Mas estou cada vez mais assustado com as notícias do Tubarão. Quer dizer que justamente os dois  (treinador e gestor) maiores culpados pelo que está acontecendo, vão colocar os jogadores como responsáveis ?

               Vão reunir os jogadores para uma conversa que só vai "entortar" mais as coisas. Cada vez me convenço mais: essa gente que está comandando o Londrina não sabe fazer futebol.  São bons negociantes,  artistas do "compra e vende", mas de bola e psicologia não entendem nada. Nem o gestor, nem o treinador.

                Está na cara que o técnico Claudio Tencati deve ser uma espécie de "sócio" do gestor Malucelli. Ajuda o patrão a ganhar dinheiro negociando jogadores. Porque em qualquer outro time que se preze, o treinador já teria sido dispensado, depois de tantos "apagões".

              Olha, meus amigos, chego a pensar que essa gente nem quer chegar à Serie B do Campeonato Brasileiro, para não ter que gastar na montagem de um time melhor. Está muito bom assim como está, pra ganhar dinheiro.

               E querem saber de uma coisa ? Vou parar de criticar os erros que o técnico Claudio Tencati comete diariamente. Afinal, quem paga está gostando. Que os dois continuem abraçados, "faturando" em cima do nome do Londrina Esporte Clube, até que os acomodados desportistas londrinenses se convençam de que essa vida boa que têm agora, vai acabar com o nosso futebol !
         

    UM GRENAL HISTÓRICO
    E MUITO IMPORTANTE




            É claro que, como todo o gremista, fiquei extremamente contente com a vitória obtida ontem sobre o Inter. Afinal, não é sempre que se ganha um clássico como este por 5 a 0.  Mas o Tricolor estava devendo um resultado assim para a sua torcida, porque nos últimos anos andou sendo humilhado pelos colorados. O troco veio ontem, com juros e correção monetária. Gols de Giuliano, Luan(2), Fernandinho e Rever (contra), com 46.010 torcedores na Arena. Foram 42.432 pagantes para uma renda de R$ l.745.584,00.


            Grenal é mesmo diferente de todos os outros clássicos que se disputa no Brasil. Deu pra sentir durante a transmissão, como o pessoal do SporTV estava "encantado" com tudo que via na Arena Grêmio. É claro que o Inter está mal e não viu a cor da bola, porém mesmo assim tivemos um ótimo jogo, uma vibração enorme e a presença da reconhecida paixão gaúcha  por tudo o que faz.

           Mas é preciso analisar alguns aspectos do jogo, bem como as suas consequências. Já se esperava a vitória do Grêmio, o que surpreendeu foram os números do placar. O Tricolor acertou o seu time desde que contratou o gaúcho Roger Machado, e eu "cantei essa pedra" aqui no Blog. Não chega a ser um time brilhante, mas é competente.   E o Inter cometeu o erro que vem sendo cometido por vários clubes brasileiros, que desprezam as outras competições para cuidar só da Libertadores. E quando são eliminados desta competição ficam completamente perdidos e com o restante do ano comprometido. Poupar jogadores para a Libertadores, é a maior BURRICE que os times brasileiros vem cometendo há muito tempo. E foi também um absurdo o Inter dispensar o técnico Diego Aguirre três dias antes do Grenal. Outra burrice.


             Por fim, é preciso reconhecer que este Brasileirão está sendo mesmo um "campeonato de malucos". Um time que está em oitavo lugar na classificação, ganha uma partida e pula para terceiro colocado, como aconteceu com o Grêmio ontem. E tem uma coisa: não vai ser fácil segurar esse time !


  MORREU UM VENCEDOR



            Recebo agora cedo a triste notícia da morte de mais um bom amigo do esporte. Faleceu Durval Dias Ribeiro, ex-presidente do Londrina Esporte Clube e do Monções Esporte Clube, com quem tive intensa convivência esportiva, nos bons tempos do futebol e do futebol de salão de Londrina.

           Durval "Tenente", como era chamado pelos amigos, foi um homem vencedor. Conceituado no ramo de comércio de café, ele deu também sua contribuição ao esporte. Foi campeão no Monções(futsal) e no Londrina(futebol). Morreu aos 90 anos.

           O velório de Durval está acontecendo na Acesf, com sepultamento marcado para às 17 horas desta segunda-feira.
    Os "experts" do gênero acham que ele é o maior cantor sertanejo romântico da atualidade. Um 'cara' que enfrentou mil dificuldades na vida, mas que conseguiu consolidar sua
carreira
 
                                           L  E  O  N  A  R  D  O

                       

                        Cantando com o irmão Leandro. Foi assim que eu conheci LEONARDO, nos anos 90. Lembro até hoje da imagem dos dois juntos e das músicas que eles cantavam. Os dois usavam nomes artísticos. Quase dois anos mais velho, Leandro na verdade se  chamava Luis José. E o nosso destaque de hoje foi batizado com o nome Emival Eterno da Costa. É claro que precisou mudar de nome para ser um artista. Virou LEONARDO.


                           Leonardo veio ao mundo em Goianápolis, Estado de Goiás, no dia 25 de julho de 1962, estando hoje com 53 anos. Filho de Carmem Divina Eterno da Silva e Avelino Virgulino da Costa, gente da lavoura. Enquanto seu Avelino e Leandro andavam sempre acompanhados de uma viola,  Leonardo gostava mais de brincar e sonhar com um jeito de ganhar melhor a vida.


                            A dupla Leandro & Leonardo veio mais tarde, quando Leandro já tocava numa banda que executava sucessos de Roberto Carlos e dos Beatles. Os dois foram para Goiânia onde ficariam mais perto do sucesso musical. Leonardo trabalhava numa farmácia. Mas aos poucos a dupla foi "vingando" até que chegaram ao sucesso com o hit "Entre tapas e beijos".
                              O crescimento da dupla tornou-se então muito mais rápido. Em 15 anos de carreira eles venderam 25 milhões de discos e chegaram a Globo, contratados para apresentar o programa Leandro & Leonardo Especial.  E em 95, se uniram a Chitãozinho & Xororó e a Zezé di Camargo & Luciano, para apresentar um dos programas mais bem sucedidos da Rede Globo, o "Amigos", que conseguiu sensacional audiência.



                              Mas no auge do sucesso, Leandro começou a sentir-se mal. Após muita luta, ele morreu no dia 23 de junho de 1998, vítima de um câncer de pulmão raro. Foi sepultado em Goiânia, em meio a enorme comoção popular, que se espalhou pelo Brasil inteiro.

                               Leonardo ficou sozinho, mas não desistiu. Apostando na carreira solo, lançou já em 1999 o seu primeiro disco, "Tempo". E hoje, após 11 CDs e 4 DVDs lançados, Leonardo supera  a marca de 15 milhões de cópias vendidas, concretizando o sonho de dar sequência ao sucesso alcançado pela dupla Leandro & Leonardo.



                            Na vida pessoal, Leonardo casou-se nos anos 80 com Maria Aparecida Dantas, que teve o filho Pedro em 1987.  Um eterno apaixonado, Leonardo teve outros relacionamentos, Casou-se com Poliana Rocha e depois separou-se, tendo então um caso comentado com a ex-bailarina e jornalista Naira Ávilla.  Mas acabou voltando para Poliana, com quem vive até hoje

 
                              Leonardo é pai de seis filhos de seus vários "amores": Pedro Leonardo(28 anos), Isabella (24), Jéssica (21), José Felipe (17), Matheus (17) e João Guilherme (13).  Seu primogênito Pedro sofreu uma grave acidente automobilístico em 2012, tendo estado em coma, com sério risco de morte.   

                                E, apesar de ainda jovem, Leonardo já é vovô, desde 20 de abril de 2012. Sua primeira neta chama-se Maria Sophia e é filha de Pedro Leonardo e de sua esposa Thaís.
                            Um outro momento dramático da vida de Leonardo ocorreu em 17 de novembro de 2003, quando ele capotou um jipe Land Rover, ocasionando um acidente que matou seu compadre  Segastião Figueira Arantes (também cantor) e deixou quatro feridos na rodovia GO-070. O caso foi polêmico, porque Leonardo alegou que estaria fazendo um test-drive, o que foi desmentido prontamente pela concessionária.

                       Em suma, entre muitos acontecimentos dramáticos, Leonardo conseguiu ir em frente, sendo hoje um dos artistas brasileiros melhor reconhecidos no mercado.

AS MELHORES DO FACEBOOK


         Este chamado para o amor eu encontrei na página do amigo Juvenal Bier Costa, paulista de Lins. Uma ótima mensagem