Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 4 de maio de 2015


   A cada doze segundos,
um novo caso de dengue




         Fiquei apavorado quando ouvi o Jornal Hoje da Globo, no começo da tarde, dizendo que "a cada 12 segundos temos registro de um novo caso de Dengue no Brasil. Já foram 746 mil casos até aqui em 2015.  Diminuiu um pouco em relação a 2012, mas aumentou muito (234,2%) se comparado ao ano passado (2014). É motivo de enorme preocupação, segundo Ministério da Saúde.
       Em São Paulo, onde ocorreram mais de 400 mil casos de janeiro a abril, o trabalho de combate ao mosquito (foto) aumenta a cada dia.  Já morreram 169 paulistas em 2015. No Brasil todo foram 229 mortes por dengue. Aqui no Paraná, morreram 8.
       Na lista de casos de dengue por estado, nestes quatro primeiros meses do ano, São Paulo é o primeiro, com 401.564 casos. Goiás é o segundo, com 63.203. Minas tem 60.838 e o nosso Paraná é o quarto, com 40.203 casos comprovados.
        Para a Organização Mundial da Saúde, o Brasil já convive com  uma epidemia de dengue, pois em cada grupo de 100 mil habitantes, 367,8 já foram contaminados. A  classificação mínima de epidemia para a OMS é de 300  por 100 mil habitantes.
Mayweather Jr. fala em parar,
  enquanto Popó fala em voltar


         Enquanto nos Estados Unidos o campeão mundial dos meio-médios Floyd Mayweather Jr fala em pendurar as luvas, aos 38 anos, em plena forma, aqui no Brasil, o nosso Acelino Popó Freitas, com 39 anos, está preparando o seu retorno ao boxe, pensando em voltar a ser campeão mundial.

         A "luta da volta" deverá acontecer em julho, na cidade de Santos, mas o adversário ainda não está confirmado. Popó foi um excepcional boxeador, mas voltar a lutar após um bom tempo parado é realmente muito complicado.  Ele ficou 5 anos inativo e voltou em 2012 para uma luta com Michael Oliveira, ganhando por nocaute.  Mas de lá pra cá, quase três anos, não competiu mais.
        Popó lutou profissionalmente em 41 oportunidade. Ganhou 39 lutas (33 por nocaute) e perdeu apenas duas. Foi quatro vezes campeão mundial: super-penas em 99, pela OMB, e em 2002, pela AMB; e nos leves, em 2004 e 2006, pela OMB.

          Com 66 kg, seu peso atual, provavelmente Popó terá que lutar na categoria meio-médio, a mesma de Mayweather e Pacquio, cujo limite é de 66,7 kg. Será muito difícil chegar ao título mundial, não é mesmo ?
O QUE SE ESPERA DO TUBARÃO
              

       Há uma grande expectativa nos meios esportivos da cidade,  em torno da entrevista coletiva
que está prometida para amanhã à tarde. O gestor Sergio Malucelli vai explicar como será o time do Londrina para o Campeonato Brasileiro da Série C, que começa daqui a pouco mais de duas semanas. Tomara que ele esteja consciente de que só poderá contar com grandes arrecadações se montar um bom time. De futebol "meia-boca" o povo está cheio.
O POVO GOSTA SIM
   DOS ESTADUAIS !


         A grande imprensa nacional vive fazendo campanha pra acabar com os campeonatos regionais, mas o povo brasileiro é louco por eles. O que se viu neste final-de-semana por todos os cantos do País foi uma loucura. Grandes emoções, grandes festas, grandes arrecadações.

         A rivalidade local sempre será mais forte que a rivalidade nacional. O que dá tesão mesmo é  vc ganhar de quem está todo o dia por perto, tirando um sarrinho quando ti vence e fugindo de vc quando perde. Que graça tem para um paranaense ganhar de um carioca  ?  Em quem ele vai  "tocar flauta"?

 
          Cincoenta mil pessoas no Castelão pra ver um Ceará x Fortaleza. Cincoenta e nove mil no Maracanã, pra Vasco x Botafogo. Quarenta e dois mil no Grenal do Beira-Rio. E os caras ainda ficam dizendo que "os regionais estão morrendo".

           Por mais que "eles" queiram, os românticos Campeonato Estaduais nunca vão morrer no Brasil

         Fiquei feliz, porque o título paranaense está novamente no Interior.  Mas também fiquei muito preocupado com o nosso futebol.  Como vamos ao Brasileirão com estas ridículas equipes da dupla Atletiba ?
                   Ela não enxerga. Mas é luz pura, tem brilho próprio. Impossível ver sua beleza e ouví-la cantar, sem ficar encantado com tudo que ela tem pra nos dar  

                                                         K  Á  T  I  A



                            

                                            Gosto muito da Kátia. É uma das minhas cantoras preferidas. E não é porque ela é cega, não. Eu não tenho pena dela. O que eu tenho é paixão pela sua maneira de cantar, por sua voz,  por seu  talento como um todo. E pela mulher linda que ela é !

                                             Tenho os discos dela e gosto de quase todas as suas músicas. Duas em especial. A primeira é "QUALQUER JEITO", que está no vídeo acima e foi o maior sucesso da carreira de Kátia. Trata-se de uma versão de "It Should Have Been Easy", composição de Bob McDill, gravada por Anne Murray em 1982. A versão foi assinada por Roberto/ Erasmo Carlos, e Kátia "estourou" com ela em 1987.


                                            E a outra música cantada por Kátia que eu considero especial é "Bijuteria", de Chico Roque e Carlos Colla. Ela foi a primeira artista a gravar esta canção, com o nome de "Quando a Noite Cai", em 1989.    Dois anos depois, a dupla Christian & Ralf regravou a música, já então com o nome de "Bijuteria".  E depois disto, outros artistas gravaram, como a cantora Suka, a dupla Bruno & Marrone e muitos outros.  Mas nenhuma outra gravação teve uma interpretação tão linda como a de Kátia.

 

                                           Deficiente visual, Katia iniciou sua carreira em 1978, com a canção "Tão Só", num compacto simples. E em 79 veio o lançamento do primeiro álbum, com a música "Lembranças", que deu nome ao disco.


                                        Roberto Carlos é um apaixonado pela voz de Kátia. É o seu "padrinho artístico". Os dois se  encontram até hoje. E Kátia participou do tradicional programa anual "Roberto Carlos Especial", em 1974.  Ela é também uma das cantoras que mais sucesso fez no conceituado programa  "Globo de Ouro".
                                      


                                        Vez por outra, Kátia some do noticiário, mas ela nunca parou de cantar. As pausas ocorrem por conta dos seus projetos sociais para deficientes visuais.  E ela também não gosta de ser convidada só porque é cega.
                                        Kátia continua fazendo de seis a oito shows por mês, especialmente nas capitais do Norte, Nordeste e Sudoeste do Brasil. No seu dia-a-dia, está quase sempre junto dos seus "Anjos da Guarda", Lurdinha e Robson (foto acima), com os quais ela sustenta uma grande relação de amizade e confiança.


                            KÁTIA GARCIA DE OLIVEIRA nasceu no Rio de Janeiro e tem 53 anos. Está com 37 anos de carreira. Ela seguramente figura na lista de meus intérpretes favoritos.

AS MELHORES DO FACEBOOK

      
      Que grande verdade nos traz esta mensagem que você postou na sua página do Facebook, hein amiga Cida Moura ? Pura verdade !