Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

   Menos mal, bandido preso !       



                                                                         Tribuna do Paraná 
                Um homem de 46 anos,  foragido da Justiça, conhecido como “Capitão Ramiro”, foi preso no inicio da tarde de segunda-feira pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). O suspeito foi localizado na rua Ministro Flávio Lacerda Suplicy, no bairro Sitio Cercado, em Curitiba.
             Com o homem foram apreendidos um revólver calibre 38 com numeração raspada, cinco munições intactas, e o valor em dinheiro de R$ 3, 5 mil – sem origem. O suspeito foi abordado após ser reconhecido pela equipe de investigação do Cope, como foragido da Justiça.
               Durante a abordagem o investigado se apresentou aos policiais com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa em nome de uma outra pessoa. “Ao confrontarmos os dados, descobrimos que se tratava mesmo de um foragido da Justiça, inclusive, já havia sido investigado por esta unidade” contou- o delegado-titular do Cope, Rodrigo Brown.
                 De acordo com delegado, o homem já foi condenado pelos crimes de roubo a carro-forte e tráfico de drogas, cumprindo 21 anos de prisão em regime fechado. “Ao sair em liberdade condicional, o suspeito foi preso em flagrante por estupro de vulnerável, depois fugiu da cadeia neste ano e acabou sendo preso pelo Cope”.
          O homem possuía dois mandados de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável, expedido pela Vara Criminal de Matelândia.
               Seguindo buscas até a residência do homem, situada no mesmo bairro onde ele foi encontrado, a equipe policial apreendeu a arma de fogo debaixo da cama e o dinheiro dentro de um cofre. A companheira do suspeito chegou a ser encaminhada até a delegacia para prestar esclarecimentos, em seguida liberada.
                    O homem não esboçou reação no momento da prisão. Ele permanece preso à disposição da Justiça.


O asteroide que apareceu no mês
passado continua sendo mistério




             Um asteroide em forma de charuto atravessou o Sistema Solar em outubro, intrigando os astrônomos que o observaram por seu formato incomum. O objeto é o primeiro a ter sua origem confirmada como sendo de outro sistema estelar.

                 “Que descoberta fascinante!” - disse num comunicado, Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. “É um visitante estranho de um sistema estelar distante. Seu formato não se assemelha ao de nenhum objeto que já tenhamos visto na vizinhança do Sistema Solar.”

            O asteroide foi descoberto em 19 de outubro pela equipe que opera o telescópio Pan-STARRS1, da Universidade do Havaí, e ganhou o nome de Oumuamua. Depois, uma rede de telescópios ao redor do planeta passou a acompanhar o intrigante objeto espacial – incluindo o imenso telescópio do European Southern Observatory no deserto de Atacama, no Chile.
               O Oumuamua também foi rastreado pelos telescópios espaciais Hubble e Spitzer, da Nasa, que giram na órbita terrestre. Inicialmente, pensou-se que se tratava de um cometa. Mas a observação de sua trajetória e de sua velocidade permitiu concluir que era um asteroide e que veio de fora do Sistema Solar.
                  O Oumuamua tem cerca de 400 metros de comprimento, mas apenas cerca de 40 metros de diâmetro. É feito de rocha com alto teor de metal e gira como uma broca, dando uma volta a cada 7,3 horas.
                     Um estudo publicado ontem na revista científica Nature afirma que o Oumuamua está, provavelmente, vagando pela Via Láctea há centenas de milhões de anos. Ele passou pelo Sol a 87,3 quilômetros por segundo. Nessa velocidade, deve escapar do alcance dos telescópios em poucas semanas.


Está chegando a biografia
de Clodovil. Se preparem !



                                         Prevista para chegar às livrarias na semana que vem, "Tons de Clô", biografia de Clodovil escrita por Carlos Minuano, trará histórias sobre a vida sexual do estilista, morto em 2009. 

                             Muita coisa será revelada no livro. Segundo amigos, Clodô costumava recorrer a serviços de garotos de programa e pedia para ser filmado ou assistir a outras pessoas transando. O livro levanta até mesmo a hipótese de o apresentador ter usado cocaína.

Mulheres de presos protestam

          Cerca de 50 mulheres, familiares de presos sob custódia no 11º Distrito Policial, localizado na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), organizaram uma manifestação em frente à delegacia, na manhã desta terça-feira.
         As manifestantes queimaram entulhos e bloquearam a rua Manoel Valdomiro de Macedo. Elas protestam, reivindicando o direito de visita e entrega de itens como roupas e alimentos aos presos.
           De acordo com Patricia Maia, mãe de um dos detidos, elas têm sido impedidas de ver os parentes há duas semanas. “Não sabemos como eles estão lá dentro. Nos impediram de entregar comida e as únicas peças de roupa que deixam passar são pares de chinelos”- afirma.
            Ainda de acordo com as manifestantes, os suprimentos trazidos estão sendo descartados no lixo, e nos fundos da delegacia. Com palavras de ordem, elas solicitam transferências urgentes para as penitenciárias, uma vez que a capacidade das celas do DP estariam muito acima do limite
           A manifestação começou no meio da manhã, sem previsão de término. “Vamos continuar aqui, até que eles possam ao menos receber os itens que estamos trazendo”- explicou Patricia.

Presidente do Irã anuncia 

   fim do Estado Islâmico


           Hassan Rouhani fez um pronunciamento na TV Estatal nesta terça-feira


              O presidente do Irã, Hassan Rouhani, anunciou o fim do Estado Islâmico, em um pronunciamento transmitido pela TV Estatal, nesta terça-feira. "Hoje, com a guia de Deus e a resistência do povo da região, podemos dizer que este mal foi retirado da cabeça das pessoas ou foi reduzido. Claro que os restos permanecerão, mas a fundação e as raízes foram destruídas"- destacou Rouhani
                Durante o pronunciamento, Hassan afirmou que a erradicação do Estado Islâmico só foi possível graças a uma luta conjunta entre o Irã, Síria, do Iraque e do Líbano.  E o comandante da Guarda Revolucionária do Irã, Qassem Soleimani, reafirmou o fim do grupo extremista numa mensagem enviada ao líder supremo do país que foi publicada na Sepah News, o site de notícias dos Guardas.
                 NA sexta-feira, as forças iraquianas retomaram, a cidade de Rawa, que era dominada por extremistas, e indicaram o colapso do autoproclamado califado pelas terras do Iraque e da Síria.
A mídia iraniana tem publicado fotos de membros do governo iraquiano em regiões que eram dominadas pelo EI. Na semana passada, foram publicadas fotos de Soleimani em Albu Kamal, no leste da Síria, a cidade que Soleimani disse ter sido o último território tomado ao Estado islâmico na região. 
A Guarda Revolucionária, a força militar mais poderosa do Irã, tem apoiado o presidente sírio, Bashar al-Assad, e o governo de Bagdá há anos.
  Grêmio tem um "desfalque"
 sério para a decisão da Copa




           Vítima de um câncer na pleura, o jovem Wilian Lima Garcez Júnior, 22 anos, que emocionou o grupo do Grêmio com uma visita no início do mês, morreu nesta segunda-feira. O garoto foi levado por familiares ao CT Luiz Carvalho no dia 6 de novembro e realizou o sonho de conhecer os jogadores e também o técnico Renato Portaluppi.

       Wilian recebeu o diagnóstico em 2014 após tratar uma lesão sofrida enquanto jogava futebol. Após sofrer uma trombada, os familiares acreditavam que o garoto tinha machucado o ombro. Com o passar dos dias, a dor deu lugar à falta de ar.  Ao buscarem ajuda médica, o problema foi identificado. Criado em uma família de gremistas, a paixão pelo Grêmio era uma das fontes de força para enfrentar o quadro de saúde delicado.

              O clube, por indicação do assessor de Renato, Diogo Aída, preparou uma operação especial para recepcionar Wilian. Fabiana Correa e Daniele Lentz, da comunicação do Grêmio, conseguiram uma camisa para que os jogadores assinassem e entregassem para ele. Os seguranças Fernandão e Cristiano organizaram a recepção no CT, enquanto o assessor de imprensa João Paulo Fontoura auxiliou Renato a levar os jogadores até a sala preparada.

              Antes do encontro com Júnior, Renato reuniu todos os jogadores em um auditório do CT e foi buscar o garoto no corredor. Ao entrar na sala, o gremista foi recepcionado com uma camisa autografada por todos os atletas.  Acompanhado dos pais Wilian Lima Garcez e Edna Cristina Soares Rodrigues, Júnior foi conhecer os bastidores do clube.

             " Foi show de bola. O que o Renato fez foi brincadeira. O Júnior não sabia se chorava ou se ria. Tiramos muitas fotos. Primeiro, ele não queria ir, pois está muito magro e fica muito incomodado com a aparência. Tem vergonha da condição. Mas meu filho é um exemplo de determinação" – contou o pai do jovem.