Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Flamengo se complica na Libertadores

             O Flamengo começa a se complicar na Libertadores da América. Esta noite, em Assunção, perdeu para Olímpia, por 3 a 2. O Rubronegro fez um bom primeiro tempo, mas no segundo tempo mostrou muitos erros. Ortman fez 1 a 0, placar da etapa inicial. Wagner empatou logo aos 4' do segundo período, mas logo em seguida Zevallos e Aranda levaram a equipe paraguaia aos 3 a 1. Botinelli  recolocou o Flamengo no jogo, marcando o segundo gol brasileiro, aos 33 minutos. Mas os guaranis catimbaram e seguraram a vitória.


****** Outros dois jogos foram disputados esta noite pela Libertadores. No jogo entre os chilenos, a Universidad Católica, com gols de Ovelar  e Gazalle, derrotou a Union Española, por 2 a 1. Villagramarcou para o Union.
              No Uruguai, num jogo muito difícil, o Defensor Sporting local venceu o Chivas, do México, por 1 a 0. O gol foi de Olivera.

Atlético volta a brigar pelo returno

          O Atlético Paranaense ganhou do Toledo  por 2 a 0, esta noite no oeste paranaense, e está de volta a briga pelo título do segundo turno do Campeonato Estadual. O Furacão chegou aos 13 pontos, juntamente com o Operário, dois pontos  menos que os líderes Londrina e Coritiba.  Vale lembrar que o Rubronegro já ganhou o primeiro turno e ficará com o título da temporada se ganhar também o returno.
            O placar foi aberto aos 14 minutos do primeiro tempo, através de Edgar Junio, num lance de oportunismo. Ainda na fase inicial, no último minuto, Zezinho fez o segundo, em jogada individual.
            No segundo tempo, Bruno Mineiro sofreu um choque na cabeça e, reclamando de muitas dores, foi levado de ambulância para um hospital de Toledo. Bruno estava consciente, quando deixou o Estádio 14 de Dezembro.


******O Operário precisava vencer em Cianorte para chegar aos 15 pontos e igualar-se a Londrina e Coritiba. Mas não conseguiu. O jogo terminou sem gols, embora o time de Ponta Grossa tenha chegado perto da vitória, especialmente num lance em que Baiano acertou o travessão do Cianorte. Com o empate, o Fantasma também soma 13 pontos, dois a menos que os líderes. A foto é da partida disputada no Estádio Albino Turbay.


****** O Roma Apucarana também perdeu a chance de melhorar sua situação, afastando-se dos últimos colocados. Estava ganhando do Rio Branco, em Paranaguá, por 2 a 1, até os 46 minutos do segundo tempo, quando tomou o gol de empate, num penalti convertido por Serginho Catarinense.Para o Roma marcaram Fábio e Daniel Piauí. O primeiro gol dos parnanguaras foi Vanderson. Final: Rio Branco 2 x Roma Apucarana 2.

Só com dez, não deu pra segurar

        Foi realmente uma pena. O Londrina fez um grande primeiro tempo, no Estádio Couto Pereira, e poderia perfeitamente derrotar o Coritiba na fase final, pois era superior em campo. Mas um lance ocorrido nos acréscimos do período inicial certamente mudou a história do jogo. Aos 47 minutos, Thiago Santos foi atingido pelo curitibano Tcheco, que ainda ficou aparentemente xingando o londrinense. O árbitro Evandro Rogério Roman nada marcou e, logo em seguida, o jogo foi interrompido numa saída de bola. Foi então que, numa ação de grande ingenuidade, Thiago levantou-se e, na frente do árbitro e no meio de vários jogadores, deu um empurrão em Tcheco.  Não deu outra: foi expulso e deixou o Tubarão com apenas 10 homens para todo o segundo tempo.
        A partida mudou totalmente. O Coritiba foi pra cima, aproveitando-se da superioridade numérica. O técnico Claudio Tencatti errou, não colocando outro volante (Bruno era o mais indicado) e entregou o meio do campo aos coxas. Assim, logo aos 6 minutos, Gil cruzou da esquerda e Roberto marcou o gol que decidiu o jogo (foto). Coritiba 1 a 0.

          Só depois da entrada de Bruno, por volta dos 20 minutos, é que o Tubarão reencontrou seu futebol e ainda tentou alcançar o empate. E aí tivemos mais polêmica. Num escanteio da direita cobrado por Ayrton, a bola em curva enganou o goleiro Vanderlei e entrou no arco curitibano. Mas o bandeirinha Bruno Boschilia disse que a bola fez a curva por fora do gramado, o que nem pela televisão ficou bem caracterizado. O gol foi anulado.
            O Coritiba chegou aos 15 pontos, igualando-se ao Londrina, mas está bem atrás no saldo de gols. O Tubarão continua dependendo apenas dele para ganhar o segundo turno.
          
       

Arapongas perde e se complica

          A sexta rodada do returno do Campeonato Paranaense já teve dois jogos realizados agora à tarde. Na Capital, o Arapongas perdeu de virada para o Corinthians Paranaense e ficou sem chance de vencer o segundo turno e seriamente ameaçado na classificação geral. O time dirigido por Dario Pereyra, saiu ganhando mas acabou derrotado por 2 a 1, no Ecoestádio Janguito Malucelli.
          Tiago Adan abriu o placar para o time do Norte, aos 23 minutos mas, um minuto depois,  houve um penalti para os curitibanos, que empataram através de Bruno Batata. Na fase final, Safira marcou o gol da vitória corinthiana, aos 14 minutos.  Apenas 120 torcedores viram a partida.


  ****** No outro jogo, em Iraty, o Paranavaí não conseguiu dar sequência a sua reação no campeonato, ficando apenas no empate sem gols. Foi uma partida muito ruim. O Iraty teve mais chances de chegar à vitória, mas no melhor lance Paraíba acertou a trave do ACP, para tristeza dos
70  torcedores que foram ao Estádio Cel.Emílio Gomes .  Eles estão se despedindo da Primeira Divisão, porque o Iraty está sendo rebaixado.     

Kleber se recupera em Porto Alegre

          Foi muito bem sucedida a cirurgia para reparo de uma fratura na fíbula da perna direita do jogador do Grêmio, Kleber Gladiador. Familiares vieram de fora para amparar o jogador. Sua avó Maria, sua mãe Marlene, a irmã Mychelly  e a sobrinha Katarina, que nasceu há apenas um mês, estão dando força ao jogador. Sua esposa deixou Porto Alegre há cerca de de 45 dias, depois que foi por ele agredida, e não voltou mais.

           Kleber espera voltar aos treinos dentro de 120 dias. Por enquanto, recebe dezenas de mensagens dos torcedores e a assistência dos médicos Marcio Bolzoni e Felipe do Canto, que fizeram a cirurgia e de todos os profissionais do Grêmio que estão em contato praticamente direto com ele. O Gladiador garante que vai voltar correndo ainda mais.
         

Menos 1,1ºC em Santa Catarina

             Podem se preparar que o frio de 2012 vem mesmo muito forte. Na serra catarinense, em Urubici, a temperatura na última madrugada já chegou a 1,1ºC, quebrando um recorde de 25 anos para o mês de março em Santa Catarina (foto).
            No Rio Grande do Sul, a queda foi ainda mais violenta. Fez 1,8ºC em Bom Jesus, a menor temperatura no Estado no mês de março, desde 1948, há 64 anos, portanto.
            Aqui no Paraná, a temperatura mínima foi registrada em Pinhão, na região de Guarapuava: 2,3ºC às 7h11m da manhã. Em Cascavel fez 4,8ºC e em Curitiba 8,8ºC.  E o Simepar avisa que o dia de amanhã vai começar com mais frio ainda.

Mais um gênio nos deixou

          Millôr Fernandes, grande escritor e um dos fundadores do jornal "O Pasquim", morreu ontem às 21 horas, em sua residência, no Rio de Janeiro. O velório será realizado a partir das 10 horas de amanhã, no cemitério Memorial do Carmo, e seu corpo será cremado. Morreu de falência multipla dos orgãos. Ele havia passado mais de quatro meses internado, no ano passado. Tinha 87 anos e nasceu no Meier, bairro carioca.
    Começou a trabalhar na revista "O Cruzeiro" em 1938, como paginador. Na mesma época, ganhou um concurso de contos na revista "A Cigarra".  E seu sucesso nunca mais acabou. Era também desenhista e humorista. Passou pelo Diário Popular (SP e pela revista Veja, e em 1969, ao lado de Jaguar, Ziraldo, Tarso de Castro e Sergio Cabral, foi um dos fundadores do Pasquim, fenômeno jornalístico da época da ditadura, ultrapassando a marca de 200 mil exemplares por edição.
             Como autor de peças teatrais, Millôr  se notabilizou em trabalhos como "Liberdade, Liberdade", "Bons Tempos, Hein?" e "É".
              Pouco no Brasil fizeram tanta coisa boa !

Morre mais um artista: Ademilde Fonseca

                 Morreu ontem à noite, no Rio, a cantora Ademilde Fonseca, a Rainha do Chorinho". Com problemas cardíacos, ela teve um mal súbito, em casa, e partiu aos 91 anos. Apesar da idade, ela continuava em atividade, interpretando clássicos do choro. Ainda no último dia 18, fez um show em Porto Alegre, acompanhada pela filha Eymar Fonseca (voz), Walter Silva (violão), Alan Hay (cavaquinho) e Guilherme Feijão Sanches (pandeiro).

                 Ademilde Fonseca Delfino nasceu em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, no dia 4 de março de 1921. Suas interpretações a consagraram como a maior intérprete do choro cantado. Trabalhou por mais de dez anos na TV Tupi, e seus discos venderam mais de meio milhão de cópias. Cantou muitos sucessos nacionais, como Tico-Tico no Fubá, Brasileirinho, Teco-Teco, Meu Cariri, Na Baixa do Sapateiro e dezenas de outros. Cantava também samba e forró.
                  Foi ela que, há 70 anos atrás,  colocou letra no Tico-Tico no Fúba, que só tinha a música de Zequinha de Abreu. Ademilde adaptou os versos escritos por Eurico Barreiro, que viriam a se tornar conhecidos em sua voz.
                   Na sua última entrevista, disse: "Pode aparecer um trabalho melhor, mas igual ao meu não vai aparecer mais, não. O malabarismo, a dicção e a tessitura são as três coisas que Deus me deu. Sempre fui muito simples, mas hoje, com minha idade, tenho que abandonar a modéstia para falar essa verdade."
               

Sai desta vida, Barbosa Neto

           Não sei como é que o prefeito Barbosa Neto consegue viver com tanta pressão. Cada dia surge uma denúncia. Parece que todo mundo quer tirar uma "casquinha". As mais variadas razões são utilizadas para acusar e tentar processar o prefeito. Homem nenhum pode trabalhar tendo que responder a tantas acusações e superar tantos problemas. E eu fico me perguntando: será que o Barbosa é culpado de tudo isto ? Não pode ser. Conheço bem ele, sei que não é uma má pessoa.
            Comecem a observar diariamente nos jornais. A cada dia vocês verão uma acusação diferente. Ele sai de uma e já tem que enfrentar outra. Deste jeito, o homem não deve ter tempo nem para trabalhar.

              A "acusação de hoje" vem de uma denúncia que a Justiça Eleitoral recebeu, sobre uma suposta propaganda eleitoral antecipada que envolveria o prefeito. Tudo porque domingo último, no jogo do Tubarão,havia uma faixa no Estádio do Café, em que se lia "Torcida Camisa 12 Londrina Feliz". E 12 é o número do PDT nas urnas.
              A continuar assim, Barbosa Neto vai ter que fechar o ano da cidade no dia 30 de novembro, porque Dezembro é o mês "12".  Como é que vai fazer ?
              Sai desta vida, Barbosa.  Larga a política e vai pra casa, tocar a sua vida, a sua emissora de rádio, os seus muitos negócios. Ninguém pode aguentar tanta pressão, por tanto tempo.

A PR-445 continua matando

           Morreu mais um na PR-445, num acidente envolvendo um ônibus e um caminhão. A vítima foi o 'seo' Francisco, motorista do caminhão. Que Deus o tenha. Acho que a tendência é ficar cada vez pior. Esta estrada não oferece a menor segurança.
           Ainda ontem, li no JL que o DER adiou por 30 dias a abertura dos envelopes da licitação para duplicação do trecho urbano da mesma PR-445. A desculpa do japonês que atua como superintendente regional do DER em Londrina foi ainda mais confusa. Disse o sr.Carlos Fumio Yamamura que "a obra é muito importante para ser feita no meio de outras 27 licitações programadas.  É preciso atenção especial."
            Enquanto isso, pessoas vão perdendo a vida seguidamente, porque a morte não quer saber se tem outras 27 pessoas programadas para aquele dia.