Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Jô Soares está se despedindo


                   O "Programa do Jô", que estreia nova temporada em março deste ano na Globo, vai sair do ar definitivamente no final deste ano. De acordo com o colunista Daniel Castro, do site "Notícias da TV", a emissora decidiu acabar com o programa e anunciou a decisão na última quinta-feira em reunião da cúpula da Globo com diretores da área artística e autores de novelas.
 
                    O diretor Ricardo Waddington, responsável por programas como "Altas Horas", "Amor & Sexo" e "Domingão do Faustão", foi quem deu a notícia. O apresentador Jô Soares tem contrato com a emissora até o final do ano e mesmo com o fim da atração pode vir a renová-lo. 
   Drones para espantar
  o mosquito dos Jogos 


  
                O combate ao Aedes aegypti ganhou um forte aliado: drones serão usados para localizar focos do mosquito que provoca o zika vírus, dengue e a febre chikungunya. A novidade foi divulgada nesta segunda-feira no Rio por ocasião do lançamento da força-tarefa formada por cerca de 800 homens do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual.
                O coronel Ronaldo Alcântara, secretário estadual da Defesa Civil, reforçou a importância da utilização dos drones. "Eles farão voos para identificar criadouros", disse, após uma demonstração dos equipamwentos. Ele ressaltou a importância da participação da corporação no "projeto de saúde pública."
 
                Antes das visitas em determinadas áreas, os drones da Secretaria de Estado de Defesa Civil farão um sobrevôo da região, para identificar do alto possíveis criadouros dos mosquitos. Com base nos dados colhidos, os agentes e bombeiros vão realizar os trabalhos.
 
                A força-tarefa vai apoiar os municípios do Estado do Rio  na realização de vistorias em imóveis. Os militares foram capacitados por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e trabalharão em apoio às equipes de agentes municipais de controle de endemias em busca de focos do mosquito.
Se perder para o Paraná,
    vai ficar difícil classificar




              Sinceramente, eu acredito que o Londrina vai se classificar entre os oito que seguirão no Campeonato Paranaense. Um lugar no G4 acho muito difícil, quase impossível. Mas uma vaga nas quartas-de-final é bem possível.  Entretanto, quem ficar olhando muito a sequência da tabela vai ficar preocupado.
 
               Esse jogo de quarta-feira com o Paraná, na reabertura do VGD, pode ser o divisor de águas. Se derrotar o líder e único time que tem 100% de aproveitamento, o Tubarão pode arrancar para a necessária reabilitação. Mas se perder a partida, a água vai bater pra cima do peito.
 
              Porque vejam que sequência complicada: na rodada seguinte em Foz do Iguaçu, contra o perigoso time local, que hoje está um ponto na frente. Depois, em casa, mas contra o Atlético Paranaense, o outro invicto destas cinco primeiras rodadas. Na sequência, dois jogos fora de casa, contra Operário e Maringá, nos quais tudo pode acontecer. E na última rodada, no VGD, diante do surpreendente J.Malucelli, que está "colado" na dupla Atletiba.
CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE (48)


         V E R D A D E,   U M A   I L U S Ã O

              Com:   M a r i s a     M o n t e

        De : Marisa Monte/ Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown


                    



                      Marilda Valença é uma amiga nova no meu Facebook.  É aqui de Londrina mesmo, e sugeriu a inclusão na série "Canções que ficam pra sempre" de uma canção maravilhosa: "VERDADE, UMA ILUSÃO".  A composição nasceu de uma tripla parceria entre 'velhos' amigos dos tempos dos "Tribalistas": MARISA MONTE, ARNALDO ANTUNES E CARLINHOS BROWN.  Que trio de primeira, hein ?



                No vídeo, MARISA MONTE nos mostra a beleza da canção, lançada em abril de 2014, com a letra maravilhosa que vemos a seguir:


         Verdade, Uma Ilusão


Eu posso te fazer feliz
Feliz me sentir também
Eu posso te fazer tão bem
Eu sei isso eu faço bem
Roubar-te um beijo no salão
Girar sem perder o chão
Não vou deixar você cair
Cintura leve a minha mão
Verdade - uma ilusão
Vinda do coração
Verdade - seu nome é mentira
Eu posso te fazer ouvir
Milhões de sinos ao redor
Eu posso te fazer canções
O amor soa em minha voz
Eu posso te fazer sorrir
Meus olhos brilham para ti
E os pés já sabem onde ir
Ninguém precisa decidir
Verdade - uma ilusão
Vinda do coração
Verdade - seu nome é mentira
 
 
 
Marisa de Azevedo Monte (Rio de Janeiro, 1 de julho de 1967) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora musical brasileira de música pop e samba. Marisa já vendeu mais de 10 milhões de álbuns e ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais, incluindo quatro Grammy Latino, sete Video Music Brasil, nove Prêmio Multishow de Música Brasileira, cinco APCA e seis Prêmio TIM de Música.
 
Considerada pela revista Rolling Stone Brasil como uma das maiores cantoras do Brasil, ela também tem dois álbuns (MM e Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão) na lista dos 100 melhores discos da música brasileira.
 
               Nasceu no Rio de Janeiro, filha do engenheiro Carlos Saboia Monte e de Sylvia Marques de Azevedo Monte. Através do pai, descende da família Saboia, uma das famílias italianas mais antigas radicadas no Brasil.
 
               Estudou canto, piano e bateria na infância. Em 1982, participou do musical The Rocky Horror Show, dirigido por Miguel Falabella, com alunos do Colégio Andrews. Iniciou o estudo de canto lírico aos catorze anos.
 
 
 

 
                              Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho, ou simplesmente Arnaldo Antunes (São Paulo, 2 de setembro de 1960) é um músico, poeta, compositor, ex-VJ e artista visual brasileiro. Nasceu em 1960, o quarto de sete filhos. Em 1978 ingressou na FFLCH da USP, onde seguiria o curso de Linguística, abandonando pelo sucesso dos Titãs.
 
                            Permaneceu durante dez anos na banda, desligando-se em 1992. Apesar de sua saída, Arnaldo continuou compondo com os demais integrantes do grupo e várias dessas parcerias foram incluídas em discos dos Titãs, assim como em seus discos solo. Em 1997, fez participação especial no álbum Acústico MTV, dos Titãs. Na ocasião, Antunes cantou a faixa "O Pulso", música originalmente gravada no álbum Õ Blésq Blom (1989).
 
                           No ano de 2002, formou, em parceria com os amigos Marisa Monte e Carlinhos Brown, o trio Tribalistas, pelo qual lançaram o álbum homônimo. O álbum foi sucesso de público e crítica e vendeu, até 2009, mais de 2.100.000 cópias no Brasil e na Europa. Foi também indicado a cinco categorias do Grammy Latino em 2003, ganhando o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro. O grupo nunca gravou junto novamente, mas segundo Antunes continuam compondo em seus encontros, com o resultado entrando nos trabalhos solo dos três cantores.
 
 
                          É conhecido na América do Sul por ser um dos principais compositores da música pop brasileira, respirando de influências concretistas e pós-modernas. Compositor de hits como "Pulso", "Alma", "Socorro", "Não Vou Me adaptar", "Beija Eu", "Infinito Particular", "Vilarejo", "Velha Infância" e "Quem Me Olha Só", já teve suas canções interpretadas por artistas como Jorge Drexler, Marisa Monte, Nando Reis, Zélia Duncan, Cássia Eller, Frejat, Margareth Menezes, Pepeu Gomes, além, claro dos Titãs, banda da qual fez parte até 1992. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, onde Arnaldo Antunes ocupa o 95° lugar.
 
 
 
                 Carlinhos Brown, nome artístico de Antônio Carlos Santos de Freitas, (Salvador, 23 de novembro de 1962) é um cantor, percussionista, compositor, arranjador, produtor, artista plástico e agitador cultural brasileiro.
 
                  Seu nome artístico consta ser uma homenagem a James Brown e H. Rap Brown, líderes da música negra da década de 1970, ídolos do funk e da soul music. Foi iniciado na música através de Osvaldo Alves da Silva, o Mestre Pintado do Bongô. Seus primeiros instrumentos, que marcariam toda a carreira e estilo musical, foram os de percussão, com aprendizado e desenvolvimento das células rítmicas provenientes dos terreiros de candomblé.
 
                 Já em 1985, Carlinhos Brown havia alcançado a marca de 26 músicas de sua autoria tocando simultaneamente nas rádios de Salvador. Essa performance previa a consagração como compositor que veio em 2008, quando Carlinhos Brown foi considerado, pelo ranking do ECAD, o segundo maior arrecadador de direitos autorais em shows do país, atrás apenas de Chico Buarque.
 
                Extremamente ligado à cultura afro-brasileira e ao carnaval da Bahia, Carlinhos é um dos grandes fornecedores de matéria-prima para os intérpretes dos trios elétricos. Diversas músicas suas foram campeãs do carnaval de Salvador, com destaque para "Dandalunda", com interpretação de Margareth Menezes, "Rapunzel", gravada por Daniela Mercury e "Cadê Dalila", interpretada por Ivete Sangalo.
 
               Mas a obra de Brown encantou diversos outros artistas da música popular brasileira, que registraram em seus álbuns canções compostas pelo baiano. Dentre eles, estão alguns nomes da mais fina flor da MPB. Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Marisa Monte, Nando Reis, Cássia Eller, Herbert Vianna e mesmo a banda de heavy metal Sepultura são alguns dos que contam com composições de Brown em seus trabalhos.  Em 2012, concorreu ao Oscar com a canção "Real in Rio", fruto de uma parceria com Sergio Mendes.
 
 
 
Gringo mal educado !


                    Era uma simples cobrança de escanteio. Mas virou polêmica. No Fla-Flu desse domingo, vencido pelo Flamengo por 2 a 1, em Brasília, o argentino Mancuello dobrou e chutou um escudo do Fluminense que estava no chão, perto da bandeira de escanteio, e atrapalhava sua batida na bola. A atitude do gringo levantou a torcida rubro-negra, que foi à loucura. O gringo, no entanto, fez questão de ir às redes sociais para se desculpar com a torcida rival. Em espanhol, o jogador disse que não percebeu que se tratava do escudo tricolor e não teve a intenção de ofender o adversário e seus torcedores.
 
Quero ver o que o  Tribunal vai fazer, com base nas imagens que o Brasil inteiro está vendo. Se no primeiro Fla-Flu esse "gringo" já fez isso,  daqui a pouco ele estará chutando a bandeira brasileira. Tem que ser suspenso já !
 
 
Delcídio é a novidade da semana


                 O Senado retoma os trabalhos com a  possibilidade de o senador Delcídio Amaral (PT-MS) retornar à atividade parlamentar, após ter sido solto da prisão na última sexta-feira. E na Câmara dos Deputados, o Conselho de Ética poderá votar o relatório preliminar pela continuidade do processo do presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
         
                 Delcídio estava preso preventivamente desde novembro de 2015 acusado de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu revogar a prisão do senador, que ficou quase três meses afastado do Senado. Senadores ouvidos pelo G1 avaliam que o retorno do ex-líder do governo causará constrangimento entre os parlamentares.

                  Por determinação do STF, o senador Delcídio, que está suspenso do PT por tempo indeterminado, poderá trabalhar normalmente, mas terá que voltar para casa após o expediente.
RIO OPEN 2016
Uruguai e Itália campeões !



                   
               Os dois títulos mais importantes do Rio Open  2016, nas disputas individuais, foram conquistados por tenistas do Uruguai (masculino) e da Itália (feminino). A competição viveu um domingo de decisões.
 
               Uma das estrelas deste Rio Open, a chuva não poderia deixar de dar as caras no momento mais importante do torneio. Depois de seis games disputados, o tempo ruim paralisou a decisão masculina entre o uruguaio Pablo Cuevas e o argentino Guido Pella, que ficaram mais de três horas esperando para o jogo voltar. Mais experiente, Cuvas levou a melhor no final das contas e conquistou seu título mais expressivo da carreira ao anotar 6/4, 6/7 (5-7) e 6/4, em 2h16m de duelo.
 
                Além de comemorar sua primeira conquista de um ATP 500, Cuevas também poderá celebrar o fato de ser o melhor sul-americano no ranking. Ele vai saltar da 45ª colocação para a 27ª com os pontos somados no saibro do Jockey Club Brasileiro, ultrapassando o paulista Thomaz Bellucci, que até esta semana era o melhor representante da América do Sul no circuito. Por sua vez, Pella ganhará 29 lugares e será o novo 42 do mundo.
 
                 No feminino, decidido antes da chuva, a veterana italiana, acabou  o jejum de quase três anos sem títulos da italiana Francesca Schiavone. Neste domingo, a tenista de 35 anos voltou a comemorar uma taça, conquistando o Rio Open ao derrubar a norte-americana Shelby Rogers com uma suada virada, definida depois de 1h47m de confronto, com parciais de 2/6, 6/2 e 6/2.
 
                  Separadas por apenas uma colocação no ranking, com Rogers ocupando um lugar à frente de Schiavone, atual 132 do mundo, as duas irão dar uma boa subida na lista da WTA. A italiana, que levou uma premiação de US$ 43 mil e 280 pontos pelo título, vai voltar ao top 100 (na 94ª posição). Já a norte-americana saltará para o 108º posto com o vice-campeonato.
 
                   Mas bonita mesmo foi a festa que Schiavone fez na quadra, ao final do jogo. Agradeceu em português, riu o tempo inteiro e deu um banho de champanhe em todo o mundo que estava por perto. Acho que nunca vi no tênis alguém ficar tão contente com uma vitória.
COISA RARA !

      
      Durante a transmissão do jogo Cascavel x Atlético Paranaense, disputado ontem em Toledo, a televisão destacou uma cena bonita, mas raríssima no "ignorante" futebol de hoje. Quatro torcedores juntos na arquibancada, conversando e vendo o jogo. Cada um com a camisa do seu time: Vitória(Bahia), Atlético Paranaense, Coritiba e Internacional.  Vai demorar para as câmeras encontrarem outro quarteto como este !
 Londrina e Brasil de Pelotas
    estão na mesma situação


              A situação é mesmo semelhante a que o Londrina está vivendo aqui no Campeonato  Paranaense.  Ontem à noite, dispensei o Fla-Flu pra ver pela televisão o Brasil de Pelotas, rival do Tubarão nos últimos anos.  E ainda não foi neste domingo  que o Xavante conseguiu quebrar a série de quatro partidas sem vencer, agora cinco. O time pelotense, estreou no Gauchão perdendo para o Grêmio
(3 a 1) e depois empatou os quatro jogos seguintes.

 
              Desta vez, atuando em Lajeado, ficou no 1 a 1(foto) contra o Lajeadense, na "Arena Alvi-azul", pela quinta rodada do Estadual. Após 30 minutos sob domínio dos anfitriões, que saiu na frente com belo gol de Erik, o rubro-negro conseguiu ser melhor no restante da etapa inicial e em boa parte do segundo tempo. Porém, não foi o suficiente e ficou apenas no empate, com gol de Wender após rebote de Lauro (aquele mesmo que foi goleiro do Inter), no último lance do primeiro tempo.
 
                Mas o curioso é que o Brasil não está jogando mal. Com aquele mesmo time experiente que os londrinenses já conhecem, pratica um bom futebol. É uma equipe experiente, na qual dez dos onze titulares tem mais de 30 anos. E o Rogério Zimmermann continua no comando, cobrando o jogo inteiro. Talvez a vitória venha no próximo jogo, em casa contra o Aimoré de São Leopoldo.
 
                O Gauchão está cheio de surpresas. O Juventude de Caxias é o líder, com 15 pontos e 100% de aproveitamento. Mas a sensação é o São José, que tem 13 pontos mas já enfrentou a dupla Grenal, vencendo o Grêmio e empatando com o Inter. Os gremistas estão em terceiro, juntamente com o São Paulo de Rio Grande, ambos com 12 pontos. O Inter é o quinto e o Brasil de Pelotas só é o 11º colocado, com 4 pontos, a um ponto da Zona de Rebaixamento. 
 
               O Campeonato Gaúcho de 2016 tem 14 participantes, que se enfrentam nesta primeira fase, classificando-se os oito melhores para a 2ª Fase. A situação do Xavante é muito parecida com a do Londrina. Está lá embaixo na tabela, mas deve se classificar.
 
 
AS MELHORES DO FACEBOOK
                          
                                      Bonito esse pensamento expresso na postagem que encontrei na página da amiga londrinense Devandir Louza, que sempre coloca coisas boas no Facebook