Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 13 de novembro de 2011

Vasco continua colado no lider

       Com gols de Felipe Bastos e Dedé, o Vasco derrotou o Botafogo por 2 a 0, esta noite no Engenhão, e manteve-se colado ao lider Corinthians, na briga pelo título brasileiro. Os dois chegaram aos 61 pontos e abriram 5 pontos de vantagem para Fluminense e Figueirense, que vêm logo a seguir. A impressão que  tenho, é de que a classificação para as semifinais da Copa Sul-Americana, obtida no meio da semana, aumentou  o embalo do time de São Januário, que jogou com muito mais disposição do que o Botafogo.
       Os vascaínos ainda perderam um penalti, cobrado por Diego Souza e defendido pelo goleiro Jeferson, e terminaram a partida com  um homem a menos, porque Rômulo foi expulso. Mesmo assim, souberam administrar a vitória.

 CRUZEIRO SAI DA ZONA

         Em outro jogo importante de hoje à noite, o Cruzeiro derrotou o Inter por 1 a 0, na Arena do Jacaré, e deixou a zona de rebaixamento, ultrapassando o Ceará. Farias fez o gol cruzeirense. O Inter teve Elton expulso, no segundo tempo, e caiu para a décima colocação na tabela.

BAHIA VENCE NO SERRA DOURADA

         Completando a rodada, tivemos  a surpreendente vitória do Bahia sobre o Atlético Goianense, em pleno Serra Dourada. Com o resultado, os baianos ultrapassaram o Palmeiras, que agora é o décimo-quarto colocado. Souza fez o gol solitário do jogo.

 A NOVA CLASSIFICAÇÃO

           1º Corinthians, 61. 2º Vasco, 61. 3º Fluminense, 56. 4º Figueirense, 56. 5º Botafogo, 55. 6º Flamengo, 55. 7º São Paulo, 53. 8º Santos 51. 9º Coritiba, 51. 10º Internacional, 51. 11º Grêmio 47. 12ºAtlético Goianense, 42. 13º Bahia, 42. 14º Palmeiras, 42. 15º Atlético Mineiro, 39. 16º Cruzeiro, 37. 17º Ceará, 35. 18º Atlético Paranaense, 34. 19º América Mineiro 31. 20º Avaí, 29 pontos.

Ceará perde até para os reservas do Santos

          Com seu time de reservas, o Santos ganhou do Ceará, por 3 a 2, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Pelo jeito, o Ceará está mesmo "decidido" a voltar para a Segunda Divisão Nacional.  A cada partida joga menos e esta derrota para a meninada santista vai provocar um desânimo ainda maior.
          O zagueiro Bruno Aguiar fez dois gols, Diogo anotou o terceiro e o goleiro Aranha ainda pegou um penalti. Para os cearenses marcaram Felipe Azevedo e Osvaldo.Na quarta-feira próxima, o Ceará joga outra vez em casa, contra o lider Corinthians.

Como sempre, Mengo perdeu no Couto Pereira

          Já se passaram 13 anos desde que o Flamengo ganhou pela última vez do Coritiba no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. E hoje não foi diferente. Com gols de Leonardo e Maranhão, tudo no primeiro tempo, o Coxa fez 2 a 0 no time dirigido por Luxemburgo, que ficou muito mais longe do sonho de ser campeão.
           Como sempre, o Flamengo botou a culpa no juiz, o baiano Jailson Macedo Freitas, que não marcou um penalti cometido sobre Ronadinho Gaúcho, quando já estava 2 a 0. Aliás, Ronaldinho fez talvez sua pior partida no Mengo, que com a derrota caiu para sexto lugar no campeonato.

O Palmeiras quase ganhou. Só quase

         O Palmeiras não vai mesmo. Se não ganhou hoje, não ganha mais. Mas faltou pouco. Na metade do segundo tempo, o time de Felipão vencia por 2 a 0,  no Estádio Olímpico. E o Grêmio fazia uma partida horrorosa. Mas, de uma hora para outra, tudo mudou de rumo. Parecia até jogo de roleta, quando a sorte muda. E, mais uma vez, lá se foi a vitória do Verdão.
           Cicinho, aos 25' do primeiro tempo, e Marcos Assunção (de falta é claro), aos 15 da etapa final, fizeram a alegria da pequena torcida palmeirense que foi a Porto Alegre. Brandão descontou, aos 23', e Fernando acertou um rebote, no último minuto, para empatar o jogo. Deu pena ver a cara do Felipão. Já são nove partidas sem ganhar.

Corinthians vence continua lider

          Fiquei com pena do técnico Tite, aos 25 minutos do segundo tempo. O Corinthians ganhava por 2 a 1, mas o Atlético Paranaense já havia chutado duas bolas na trave e botava pressão atrás do empate. Porém, o treinador alvinegro tinha uma obrigação a cumprir: colocar o "bonde" Adriano em campo. Tite vinha sendo pressionado a vários dias para escalar Adriano, e não teve outro jeito. Tirou William, mandou Adriano entrar e, certamente, começou a rezar.
           Felizmente para o Tite deu tudo certo. Adriano não fez nada, mas pelo menos o Corinthians não levou o gol de empate garantindo os 2 a 1 e a liderança, pelo menos até quarta-feira. Mas o jogo disputado no Pacaembu teve momentos de tensão.
            O início do Timão foi arrasador. aos 4 minutos já estava ganhando por 2 a 0, com gols de Paulinho e Emerson. Pintava uma goleada, mas o Atletico conseguiu acertar a marcação e, aos poucos,  foi equilibrando a partida. No começo do segundo tempo foi a vez do Rubro-negro surpreender. Logo aos 3 minutos, Paulo Baier (sempre ele) fez o gol que esquentou de vez a partida.
             O pernambucano Nielson Dias apitou no Pacaembu. Trinta e sete mil torcedores, na maioria corinthianos assitiram o jogo. E quando tudo terminou, Adriano ainda teve a cara de páu de afirmar: "Estou me sentindo muito mais leve. Logo estarei em forma".  O perigo é o técnico Tite morrer do coração antes que o "Imperador" fique mesmo em forma.

Vitória reabilitadora de Federer

         O tenista suiço Roger Federer estava mesmo precisando ganhar um torneio de maior importância. Com a vitória no Masters 1000 de Paris, ele se reanima para tentar enfrentar em condições de igualdade nos próximos compromissos os seus grandes rivais Novak Djokovic e Rafael Nadal.
          Na final em Paris, Federer derrotou em 1h26m o francês Jo-Wilfried Tsonga, por dois sets a zero, com parciais de 6/1 e 7/6 (7-3). Foi o 18º Master que Federer ganhou na sua carreira vitóriosa de 69 troféus no tenis profissional.

Volei Feminino vai mal no Japão

          Parece que a Seleção de volei feminino do Brasil desandou. Já perdeu três jogos na Copa do Mundo que está sendo disputada no Japão, e vai ter que buscar no Pré-Olímpico a sua vaga para Londres. Em duas rodadas, duas derrotas de 3 a 0, para a Itália e para o Japão. Mas é preciso calma. Não se pode ganhar sempre. Estas meninas têm nos dado muitos títulos, e acabaram de se sagrar campeãs pan-americanas em Guadalajara.
           Tomara que os derrotistas de plantão não comecem a sugerir mudanças gerais no trabalho. José Roberto Guimarães já enfrentou dificuldades muito maiores e sempre deu a volta por cima. Em maio, o Brasil terá mais duas chances de chegar a Londres, disputando o Pré-Olímpico Continental e depois o Pré-Olímpico Mundial. Acho que podemos ficar tranquilos.

Um pneu furado parou o campeão

        Só mesmo um pneu furado logo na primeira volta para segurar o campeão Sebastian Vettel. Foi o que aconteceu hoje, na pista de Yas Marina, no GP dos Emirados Árabes. Só não entendi porque é que a Red Bull não se empenhou um pouco mais para que Vettel voltasse a corrida. Não seria tão difícil assim eliminar os danos que o pneu furado causou ao carro. Na verdade, não houve maior interesse. A prova não valia nada, assim como o GP do Brasil do próximo dia 27.


        Já os brasileiros não precisaram nem furar um pneu pra não chegar na cabeça. Massa foi o quinto colocado, Barrichello, que largou em último, chegou em 12º, e Senna acabou em 16º lugar. E quem se deu bem foi o Lewis Hamilton (foto), aquele que o Galvão Bueno chamou de louco. Ele tomou a ponta quando Vettel saiu e não largou mais. Foi a terceira vitória de Hamilton e a primeira vez na temporada que Vettel abandonou uma prova.

Não valeu a pena ficar acordado

         Fiquei acordado até as quatro da manhã e não fui dormir contente. Achei que íamos ter uma noite muito agradável, com MMA e boxe, mas caí do cavalo. Pra começar, o brasileiro Junior Cigano acabou com  o americano Cain Velasquez em apenas um minuto e quatro segundos. Eu não tinha nem me ajeitado direito na poltrona. Pior para o Galvão Bueno, que ficou sem ter o que narrar na sua estreia no MMA. Narrar o que? Simplesmente não teve luta.
          Aí veio o boxe, no SporTV, mas não foi mesmo a noite de bons espetáculos. Quatro lutas, mas nenhuma que justificasse a perda de uma madrugada inteira. A maior decepção foi mesmo o filipino Manny Pacquiao, que não mostrou nada do que a imprensa diz. Não via ele lutar há uns dois anos. Não é mais o mesmo. Se ele é o melhor boxeador da atualidade é porque não há bons pugilistas. Quem viu Sugar Ray Leonard, Muhammad Ali, Eder Jofre, Oscar De La Hoya e o brasileiro Fernando Barreto, não pode aceitar que Pacquiao seja considerado o melhor.
            Mas, pelo menos, a noitada serviu para me mostrar que o boxe continua sendo muito superior às lutas do octógono. Muito mais elaborado, com mais suspense e categoria. Basta ver a maneira como os boxeadores se vestem. A imagem do lutador de MMA, com  os pés descalços, já mostra a vulgaridade da luta. O boxe tem muito mais classe. Não é a toa que chamado "Nobre Arte".