Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Santos estréia daqui a pouco no Japão

           Para nós, que estamos do outro lado do mundo, o Santos vai estrear amanhã cedo (8h30m) no Mundial de Clubes. Mas lá no Japão, os jogadores do Peixe já vivem as emoções do dia do jogo com o Kashiwa Reysol, campeão japonês, o primeiro compromisso da equipe brasileira nesta competição tão importante. Faltam menos de nove horas para a estréia do Alvinegro na Vila Belmiro.
            O jogo será disputado no Toyota Stadium, na cidade de Toyota, provavelmente com grande público. A torcida deve estar do lado do Kashiwa, mas é certo que aparecerão bandeiras brasileiras e camisas pretas e brancas. O Santos tem muito fãs no Mundo inteiro. Afinal, é o time de Pelé que estará entrando em campo. O respeito é bom e eu gosto.
             O Brasil inteiro deveria torcer para o Santos, mas já ouço dizer que palmeirenses, corinthianos e são-paulinos vão "secar" os meninos da Vila. Acho que só os ignorantes farão isso. O brasileiro inteligente, de cabeça centrada, vai querer ver o nosso futebol triunfar mais uma vez.

                                       Henrique é Londrina no Mundial de Clubes
     Está chegando a hora da gente conferir pra valer mesmo o futebol de Neymar, Ganso, Arouca, Borges e outros craques santistas que estarão participando do Mundial. E entre eles, o londrinense Henrique, nosso legítimo representante. Henrique Pacheco de Lima nasceu em Londrina no dia 16 de maio de 1985. Jogou no Tubarão (2004/5), no Figueirense (2006), lá no Japão, no Jubilo Iwata (2007), no Cruzeiro (de 2008 a 2011) e desde julho último defende o Santos.
      O jogo de daqui a pouco vai ser difícil, mas acredito que o Santos passa para final do torneio. Entre os adversários estarão três brasileiros: o técnico Nelsinho Baptista e os meias Jorge Wagner e Leandro Domingues. Eles terão também um tal de Sakai, que vai correr o tempo todo atrás de Neymar.
       Nos santistas, Muricy Ramalho tenta esconder a escalação. Mas o time vai a campo com Rafael; Danilo, Bruno Rodrigo, Edu Dracena e Durval; Arouca, Henrique, Elano e Ganso. Neymar e Borges.

Olha a Maria Gadu aí de novo

                                  

             Que a música "Shimbalaiê" foi um sucesso nacional, ninguém contesta. Mas acho que houve alguns exageros da crônica especializada, que chegou a considerar Maria Gadu como "a grande cantora brasileira do momento".  Pois agora chega a hora da gente comprovar se ela realmente tem poder sobre o público brasileiro. O segundo CD foi lançado há uma semana e está nas lojas, como sugestão para o presente de Natal. "Mais uma Página" é o título do CD.
             Maria Gadu, que completou 25 anos, continua mais com cara de menino do que de menina. Está até com o corte de cabelo parecido com o de Neymar. Mas o seu estilo mudou um pouco. Está menos MPB e mais roqueira. Saiu do banquinho e está cantando de pé, revezando-se entre o violão e a guitarra.
             A banda é praticamente a mesma do primeiro CD: guitarra, baixo, bateria, teclado e percussão. A segurança é muito maior. E sua voz está mais apurada."No Pé de Vento", "Alguém Cantando" e "Amor de Índio" são os prováveis maiores sucessos do disco. Vale a pena ouvir. Pelo menos para ver se Maria Gadu é mesmo tudo aquilo que disseram dela.   

Esta paisagem vai mudar ?

       Praticamente a minha vida inteira passei por este lugar, chegando ou saindo de Porto Alegre, nas minhas idas e vindas a Pelotas. Na verdade, de 1958 para cá. Antes disso, quem vinha de Pelotas tinha que entrar na cidade de Guaíba e atravessar de barca (hoje seria ferryboat) para entrar em Porto Alegre, pela Zona Sul (Vila Assunção). Depois de inaugurada, a Ponte Getúlio Vargas mudou completamente o trajeto. Ela é a primeira das quatro pontes que compõem a Travessia Regis Bittencourt, ao longo de 7,7 quilômetros.
         O que mais chama atenção das pessoas na Ponte Getúlio Vargas é que ela possui um vão que eleva um trecho de 58 metros de extensão (400 toneladas) a uma altura de 24 metros, para que navios de grande porte possam passar. Nestes 53 anos, em quatro oportunidades o sistema de elevação do vão parou lá em cima, trazendo sérios transtornos aos veículos que estavam atravessando. E por ali passam 30 mil carros por dia.
          Mas a notícia é que a presidente Dilma Rousseff está em Porto Alegre e pode anunciar a qualquer momento a construção de uma nova ponte, velho sonho de todos os gaúchos de Porto Alegre e da Zona Sul do Estado. E esta paisagem da foto, poderá ficar muito diferente.

O perigo do GNV


                                                                                                                                     ZeroHora
Vendo esta kombi que pegou fogo ontem, no Vale do Rio dos Sinos, entre Campo Bom e Novo Hamburgo (RS) sinto até um arrepio. Sempre tive medo do tal GNV (gás natural veicular), que a cada dia é mais utilizado em todo o mundo. Trata-se de um combustível disponibilizado de forma gasosa que, segundo os técnicos, proporciona uma economia de 66 por cento para os seus usuários.
            Mas os riscos existem. No caso desta kombi, não foi fácil apagar o fogo. Tiveram que vir bombeiros dos dois municípios próximos, e a fumaça escura e densa foi vista a muitos quilometros. O fogo começou no motor e tomou conta de todo o veículo. Deu perda total. A economia saiu caro.

A FOTO DO DIA


               A foto do dia é sem dúvida esta que o Facebook me trouxe esta semana. A vida inteira se falou sobre o assunto, mas nunca se havia visto uma fotografia  mostrando a deficiência física do Rei Roberto Carlos. Pois aí está. Tinha gente que até duvidava, mas eu tive a confirmação há muitos anos, através de um amigo empresário, que viajou com Roberto a vários lugares e estava acostumado a vê-lo com a perna mecânica exposta. O fato é que ninguém é perfeito na vida. Falta uma perna a Roberto Carlos, mas lhe sobra talento e sensibilidade.

O volei e as parcerias da cidade

            Várias pessoas me disseram que sairam do Moringão, no domingo,  decepcionadas com o time de volei da cidade. Reclamam que a equipe é muito inferior a do ano passado. Mostram poucas esperanças de que nosso representante melhore o que tem que melhorar para encarar a Superliga.
             O companheiro Rogério Fischer ( e aí se trata de uma opinião emitida por um jornalista competente) diz que sentiu um time claudicante, que não teve força para encarar os reservas de Floripa. Os erros de saques assustaram o Rogério.
             Se fizemos uma parceria com Blumenau, é justo que se espera um time melhor. Aliás, Londrina está se tornando a cidade das parcerias. No futebol, Londrina e Iraty são parceiros. No futsal, acabamos de firmar um acordo com o São Paulo FC. E no volei trouxemos o pessoal de Blumenau. Já há quem brinque dizendo que, até na música,  Londrina faz parceria, porque na melhor dupla sertaneja da cidade Fernando fez parceria com Sorocaba.