Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Começa o Mundial de Clubes

           Para o torcedor que já está com saudade de futebol, amanhã cedo teremos a largada do Mundial de Clubes no Japão.  Às 8h45m, será disputada a primeira partida do torneio, no Toyota Stadium, em Toyota. Estarão frente a frentes as equipes do Kashiwa Reysol(foto), campeão japonês, e do Auckland City, da Nova Zelândia.
           O time da casa é treinado pelo brasileiro Nelsinho Batista e acabou de conquistar o título nacional do Japão. Está sendo apontado como favorito para amanhã. Um outro brasileiro se destaca entre os jogadores: Jorge Wagner, que fez o gol do título japonês.
           O Auckland City é um clube novo, fundado em 2004 e tem uma equipe praticamente amadora, como todo o futebol da Nova Zelândia. O técnico Ramon Tribulietx tem apenas 39 anos, e o detaque do time é o 'capitão' Ivan Vicelich

A primeira pisada na bola

             O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, relacionou o futebol com o carnaval, na tentativa de defender a sua posição favorável a venda de bebidas nos estádios. "Do jeito que as coisas estão se encaminhando, daqui a pouco vamos proibir a venda de bebidas no carnaval" - disse Aldo. Acho que ele já começou a pisar na bola. Não podemos misturar futebol com carnaval.
             O Ministro diz que os estádios são centros de lazer, e que não é  certo vender bebidas em shows e não poder fazê-lo durante um jogo de futebol. "No estádio, durante uma partida não se pode vender bebida alcóolica, mas no show da Madonna pode?" - indagou ele.
              Imagino que Aldo Rebelo deve gostar de uma "birita". O homem está muito entusiasmado. Ou será que o Ronaldo Fenômeno já arranjou pra ele um patrocinio de alguma fábrica de cerveja?  De qualquer forma, já pisou na bola.

A contusão de Lucas Leiva

              Uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo do volante Lucas Leiva cria uma dúvida para o técnico Mano Meneses, que vinha mantendo o jogador do Liverpool como titular da Seleção Brasileira. Lucas foi operado ontem em São Paulo, pela equipe comandada pelo médico Rene Abdala, e as informações são de que a cirurgia se constituiu num sucesso absoluto.
               Entretanto, tudo o que se refere a joelho é problemático, e ninguem sabe como Lucas vai voltar a jogar, dentro de dois ou três meses. A primeira parte da recuperação será feita no Departamento Médico do São Paulo. Não há uma previsão exata para o retorno do jogador aos gramados. E muito menos a Seleção Brasileira. 

Afinal, o que é que há com João Gilberto ?

               De dois meses para cá, muitas notícias desencontradas tem circulado, sobre a saúde do cantor e violonista João Gilberto. Shows foram marcados e, depois, desmarcados sem uma explicação convincente.
Primeiro foi uma infecção respiratória que o abateu sobremaneira. A Turné comemorativa aos seus 80 anos teve encalhe de ingressos, que foram considerados absurdamente caros: R$ 1,4 mil no Rio e em Brasília; R$ 1 mil em São Paulo e Porto Alegre. E nunca mais se falou no DVD ao vivo que João gravaria, o primeiro nos mais de 50 anos de carreira.
                O clima de mistério aumenta, principalmente porque seus produtores e seus divulgadores estão mudos. Ninguém quer falar nada sobre Joaão Gilberto. Existem problemas de patrocínio, desde que o Banco Itaú, que bancou a turné de 2008, pulou fora. E, para completar, surgem comentários de que João Gilberto tem uma hérnia de disco que estaria impossibilitando o seu trabalho normal.
                 Uma coisa é certa: para um velhinho de 80 anos completados em junho último, são problemas demais. Mas seus milhões de fãs não podem ficar sem saber o que está acontecendo com  o grande João Gilberto, o pai da Bossa Nova.

Nasce um raro puma branco

               Um filhote de puma foi apresentado hoje no Zoológico Attika Park, em Spata, cidade próxima a Atenas, na Grécia. O bichinho pesa apenas 2 quilos e toma 500 ml de leite diariamente. O nome do felino foi dado em analogia ao filme "Casper, the Ghost", no Brasil chamado de "Gasparzinho, o Fantasminha Camarada".

Confira os piores do Brasileirão

            Assim como a Bola de Prata, oferecida pela Revista Placar e a ESPN, a lista do "Bola de Lata" do Campeonato Brasileiro também é muito esperada. E tem até jogador da Seleção Brasileira: o goleiro Victor, do Grêmio Portoalegrense que foi o time que mais "cedeu" jogadores para o escrete perna de páu. Além de Victor, os gremistas Lúcio e Rafael Marques figuram entre os "convocados".
             A Seleção Bola de Lata está assim formada: Victor(Grêmio); Pará (Santos), Gabriel (America Mineiro), Rafael Marques (Grêmio) e Eltinho (Coritiba); Batista (Avaí), Serginho (Atlético Mineiro), Lúcio (Grêmio) e Marcelo Oliveira (Atlético Paranaense); Marcão (Atlético Goianense) e Jones Carioca (Bahia).
                                                    Eltinho, lateral do Coritiba foi o pior jogador do Brasileirão
              Seguindo o esquema da Bola de Prata, a Seleção Bola de Lata é formada com base nas notas dadas aos jogadores a cada rodada do Brasileirão. Cada jogador tem que participar de 16 partidas no mínimo. O pior jogador do Campeonato Brasileiro foi o lateral-esquerdo Eltinho, do Coritiba, que ficou com a nota média de 4,88.

Ivete Sangalo deixa o hospital

               A cantora Ivete Sangalo foi liberada hoje pelos médicos do Hospital Aliança, em Salvador. Mas ela terá que ficar em repouso absoluto por 20 dias, em sua residência. Só depois disso é que Ivete poderá reprogramar sua carreira. Vários shows já foram cancelados.
               O diagnóstico foi confirmado. A cantora tem meningite linfocitária viral. Muita gente da imprensa baiana e muitos fãs esperavam Ivete Sangalo na saída do hospital. Ela disse que estava comovida com tantas manifestações de carinhos e explicou que foi proibida pelos médicos de entrar na Internet.

Padre esfaqueado por mulher

               Em Canoas, na Grande Porto Alegre, um soldado da  Brigada Militar abordou hoje pela manhã, uma mulher que estava com a roupa toda suja de sangue, no bairro Niterói, próximo a Paróquia São Paulo. E logo apareceram populares com a informação de que o padre Jorge Inácio Lermen estava ferido dentro da igreja.
               Segundo informou a Polícia Civil, a mulher mostrava-se muito abalada psicologicamente, mas confirmou que havia agredido o religioso. Ela é Liliane Lemos D´Avila, de 30 anos. Seu nervosismo era tanto que ela não conseguiu explicar o motivo da agressão. Foi então levada para a Delegacia de Pronto Atendimento, mas deverá ser transferida para a Penitenciária Feminina Madre Pelletier, onde deverá esclarecer o que houve realmente.
                Sem condições de falar, o padre foi levado para o Hospital Pronto Socorro de Canoas, enquanto a polícia iniciava investigações para descobrir os motivos do estranho crime.

Duvido que Maomé aprovasse isso

      O australiano Mansor Almaribe, 45 anos, que mora Shapparton (Victoria, sul da Austrália) foi a Arábia Saudita para a peregrinação anual muçulmana, o "hajj". Segundo Jamal, seu filho mais velho, Mansor estava lendo e orando com um grupo de peregrinos, na cidade de Medina, quando foi abordado pela polícia religiosa. Em seguida foi acusado de blasfêmia. A polícia diz que ele insultou companheiros do profeta Maomé.
      Nesta terça-feira, Mansor foi julgado e condenado a um ano de prisão e 500 chicotadas. Pobre, ele não tem dinheiro para pagar um advogado. A princípio, a pena era de 2 anos de prisão, sendo depois reduzida para 1 ano. Como Mansor Almaribe sofre de diabetes e tem uma doença cardíaca, seu filho está assustado: "Duvido que ele sobreviva a 50 chicotadas" - disse.
       Não dá para aceitar um absurdo desses. Que eu saiba, Maomé (nascido no ano de 632) era um homem bom. Será que ele aprovaria o que estão fazendo com Mansor Almaribe ?