Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 21 de outubro de 2017

Nova vitória do Londrina na Série B



                      Parece que o Londrina se endireitou e está mesmo "mandando" nos jogos disputados no Estádio do Café. Nesta tarde de sábado, derrotou o Paysandu, de Belém do Pará, por 2 a 0, numa partida decidida logo no começo.

                     Jogando com os "mandantes" devem jogar, o Tubarão já saiu envolvendo o adversário nos contra ataques, marcando os gols necessários. Como bem disse o narrador do SporTV, o primeiro gol saiu de um verdadeiro "Festival de Lambanças". Lucas Ramon errou o cruzamento, mas a zaga paraense se atrapalhou toda. A bola sobrou para Negueba,que não perdoou: 1 a 0.



                     E no segundo, num lance de velocidade, Artur criou a oportunidade e cruzou. Carlos Henrique entrou pelo meio e tocou com consciência: 2 a 0. E ainda no primeiro tempo, o Londrina poderia ter ampliado, em função das seguidas falhas da defensiva visitante e dos bons contra-ataques armados especialmente por Jardel, Negueba e Artur. 

                     Já na fase final, a partida caiu bastante. Mal técnica e fisicamente, o Paysandu só mostrava vontade, enquanto o Tubarão passou a errar muito, especialmente com a saída de Negueba, por contusão. Ainda assim, surgiu a grande oportunidade, aos 16 minutos. O árbitro marcou um penalti inexistente do paraense Airton no londrinense Ayrton. E o apitador errou novamente quando não puniu com rigor o goleiro Emerson, que após a autorização para a cobrança, saiu do gol para reclamar, tirando a concentração de Germano. O lance voltou e, depois que tudo ficou esclarecido, Germano chutou contra a trave esquerda, perdendo o gol.



                     O jogo ficou ainda pior, com os paraenses só reclamando do árbitro, especialmente depois que anulou um gol marcado por Marcão. Mas foi uma anulação justa, porque a bola saiu visivelmente pela linha de fundo, antes do chute do centroavante do Paysandu. 

                       Nos últimos minutos, o jogo se arrastou, sem qualquer outra emoção para os 2.118 torcedores que proporcionaram uma arrecadação de R$ 31.441,00.

Amanhã tem GP dos EUA !

               Lewis Hamilton foi o mais rápido na manhã deste sábado no Circuito das Américas em Austin. No último ensaio antes do treino que definirá o grid de largada, o britânico superou Sebastian Vettel, que ficou em segundo. Bottas foi o terceiro e Kimi Raikkonen ficou com a quarta colocação. Felipe Massa fez uma boa sessão com sua a Williams, aparecendo em sexto. Logo mais, a partir das 19 horas de Brasília, acontece o treino que define o grid de largada do GP dos EUA.

Os grandes momentos de Paul McCartney na Fonte Nova !




                    Canções clássicas dos Beatles e da carreira solo do cantor foram acompanhados pelas 53 mil pessoas que estiveram na Arena Fonte Nova, ontem à noite. O ex-Beatle, cantou durante quase três horas:





                 ***       Yasmin virou atração para o grande público que foi acompanhar o show do ex-Beatle Paul MCCartney. Em um show eletrizante, ele mostrou toda a sua simpatia com os fãs baianos e atendeu ao pedido da baiana que desde o início do show exibia um cartaz com a frase: "this girl from Brazil wants to dance with you" (essa garota do Brasil quer dançar com você).
A dupla, então, dançou junto durante a música Birthday. Antes de começar a tocar, Paul ainda dedicou a canção a todas as pessoas que faziam aniversário ontem.

                  ***         Com um sucesso dos Beatles, Paul McCartney deu início ao show às 21h45, quinze minutos depois do horário previsto para o início do show. A música escolhida foi A Hard Day's Night.  ~                              Foi com ela também que o músico abriu o espetáculo em Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte - as três cidades brasileiras que receberam os shows além de Salvador. Nada melhor que começar com uma canção marcante, que o ex-Beatle nunca havia cantado em carreira solo e só foi incluída nesta nova turnê, One on One.
                   ***         Antes de cantar outro sucesso dos Beatles, "And I Love Her", Paul finalmente falou as palavras em baianês tão aguardadas pelo público. "Vocês são massa!", disse ele, para em seguida dar uma reboladinha de costas e arrancar os gritos da plateia. 
                   ***       Antes de dar início a "Blackbird", Paul avisou, também em português, que cantaria uma música sobre Direitos Humanos. Nesse momento, o público ensaiou um "Fora Temer". 

                    ***       Segundo a equipe de Paul, ele tomou algumas aulinhas para incorporar o vocabulário baiano e interagir melhor com público, como tem feito em todos os outros shows no Brasil. Em Porto Alegre, ele soltou um "tribom", um "trilegal" e um "bá" . "Obrigado, gaúchos e gaúchas!", disse novamente em português. Em Belo Horizonte, apostou na mineiríssima interjeição "sô".
                   ***       A chuva que começou a cair no estádio por volta das 20 horas  cessou no início da apresentação, assim como aconteceu na capital gaúcha na sexta-feira passada, onde choveu por três dias seguidos, e  na histórica apresentação que fez no Maracanã, em 1990, quando uma chuva que persistia por dias esvaiu-se milagrosamente uma hora antes de ele entrar no palco.

                 ***        Com duração de quase 3 horas, o show incluiu sucessos dos Beatles e da carreira solo do Paul , além de contar com várias surpresas visuais e tecnológicas: dois telões de led com 19 metros de altura, que exibirão vídeos e flashs da apresentação, plataformas submersas que sobem e descem em determinadas músicas, explosões de chamas e fogos de artificio.

                          
 O delegado famoso 
que virou presidiário



       A vida de Omar Abud, 50 anos, um dos mais conhecidos delegados gaúchos, virou de cabeça para baixo. O policial passou de um lado das grades para outro, em questão de meses. Está preso no xadrez do Grupamento de Operações Especiais (GOE) no segundo andar do Palácio da Polícia, a sede da Polícia Civil gaúcha, em Porto Alegre, condenado a 32 anos de reclusão por integrar organização criminosa e lavar dinheiro.

                    Chefiou no início da carreira as principais delegacias especializadas do Rio Grande do Sul, como as de Roubos, de Capturas e Furto de Cargas, entre outras. Peregrinou também pelas principais DPs de bairros, onde, de acordo com seus amigos, era temido.
                       A reviravolta na trajetória de Abud começou em fevereiro, quando foi preso na Operação Financiador, deflagrada pelo Ministério Público e Corregedoria da Polícia Civil. A investigação tinha como alvo integrantes de uma facção criminosa, os Bala na Cara, que utilizaram um mercado em Alvorada como fachada para lavar dinheiro e repassar mercadorias roubadas. A apuração apontou que Abud e outro policial civil, o comissário Luís Armindo Gonçalves, financiavam uma quadrilha especializada em estelionato e roubo de cargas. A denúncia apresentou comprovantes de repasses de valores pelos policiais para que os crimes continuassem e eles conseguissem lucros em cima destes valores. Os financiamentos seriam por meio de intermediários — alguns deles, familiares dos policiais — para dificultar o rastreamento.



Tubarão, que gosta de água, pode
 jogar com chuva, logo à tardinha

                   

               O fim de semana está chuvoso em Curitiba e no interior do Paraná. Aqui em Londrina, deve chover agora à tarde cerca de 14mm, segundo as previsões. E o jogo Londrina x Paysandu pode ser disputado sob chuva, às 17h30m.

          Um sistema de baixa pressão, que está entre a Argentina e o Paraguai, contribui para manter a umidade sobre o estado, o que faz com que as chuvas apareçam durante todo o período. A previsão é de que junto com a chuva venham raios e ventos de até 60 km/h no interior.
           Na capital, as temperaturas terão alguma elevação, com o sábado tendo máxima de 22ºC e o domingo mais quente, com máxima prevista para os 24ºC. Mas a instabilidade será predominante, o que faz com que o céu fique nublado durante os dois dias e as chuvas apareçam a qualquer hora. 
      As chuvas mais violentas devem ser registradas no Noroeste, Norte e Oeste do Paraná. O choque entre o fluxo de ar quente, vindo da Amazônia, com a massa fria e úmida faz com que a chuva caia em grandes volumes. É esperado, por exemplo, que chova cerca de 60 milímetros na região de Foz do Iguaçu.
               As temperaturas caem no interior, mas não de maneira significativa, de acordo com o órgão de monitoramento meteorológico. As máximas devem ser registradas na porção mais ao norte, com Jacarezinho batendo à casa dos 29ºC. Já as mínimas ficam reservadas ao extremo sul do Paraná, onde faz 15ºC em União da Vitória.
Por que aqui em Londrina
 não existe esse trabalho ?


                                                                                           (Tribuna do Paraná)
 

                         O Sescap-PR está realizando mais uma edição da campanha de recolhimento de Lixo Eletrônico (E-Lixo) neste sábado, na Praça Santos Andrade, em Curitiba. O objetivo é dar uma destinação correta, sem agredir o meio ambiente, a todo resíduo proveniente de equipamentos eletroeletrônicos. E eu fico me perguntando: porque em Londrina não existe esse trabalho ?

               Esta iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e tem apoio do Instituto Lixo Zero Brasil e do Secovi (Sindicato da Habitação e Condomínios). A campanha surgiu em 2011 para atender a demanda das empresas representadas pelo Sescap-PR, que são grandes geradoras de lixo eletrônico e, com a forte adesão da população, passou a ser realizada em praça pública.

          Desde 2011, quando ocorreu a primeira edição da campanha do Sescap-PR, foram recolhidos 422.534 quilos de materiais recicláveis nas cidades de Arapongas, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Toledo, Umuarama e Sabáudia.
              Pode ser descartado todo material proveniente de equipamentos eletroeletrônicos: computadores; monitores; impressoras; rádios e equipamentos de som; aparelhos de telefone e celulares; aparelhos de fax; televisores; câmeras fotográficas, entre outros. 
               Na Capital, o material coletado é entregue à Recicla Eletrônicos, que possui licença ambiental para fazer o processamento completo dos resíduos.
                 Mas s campanha NÃO recolhe lixo hospitalar, pilhas e lâmpadas, cujo manuseio demanda cuidados especiais.
                 Vale lembrar que os eletroeletrônicos contêm produtos químicos altamente tóxicos, como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio que em contato com o solo contaminam o lençol freático, e quando queimados poluem o ar, além de colocar em risco a saúde dos catadores de lixo.


                 


E o "pau quebrou" de novo
  no bairro boêmio de POA


                   Na semana passada, comentei aqui sobre as brigas que andam acontecendo na Cidade Baixa, bairro boêmio de Porto Alegre. Pois nesta última madrugas, mais duas pessoas ficaram feridas após uma confusão entre frequentadores do local.  O confronto ocorreu na Rua João Alfredo, próximo à Rua Luiz Afonso, pouco antes das 4 horas da madrugada.  Segundo testemunhas, várias garrafas foram arremessadas durante a confusão. E um dos feridos chegou a ser socorrido pelo Samu.  A Brigada Militar foi acionada, mas, quando chegou ao local, a confusão já havia terminado. Ninguém foi preso. A motivação do confronto é desconhecida pelos policiais. 

           
                Fim de noite. Os brigões já foram dormir e começa a limpeza da rua João Alfredo

     Na manhã deste sábado, a reportagem da Rádio Gaúcha e do jornal ZeroHora percorreu a  rua João Alfredo para ouvir os relatos dos moradores sobre a situação. Isadora Machado, de 31 anos, mora em um dos prédios da região e diz que fica incomodada com o intenso barulho gerado pelos frequentadores do local. "Já começa desde quinta-feira e vai até domingo. Tem funk na frente dos prédios, gritaria e briga. Tá cheio de garrafa quebrada. A gente não vê problema em quem está nos bares. O problema é essa chinelagem incomodando os moradores. Eu tenho criança pequena e ela acorda de madrugada e não consegue dormir mais" — disse.   A reportagem percorreu a região e constatou muitos cacos de vidro espalhados. 

                    A cabeleireira Mônica Bargan, de 55 anos, disse que se sente acuada por conta da aglomeração de pessoas. Moradora da João Alfredo desde 2012, ela disse que os problemas de barulho se intensificaram nos últimos três anos. Sabendo da confusão da última madrugada, ela prevê que na noite deste sábado também terá dificuldades para dormir.  "Será mais uma noite de tensão. E muito barulho. Eu não saio para a rua por causa dos assaltos ou da bagunça. Pode vir uma pedra ou uma garrafada". — ponderou. 
            Desde o início do ano a João Alfredo, conhecido ponto boêmio em Porto Alegre, passou a concentrar episódios de tensão. Por pelo menos duas vezes, a polícia dispersou frequentadores, que costumam ocupar toda a rua nas madrugadas de sexta e sábado. De um lado, boêmios defendem o direito de permanecer na via sem entrarem nos bares. De outro, moradores reclamam da impossibilidade de dormir com o barulho e as frequentes confusões. A Brigada Militar vem fazendo operações mais constantes — o comandante responsável pelo policiamento disse que "os resultados virão com o tempo".
Na prefeitura, há um grupo de trabalho que integra moradores, donos de bares, polícia e funcionários públicos para discutir soluções. Um decreto deve ser apresentado nas próximas semanas para tentar pacificar a região.