Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Foro Privilegiado
 deve mesmo cair


            O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou para amanhã a conclusão do julgamento que deve reduzir o alcance do foro privilegiado de deputados e senadores.  Dez dos 11 ministros já votaram a favor da restrição ao foro. Desses, sete para tirar do Supremo casos cometidos fora do mandato e também aqueles não ligados ao cargo, conforme propôs o ministro Luís Roberto Barroso. Três votaram na proposta do ministro Alexandre de Moraes, de manter no STF todos os processos de crimes cometidos durante o mandato, independentemente da relação com a atividade parlamentar.

                O foro por prerrogativa de função, o chamado "foro privilegiado", é o direito que têm, entre outras autoridades, presidente, ministros, senadores e deputados federais de serem julgados somente pelo Supremo.

                   O julgamento para discutir o assunto começou no ano passado, foi interrompido duas vezes (em maio e em novembro) e foi retomado nesta quarta-feira, quando já havia oito votos favoráveis à restrição do foro. Nesta quarta, também votaram pela limitação do foro os ministros Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Na sessão de amanhã, o último a votar será o ministro Gilmar Mendes.
A proposta de Barroso estabelece ainda que o processo não mudará mais de instância quando se alcançar o final da instrução processual – última fase antes do julgamento de uma ação, quando as partes apresentam as alegações finais.


Thiago está de volta !


 
                   Thiago Fragoso voltou ao trabalho ontem, após passar por uma cirurgia no rim. Liberado pelos médicos, o ator retornou aos estúdios da Globo para gravar suas últimas cenas em O Outro Lado do Paraíso. Animado e cheio de disposição, Thiago postou no Instagram um vídeo declamando a clássica frase de Clara (Bianca Bin), a vingativa da novela e seu par romântico.
        " Vocês não sabem o prazer que é estar de volta"  — brincou.
Avião se acidentou em Ubatuba
                             


                      Um vídeo obtido pelo G1 chegou a  mostrar,  a aeronave envolvida em um acidente em Ubatuba (SP) na noite de ontem.  E a foto que vemos nos mostra o avião em uma área de brejo, vizinha ao aeroporto da cidade, com avarias principalmente nas asas. 

          Dez pessoas, incluindo dois membros da tripulação, estavam a bordo. Os passageiros sofreram apenas ferimentos leves, foram atendidos no hospital e liberados na mesma noite.
            O avião está em uma área isolada pela polícia, rodeada por mato. Peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (Cenipa) estão hoje no local para dar início à apuração sobre a ocorrência, bem como o motivo do acidente. Imagens, momentos antes do impacto, mostraram o avião sobrevoando o aeroporto de Ubatuba.
         Dentro do avião estava um empresário de São Bernardo do Campo (SP). A aeronave é um PC-12, da fabricante Pilatus com capacidade de até 9 ocupantes, além do piloto. Ele é operado pela Wheaton Brasil Vidros S.A, de propriedade deste empresário.

               O avião, que partiu de Angra dos Reis e ia para o Campos de Marte, em São Paulo, está com todos os certificados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em dia.
               A assessoria de imprensa da empresa locadora do avião disse que a manutenção dele estava em dia, assim como a documentação do piloto e do copiloto.
É fogo pra todo lado !



                 Um incêndio destruiu um barracão(foto) que abrigava duas escolas de samba na Zona Portuária do Rio, na manhã desta quarta-feira. Ninguém se feriu. Por volta das 10 horas, o fogo já havia sido controlado e o tráfego na Avenida Brasil, que chegou a ser interditada, foi liberado.

                Na manhã de ontem, outro incêndio destruiu parte do Centro de Distribuição das Drogarias Pacheco, na Rodovia Presidente Dutra, no acesso à Linha Vermelha, na Pavuna, Zona Norte do Rio.
  Primeiro, foram os frangos; 
agora EUA brecam nosso aço



                 O governo informou nesta quarta-feira  que os EUA interromperam as negociações e decidiram aplicar, imediatamente, medidas restritivas para a importação de aço e alumínio brasileiro que estava temporariamente suspensa.

           De acordo com o governo, a Casa Branca ofereceu ao Brasil a opção de sobretaxa ou quotas de exportação. O setor de alumínio preferiu a primeira e, o de aço, a segunda.

De acordo com o MDIC, o governo norte-americano ofereceu ao Brasil a possibilidade de sobretaxa ou então de definição de quotas de exportação de aço e alumínio brasileiro, em que a sobretaxa não seria aplicada.
 O Brasil é o segundo maior exportador de aço para os EUA. O peso dos EUA é maior entre os produtos semimanufaturados - em janeiro deste ano, por exemplo, eles compraram 53% do total exportado pelo Brasil.

 O dia seguinte das
vítimas do incêndio




              O site g1.globo nos conta que  moradores do prédio que pegou fogo e desabou no Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo, dormiram na rua na madrugada desta quarta-feira e enfrentaram frio, fome e furtos. Alguns se recusaram a ir a abrigos porque dizem que não são moradores de rua e querem uma moradia fixa.

  •           O prédio era ocupado por 372 pessoas, de 146 famílias, segundo o Corpo de Bombeiros. Ao todo, 320 pessoas foram cadastradas como desabrigadas após o incêndio e 40 delas buscaram atendimento na assistência social. Quarenta e quatro pessoas ainda não foram localizadas – não se sabe se elas estavam no local do acidente. Apenas um homem é considerado desaparecido. Os bombeiros tentavam resgatá-lo quando o imóvel ruiu.
               Segundo a Cruz Vermelha, cinco toneladas de doações foram arrecadadas. Os itens já são suficientes para atender as famílias, diz a entidade, e o excedente irá para outras ações assistenciais.
                      “Furtaram meus sapatos e minha bolsa”- disse Rilthon Kelce Maia Brandão, de 53 anos, morador do "prédio de vidro", como a edificação ocupada irregularmente era chamada.
Bernardinho não
 será candidato



                     O Partido Novo anunciou nesta quarta-feira que o ex-técnico da Seleção Brasileira de vôlei Bernardinho não será candidato ao governo do Rio nas eleições deste ano. Após muitos meses de expectativas, ele terá papel de embaixador da legenda na disputa eleitoral.

            "Bernardo Rezende decidiu não lançar seu nome como candidato nestas eleições. Todos nós tínhamos a expectativa de contar com seu nome como candidato, mas ao mesmo tempo sabíamos que esta era uma decisão pessoal e que não havia como interferir diretamente" - diz a nota que será divulgada pelo partido nas redes sociais em instantes.


       FALTAM 43 DIAS PARA O INÍCIO DA COPA DO MUNDO.  A RÚSSA SE PREPARA PARA A MAIOR FESTA DO FUTEBOL MUNDIAL ! 
Libertadores
Santos classificado. Grêmio quase



                O Santos perdeu por 1 a 0 para o Nacional, lá no Uruguai, gol de Barcia, mas se  classificou para a fase seguinte da Copa Libertadores, porque no outro jogo de ontem o Garcilaso do Perú empatou (0 a 0) com  Estudiantes da Argentina

                 Já o  Grêmio, jogando em Porto Alegre, meteu 5 a 0 no Cerro Porteño do Paraguai. Os gols foram de Everton(2), Ramiro, Jael e Cícero.  Os gaúchos assumiram a liderança do Grupo A  e estão muito perto da classificação.

Hoje tem Vasco x Cruzeiro, Corinthians x Independiente,  Junior (Colômbia) x Boca Juniors, Atlético Tucuman (Argentina) x Peñarol e Delfin(Equador) x Colo Colo (Chile).
Prisão preventiva para  Daiane


                    O juiz Luiz Gonzaga Tucunduva de Moura, responsável pelo Plantão Judiciário do feriado desta terça-feira, decretou a prisão preventiva de Daiane Cristina Freire, 37 anos, acusada de provocar um acidente na madrugada da última segunda-feira na esquina das avenidas Dez de Dezembro e Guilherme de Almeida, zona sul, quando duas pessoas morreram. Jean Goulart Camargo, 26 anos, e Eliede dos Santos Oliveira, 42 ano, que estavam em uma moto, foram arremessados assim que o Peugeot conduzido por Daiane bateu violentamente na traseira.          

              A dupla morreu na hora. Segundo a Polícia Militar, a motorista afirmou que voltava de um churrasco e confessou que havia ingerido bebida alcóolica. Ela foi detida em flagrante após o teste de alcoolemia e encaminhada ao 3º Distrito Policial