Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Linhares entrevista Mário Sérgio

          Quem me ligou agora há pouco foi o amigo Rodrigo Linhares, com quem eu não conversava há um bom tempo. Mas sempre curto o seu blog, o seu programa na Paiquerê e as suas mensagens no Facebook. A propósito, Linhares vai entrevistar domingo próximo, no seu "Plantão Paiquerê", o grande Mário Sérgio, verdadeiro craque do passado. Esse cara jogava muito. Não vou perder esse papo.
          Linhares está eufórico, na expectativa da chegada da filha Mariana, que nasce no mês que vem. Um grande abraço a ele e à Daniela, sua querida esposa.
         

Libertadores: como serão as oitavas

             O confronto brasileiro entre Fluminense e Internacional aparece como o destaque das oitavas-de-final da Copa Libertadores da América, que ficaram definidas depois dos dois jogos finais, disputados no fim da noite de ontem: Universidad de Chile 2 x Atlético Nacional l e Peñarol 4 x Godoy Cruz 2.
            Flu e Inter vão se pegar no Beira-Rio (dia 25) e depois no Engenhão (dia 10 de maio). Já o Corinthians enfrenta o Emelec(Equador), nos dias 2 de maio em Guaiaquil e 9 de maio no Pacaembu. O Vasco pega o Lanus, primeiro em casa (dia 2 de maio) e depois fora (dia 9 de maio). Por seu turno, o Santos vai primeiro a La Paz, enfrentar o Bolivar, na quarta-feira que vem (dia 25) e decide em casa, no dia 10 de maio.
                      O Flu foi o melhor da Fase de Grupos e segue como um dos favoritos
          As outras disputas são: Union Española  x Boca Juniors, primeiro no Chile e na volta em Buenos Aires, nos dias 2 e 9 de maio. A Universidad de Chile joga a primeira na Bolívia, com o Deportivo Quito, e a segunda em Santiago, nos dias 3 e 10 de maio. O Libertad vai ao México jogar com o Cruz Azul, dia 1º de maio, e depois decide em Assunção, no dia 8. E o Velez Sarsfield fará o jogo de ida em Meddellin, no dia 1º, recebendo o Atlético Nacional, em Buenos Aires, no dia 8 de maio para o jogo da volta.
             E não adianta arriscar palpite. Serão jogos complicadíssimos

Filho de Leonardo sofre grave acidente

             Levou anos para que o cantor Leonardo se recuperasse da perda do irmão e parceiro Leandro, que morreu cedo, por causa de uma grave doença.  Mas Leonardo superou o drama e refez sua carreira, a ponto  de se tornar um dos mais populares interpretes da música brasileira. Agora ele está vivendo outra situação dramática. Seu filho Pedro, que é membro da dupla Pedro e Thiago, sofreu um grave acidente automobilístico, esta madrugada, próximo a cidade goiana de Itumbiara. Ele está sedado na UTI do hospital local, em coma induzido. Seu estado é grave, mas estável.
                                         Pedro (de óculos) e seu parceiro Thiago
             Pedro Dantas da Costa, 24 anos, sofreu traumas no crânio e no abdome. Foi submetido, agora à tarde, a uma cirurgia. Ele dirigia sozinho, voltando de um show, em direção a cidade de Goiania, quando seu carro capotou. Nenhum outro veículo se envolveu na batida
          

A Foto do Dia

         Mais uma vez, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece recebendo visita, na secção Foto do Dia. Durante a sessão diária de fonoaudiologia que realiza no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Lula recebeu hoje o ex-craque e atual deputado federal Romário (PSB-RJ), que também foi levar o seu  abraço ao ex-presidente.
        Uma coisa que tenho observado é que gente de todos os partidos políticos e de todas as correntes sociais tem apoiado Lula. O homem é muito querido mesmo.

Presidente do Fla desiste de chefiar Seleção

         Depois de aceitar o convite da CBF, a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, desistiu de chefiar a delegação feminina de futebol  que vai aos Jogos Olímpicos. Patrícia distribuiu um comunicado, dizendo que embora reconheça a importância da competição, sua preferência é o Flamengo, não podendo ficar afastada do clube por 30 dias.
          Mas já se especula que Patrícia pode ter percebido que o presidente José Maria Marin vai interferir em tudo e preferiu não se desgastar com ele e com a CBF. Há também quem diga que a presidente do Flamengo não gostou de uma brincadeira feita por Marin, por ocasião do convite a ela feito.
           É que o presidente cometeu uma gafe e disse na ocasião: "Conversando com nosso representante lá em Londres, ele me disse que devemos nos preocupar com a cozinha, porque a comida lá é ruim. Vamos ter cozinheiro, para garantir. Você, Patrícia, não vai precisar cozinhar lá não, tá ?"
            Visivelmente constrangida, a presidente do Flamengo disse apenas que não cozinhava.
            Pelo jeito, Marin vai se celebrizar como mais um rei da "bola fora". É uma por dia.

A convocação do basquete feminino

       A Seleção Brasileira que vai disputar o torneio olímpico de basquete feminino foi convocada ontem pelo técnico Luiz Claudio Tarallo, que assumiu o cargo logo após a saída de Enio Vecchi, que classificou o Brasil para a competição mas foi dispensado, na minha opinião injustamente.
     Tarallo é um treinador mais conhecido nas categorias menores, nas quais obteve muitos títulos, inclusive dirigindo seleções nacionais sub-18, sub-19, sub-20, sub-21 e cadetes. Foi assistente de equipes adultas e tem bom histórico como técnico de clubes. Ele tem 46 anos e é paulista de Louveira. Não conheço pessoalmente o novo responsável pelo time feminino do Brasil.
     Na convocação feita ontem figuram as principais atletas da modalidade no País. Mas a lista não me agradou. Não acredito no sucesso de um time que tem Iziane, do Maranhão Basquete. É uma conhecida criadora de casos, não respeita treinadores e até já derrubou técnicos anteriores da Seleção. Ela também não atendeu à algumas convocações feitas pela CBB.  Em fevereiro,  chegou a declarar que preferia um bom salário na WNBA, ao prestígio de disputar uma Olimpíada por seu país. Mudou de opinião agora, quando o Seattle Storm fechou suas portas pra ela.
       Já a pivô Erika, a outra estrela do Brasil, fez um acordo com o Atlanta Dream, equipe que defende nos EUA, e só jogará a WNBA após o fim dos Jogos Olímpicos. A mesma coisa ocorrerá com Damiris, que joga no Minnesota Lynx.
        A Seleção Brasileira começa a treinar dia 1º de maio, em Jundiaí, e fará amistosos contra as seleções da Austrália, Estados Unidos e França. Além de  Iziane, Érika e Damiris, estão convocadas Adrianinha, Babi, Clarissa, Franciele, Gilmara, Jaqueline, Joice, Karla, Nádia, Palmira, Chuca, Patrícia, Renata, Silvia e Tássia.

Os 71 anos de Roberto Carlos

           O "rei" Roberto Carlos fez 71 anos ontem, e a data foi muito comemorada. Mais de 8.500 pessoas foram ao Maracanãzinho e viram quase duas horas de show. Um bolo foi levado ao palco, dividindo espaço com as rosas vermelhas e brancas, que no final foram distribuidas. O povo enloquecido cantou o "Parabéns pra você" num coro gigantesco.
           Como sempre, a primeira música foi "Emoções". Depois, Roberto cantou seus principais sucessos, delirantemente aplaudido. E o público cantou "Como é grande o meu amor por você", emocionando o Rei.
             Quase no final, o Maracanãzinho lotado viveu outro momento de grande emoção. As luzes foram todas apagadas e milhares de celulares foram acesos. Ficou tanta gente do lado de fora, que Roberto Carlos resolveu repetir a dose, hoje à noite, para os que não conseguiram ingresso. E vai lotar de novo.

Vão trabalhar vagabundos

          Vagabundos que preferem ser chamados de "ativistas" estão apoiando a legalização da maconha e, na manhã de hoje, realizaram um ato na prais de Copacabana, no Rio. Eles espalharam quatrocentas e vinte réplicas da muda da erva pelas areias da famosa praia.
          O protesto quer chamar a atenção do povo para o julgamento do Supremo Tribunal Federal, que vai decidir se é constitucional ou não o dispositivo da Lei de Tóxicos que tipifica como crime o uso de drogas para consumo próprio.
           Se contra o Fumo  comum já está sendo feita uma grande pressão, tudo que se refere ao uso de Maconha tem mesmo que ser proibido e tipificado como crime. O protesto de hoje é coisa de vagabundos que não têm mais o que fazer.

As oitavas da Copa do Brasil

          Agora sim, a Copa do Brasil vai pegar fogo. O nível da disputa cresce muito, porque desta vez não temos nas oitavas-de-final nenhum time sem tradição, como em edições anteriores do torneio. Acho que o Payssandu, do Pará, é o que menos tem se destacado nos últimos anos, mas é um clube grande. Ganhar dele lá em Belém, é  difícil. E esta missão será do Coritiba, com o primeiro em Curitba e o segundo lá no Norte.
         Os clubes paranaenses não deram sorte, porque os três terão que disputar o decisivo segundo jogo fora de casa. O Atlético, por exemplo, vai ter que decidir sua passagem para as quartas-de-final em Belo Horizonte, contra o Cruzeiro. O jeito é abrir vantagem na primeira partida.  E o Paraná Clube também pega um  adversário forte, o Palmeiras. Mas o Verdão de vez em quando se encolhe.Quem sabe ?
          Ponte Preta x São Paulo, Fortaleza x Grêmio, Portuguesa x Bahia, Goiás x Atlético Mineiro e Vitória x Botafogo serão os outros confrontos. Não vejo um favorito escancarado em nenhuma destas disputas, a partir de quarta-feira que vem.

Só o ouro em Londres segura Mano

           Repercutiu intensamente a notícia de que o novo presidente da CBF, quer ver a lista de convocados da Seleção Brasileira 48 horas antes da divulgação oficial. E agora ficou pior ainda: José Maria Marin disse em entrevista à rádio Bandeirantes que a permanência de Mano Meneses no comando da Seleção está condicionada à conquista do ouro nos Jogos Olímpicos.
                                                   José Maria Marin fala demais        
   Depois, Marin tentou amenizar, dizendo que ''não apenas na Seleção, mas em  qualquer equipe do Brasil, o que segura o treinador são os resultados. Não é o Marin que dispensa, são os resultados"- salientou.
            Imaginem como estará a cabeça de Mano cada vez que ele colocar a equipe em campo, sabendo que se perder o jogo também perde o emprego. Acho que o novo comandante da CBF já está mostrando que lhe falta classe para um cargo tão observado pelo povo. Vai se meter em confusão logo, logo.

Cincão já chega ensinando

           Com apenas um ano e oito meses de vida, o Cincão Esporte Clube já começa a mostrar a outros clubes mais velhos novas idéias e muita criatividade. Esse clube de benefícios oferecido a quem se tornar "sócio torcedor " é bem interessante. Além de entrar de graça nos jogos, os portadores do Cartão do Cincão terão seguro, exames clínicos e laboratoriais, auxílio funeral, desconto grande nas consultas médicas particulares, convênio com o SOS Saúde e ainda uma camisa do time alvirubro, além de descontos em estabelecimentos comerciais e clubes de lazer.
            Fico sabendo agora que o vice-presidente do clube  é o dinâmico Aldemar Mascarenhas, que entre outras coisas preside a Federação Nacional dos Lotéricos. É um homem de muitas idéias boas, e que certamente deve estar ajudando muito o presidente Gilberto Ponce.
            Parece que a preparação para a Segundona Paranaense está sendo de forma adequada, o que nos enche de esperanças de que Londrina tenha um novo representante forte no futebol, tocado por empresários daqui mesmo. Vou torcer muito pelo sucesso do Cincão. Com o Adriano Coelho na gerência de futebol certamente vai "chegar".
            Na última quarta-feira, o Cincão foi a Arapongas, para um jogo-treino com os reservas do Arapongas. Perdeu por 2 a 1, mas começou ganhando com um gol de Negretti. O Arapongão virou com gols de Felipe e João Sales.
            Para quem deseja participar das promoções e da vida do Cincão Esporte Clube, o telefone é (43) 3321-9149. A estréia do time na Segundona será no dia 1º de Maio, no Estádio do Café, contra o Cascavel.