Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 22 de abril de 2012

Sufoco dos "grandes" em Minas

       Os grandes de Minas Gerais passaram apertado na primeira partida das semifinais do Campeonato Estadual. À tarde, em Juiz de Fora, o Atlético Mineiro só empatou com o Tupi, em 1 a 1. Danilinho botou o Galo na frente, mas Michel Curi, com um lindo gol de falta, empatou. O segundo jogo será em Belô.
        E agora a noite o Cruzeiro praticamente escapou de uma antecipada eliminação. Chegou a estar perdendo por 3 a 0 para o América Mineiro, que ainda perdeu um penalti, cobrado por Fábio Junior. Mas a Raposa reagiu e fez dois gols, com Bobô e Roger. Mesmo perdendo por 3 a 2, o Cruzeiro ainda tem chances de se reabilitar no segundo jogo. Os gols do Coelho no jogo de hoje foram feitos por Rodriguinho, Gabriel e Alessandro.
                             Rodriguinho fez um gol e Fábio Junior perdeu um penalti

Palmeiras também está eliminado

        A zebra estava mesmo solta em São Paulo. À tarde foi o Corinthians, e agora a noite chegou a vez do Palmeiras ser eliminado, na derrota de 3 a 2 para o Guarani, em jogo disputado no Brinco de Ouro, em Campinas. Bem feito para os paulistas, que já estavam se programando para assistir o Derbi entre Corinthians e Palmeiras e agora vão ter que "engolir" o Derbi Campineiro, entre Ponte e Guarani.
         O Guarani mereceu ganhar. Fez até gol olímpico, o primeiro do jogo, marcado por Fumagalli. Os outros dois foram anotados por Fabinho. Para o Palmeiras, Marcos Assunção e Henrique fizeram os gols. E não me venham com reclamações contra a arbitragem. Assisti o jogo. Ganhou o melhor.

Londrina: quinto jogo sem vitória

        Quem ainda achava que o Londrina fez um bom campeonato, certamente mudou de idéia hoje. O Tubarão vou a perder em casa e "entregou de mão beijada" a vaga na Série D Nacional para o bom time do Cianorte, que ganhou por 1 a 0, com gol marcado pelo zagueiro Valdir, no início do segundo tempo. E que comemorou a conquista da vaga no final (foto).

         Foi o quinto jogo seguido do Londrina. Depois que o time começou a se preocupar mais com os árbitros do que com os adversários, nunca mais ganhou um jogo. Aquele embalo que a equipe vinha mantendo no início do returno desapareceu por completo. O Tubarão voltou a ser um time ruim, mal dirigido por um treinador despreparado e sem confiança na retaguarda diretiva, inteiramente descontrolada. Amanhã, conversaremos mais sobre o assunto.
         
 ******  O Norte do Paraná perdeu hoje um tradicional representante no Campeonato  Paranaense. O Roma Apucarana foi rebaixado para a Segunda Divisão, com o empate em Paranavaí, por 1 a 1. O time apucaranense ganhava até o último minuto, quando Francis fez o gol de empate do Paranavaí, que consolidou a sua permanência na Primeira Divisão. O gol do Roma, marcado aos 44' do 1º tempo, teve como autor o meia Ricardinho.

 ******  Quem decepcionou hoje foi o Arapongas, que perdeu em casa para o Rio Branco, por 3 a 2. Mas, com a derrota do Londrina,  o time araponguense se  garantiu na Série D Nacional. O time de Paranaguá chegou a estar ganhando por  3 a 0, gols de Denis(2) e Renan Meduna. Mas o Arapongas reagiu e fez dois gols, com Tiago Adan e Paulo Morais.

******  No outro jogo da rodada, no Estádio Coronel Emílio Gomes, em Iraty, vitória do Operário sobre o Iraty, por 4 a 2. Marcelinho, Lenno e Baiano para o Fantasma, e Marcelo (2) para o Iraty foram os goleadores.

Coritiba é o campeão do returno

             O Coritiba ganhou o clássico Atletiba, disputado esta tarde, e ganhou antecipadamente o título do returno paranaense. Foi um clássico muito disputado. Uma pena que tenha sido presenciado apenas pela torcida coxa, já que por acordo feito entre os dois clubes e a Federação, o acesso dos atleticanos foi vetado, compensando o que ocorreu no primeiro turno, quando os coxas não viram o clássico.
             O Alviverde ganhou por 4 a 2, com gols de Everton Ribeiro, Lincoln, Roberto e Renan Oliveira, descontando Paulo Baier e Zezinho para o Furacão, que jogou com um homem a menos desde o primeiro tempo, quando Guerron agrediu Lucas Mendes e foi expulso.
               Com o resultado de hoje, fica garantida a realização de mais dois clássicos Atletiba para decidir o Campeonato Paranaense, porque o Atlético ganhou o primeiro turno.

Vasco e Fogão decidem a Taça Rio

          O Vasco ganhou do Flamengo, por 3 a 2, e é finalista da Taça Rio, candidatando-se para enfrentar o Botafogo na decisão desta fase do Campeonato Carioca. O Mengo abriu o placar, com Vagner Love, mas o Vascão reagiu, virou o jogo e chegou a 3 a 1, através de Éder Luis e Felipe(2). O rubronegro Kleberson ainda marcou o segundo do seu time, mas os cruzmaltinos garantiram o triunfo.
       O novo fracasso deve aumentar a crise no Flamengo, que fecha o semestre sem ganhar nada, mesmo com um investimento alto. Muita coisa deve rolar antes do Campeonato Brasileiro.

Santos passou fácil pelo Mogi

           Moleza pegou o Santos, que recebeu na Vila Belmiro o frouxo Mogi Mirim. O Peixe fez dois a zero, com gols de Maranhão e Neymar. Um público de 10.635 pagantes viu o jogo, marcado pela superioridade santista e pelo medo de jogar do Mogi.
                                                      Neymar como sempre fez o dele
           Com a vitória, o Santos chegou às semifinais do Paulistão e vai enfrentar o São Paulo. Mas antes, o Alvinegro terá que encarar a altitude da Bolívia para jogar com o Bolivar pela Libertadores, quarta-feira à noite.

Timão caiu da Ponte e se afogou

       O que poucos esperavam aconteceu. A Ponte Preta  derrotou o Corinthians no Pacaembu, por 3 a 2, e eliminou o Timão da luta pelo título do Paulistão. É aquilo que eu vinha criticando: os times ficaram se  matando durante três meses, em partidas desinteressantes, que não valem nada. Agora, num jogo só, o melhor da primeira fase vai para o espaço. Campeonato mal feito esse de São Paulo. Culpa dos, que clubes aceitaram. 
        Fórmula a parte, o Corinthians mereceu a eliminação. Méritos totais para a Ponte, que mereceu plenamente a vitória. E o Timão também foi castigado por uma deslealdade cometida por ocasião  do seu primeiro gol. O campineiro Renato Cajá estava caído, mas os corinthianos mandaram o fair-play às favas e deram sequência ao jogo. Willin chutou e fez o gol. Sacanagem.
        Willian Magrão, Roger e Rodrigo Pimpão marcaram os gols da Ponte. Além do "gol sujo" de Willian, o Corinthians fez outro, através de Alex. Em tempo: o goleiro Julio Cesar ajudou a enterrar o Corinthians.

Vai ter Grenal na decisão do returno

       O Internacional meteu 4 a 0 no Veranópolis, com a maior facilidade, hoje à tarde no Beira-Rio. Com isso, chegou a final da Taça Farroupilha (returno do Gauchão). A decisão será com o Grêmio, também na casa do Colorado.

        No primeiro tempo, 2 a 0, com gols marcados pelo argentino Dátolo. Na fase final, Leandro Damião(foto) fez 3 a 1 e Indio fechou o placar, anotando o quarto gol.
         O grande problema do Inter é que, antes do Grenal, ele terá que enfrentar Fluminense pela Libertadores, quarta-feira, mais uma vez no Beira-Rio.

Argentina campeã. Brasil em terceiro

           Terminaram agora as disputas do Pré-Mundial de Futsal, disputado em Gramado, no Rio Grande do Sul. A Argentina ficou com o título do torneio, vencendo na final a Seleção Paraguaia, que mostrou cansaço, certamente em virtude do esforço feito na semifinal para eliminar o Brasil, na prorrogação. E  hoje tivemos mais uma vez prorrogação, porque argentinos e paraguaios terminaram o jogo empatados em 1 a 1. E no tempo adicional ninguém marcou. A definição foi para os penaltis, e aí deu Argentina, por 7 a 6.
           Na preliminar, decidindo o terceiro lugar, o Brasil goleou a Colômbia por 5 a 1. As quatro seleções - Argentina, Paraguai, Brasil e Colômbia - estão classificadas para o Campeonato Mundial, marcado para novembro, na Tailândia.

Nadal é Octa em Monte Carlo

            O tenista espanhol Rafael Nadal conquistou neste domingo o título de octa campeão do Masters 1000 de Monte Carlo. Êle quebrou o jejum de vitórias sobre o número um do mundo Novack Djokovic vencendo a partida decisiva por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1. Nos sete jogos anteriores, o sérvio havia derrotado Nadal. Mas hoje Djokovic não jogou bem.
            Este foi o 33º conseguido por Rafael Nadal em torneios no saibro. Ele não perdeu nem um set durante o torneio. A última derrota sofrida por Nadal no Principado de Mônaco, foi em 2003, quando perdeu para o argentino Guillermo Coria.
          

Fracasso do Brasil. Com Falcão e tudo

         Com Falcão e tudo, o Brasil perdeu para o Paraguai, ontem à tardinha em Gramado-RS, nas semifinais das Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial de Futsal. No Ginásio Perinão, os paraguaios, treinados pelo brasileiro Fernando Ferretti, seguraram um empate de 2 a 2 no jogo e despacharam o  Brasil na prorrogação, por 5 a 3. Daqui a pouco, os guaranis vão decidir o título do Pré-Mundial com a Argentina.
          Mas o Brasil se classificou para o Mundial que será disputado na Tailândia. A vaga foi obtida na primeira fase deste Pré-Mundial.

O Vettel voltou

           O alemão Sebastian Vettel, bicampeão mundial, está de volta. Ele ganhou com tranquilidade o GP do Bahrein, agora pela manhã. Desta vez, o horário ajudou e finalmente deu pra gente assistir a uma prova inteira da Fórmula 1. Circuito bonito, prova tranquila, sem acidentes. E um atestado de que a Red Bull continua forte. A surpresa mais agradável foi o renascimento da Lotus, que ficou em segundo (com Kimy Raikkonen) e o terceiro, com o novato Romain Grosjean.
           O domingo foi bom até para Felipe Massa, que ganhou seus primeiros dois pontos no campeonato, com o 9º lugar obtido. Bruno Senna estava lá atrás e resolveu abandonar, nas últimas voltas.
            Vettel ganhou também a liderança do Mundial, chegando aos 53 pontos. Hamilton, que hoje foi mal (8º), é o segundo, com 49. E Mark Webber está em terceiro, com 48 pontos.