Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Protesto gera discussão 
 no Desfile em Londrina





       Milhares de londrinense participaram do desfile realizado em uma das principais avenidas da cidade, a Leste-Oeste. Mesmo sem a participação dos alunos da rede municipal, os pais fizeram questão de levar os filhos e transmitir valores cívicos.

        Enquanto o desfile era realizado, manifestantes divididos em dois grupos se concentravam. Um grupo, organizado por meio de redes sociais, saiu do Calçadão em direção ao desfile. O outro grupo, Grupo dos Excluídos, se reuniu na paróquia Rainha dos Apóstolos.

        Ao final do desfile, os dois grupos – cerca de 500 pessoas – invadiram a avenida. Enquanto o Grito dos Excluídos cobrava maior desenvolvimento, os outros manifestantes se sentaram na rua e cantaram o Hino Nacional.  Houve discussão quando o prefeito Alexandre Kireeff tentou conversar com os manifestantes. A polícia acompanhou o grupo, mas não precisou intervir.
Abertura dos Jogos Paralímpicos
  será às 18h15m. E vai bombar



           A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos, marcada para as 18h15m desta quarta-feira no Maracanã,  promete "cegar" temporariamente a plateia no estádio para estimular outros sentidos, sobretudo a audição. A intenção é transformar o evento numa experiência multisensorial e aproximar o público da realidade dos atletas paralímpicos.
            Num dado momento, refletores emitirão um forte flash de luz, e em outro segmento todas as luzes do estádio serão apagadas por alguns minutos, deixando o Maracanã completamente às escuras. Além disso, um serviço de audiodescrição estará disponível para que tanto atletas quanto espectadores cegos e surdos possam acompanhar a festa.
            Para os organizadores, a intenção é "romper com a ditadura da visão", levando a plateia a experimentar as atrações por meio de outros sentidos, como audição e tato.
            Fred Gelli, um dos diretores criativos da cerimônia, diz que o "universo paralímpico é multisensorial por natureza", já que muitos dos atletas desenvolvem habilidades em função das deficiências. "Este é um ponto central da cerimônia desde o início do processo criativo. Queremos derrubar essa coisa da necessidade da visão, do 'ver para crer'. O público vai ser instigado a usar todos os sentidos"- diz.
               O designer, que criou a logomarca multisensorial dos Jogos, diz que desligar todas as luzes do estádio causou estranheza às equipes de transmissão das imagens para as emissoras de TV ao redor do mundo, mas a ideia foi mantida.
                 Mais de 4,5 mil pessoas estão envolvidas no espetáculo, que deve durar pouco mais de três horas e contará com 11 segmentos e um elenco de 25 artistas. Já o Hino Nacional ficará a cargo do pianista e maestro João Carlos Martins, tido como um dos maiores pianistas do mundo e que passou por diversas cirurgias após ter uma das mãos paralisadas.
Brasil 2 x Colômbia 1
Ganhar sempre é muito bom !




          Não foi uma vitória tão brilhante, como aquela sobre o Equador, na semana passada. Mas vencer sempre é bom, e este triunfo sobre os colombianos foi muito importante, especialmente pela qualidade do futebol que eles estão praticando.

          O início da nossa Seleção foi arrasador, com gol antes da marca dos dois minutos, anotado por Miranda de cabeça, no escanteio cobrado por Neymar. O Brasil dominava o jogo, mas o técnico José Pekerman ajeitou seu esquema, empatou o jogo  num gol contra de Marquinhos e deu muito trabalho.

          Tite só reassumiu o comando da partida quando colocou Philippe Coutinho e Giuliano. E aí a vitória veio, através de Neymar, no passe de Coutinho: Brasil 2 a 1.

Para o início do trabalho de Tite foi muito bom. Marquinhos,  Renato Augusto e especialmente Gabriel Jesus jogaram menos do que no Equador. Mas Marcelo, Paulinho e Neymar brilharam em Manaus.