Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Falência da Arbitragem

            Não posso afirmar que isto esteja acontecendo em todo o mundo. Mas aqui no Brasil já se pode dizer que o Serviço de Arbitragem no futebol está falido. E não é que esse ou aquele time esteja sendo beneficiado ou prejudicado. É o Sistema que desmoronou.
             Mexeram tanto nos critérios a serem adotados pelos apitadores que eles desapareceram. Não existe mais um padrão, cada um apita de um jeito. E já se vê até um árbitro utilizar um critério no primeiro tempo e outro na etapa complementar. Quer dizer, não há mais um critério. Ontem mesmo, no jogo em Curitiba, o árbitro paulista Vinicius Furlan apitou um pênalti logo no começo, alegando que o atacante do Cruzeiro havia sido empurrado pelo volante Germano. Tudo Bem. Só que no segundo tempo, num lance praticamente igual, o centroavante Zé Love foi agarrado e empurrado, mas aí o apitador não marcou nada,  prejudicando nitidamente o Coritiba.
            E a "lei do impedimento", o que fizeram com ela ?  Um absurdo.   E a questão da bola na mão ou mão na bola ?  Cada um apita de um jeito, bagunçando o futebol.
              Ainda existem grandes árbitros, sim. O ex-londrinense Heber Roberto Lopes, por exemplo, deu um show de arbitragem, ontem no Maracanã.  Mas tem muitos juízes inseguros, que se perdem nas tais "determinações" da CBF  ou da Fifa.

                          Nossa arbitragem está falida
      Além da conversa mole dos candidatos, o horário eleitoral nos mostra produções fracas. Por exemplo, prestem a atenção nas mensagens dos candidatos a deputado estadual pelo PSDB.  Beto Richa aparece no fundo, sorridente. Mas do jeito que as montagens foram feitas, fica a impressão de que o Beto está rindo dos seus deputados.  Coisa horrível !

Terceira vitória das brasileirasl


      A Seleção Brasileira continua ganhando fácil no Mundial de Vôlei Feminino da Itália.  Hoje, mais um triunfo por 3 a 0, desta vez sobre o Canadá, com parciais de 25/14, 25/8 e 25/8. Foi o jogo mais fácil até aqui.  Mas no final da partida, o técnico José Roberto Guimarães(foto) fez um alerta: "Agora vem a parte mais difícil".
          Na verdade, a próxima adversária, sábado às 15 horas, será a Seleção Turca, que foi a última equipe a derrotar o  Brasil, antes desta fase maravilhosa que o time nacional está vivendo. E depois virão as sérvias, que estão invictas neste Mundial, com três vitórias em três jogos.
           Amanhã, o dia será de folga para todas as seleções que está disputando este Mundial. Hoje, pelo Grupo do Brasil,  a Sérvia fez 3 a 0 sobre Camarões. E a Bulgária sofreu para derrotar a Turquia, por três sets a dois.

                                                            OS OUTROS GRUPOS
 
          Nesta quinta-feira, tivemos pelo Grupo A, em Verona,  nova derrota da Argentina, desta vez diante da Itália, líder da chave, por 3 a 0.  A Republica Dominicana, que continua invicta, também ganhou: 3 a 2 sobre a Croácia. E a Alemanha passou fácil pelo Tunísia, marcando 3 a 0.
         No Grupo C, Tailândia, Rússia e Estados Unidos ganhar por 3 a 0, de México, Cazaquistão e Holanda, respectivamente. Os russos lideram, com os norte-americanos em segundo lugar.
           E no Grupo D, em Bari, o Azerbaijão ganhou de Porto Rico por 3 a 2. As japonesas venceram as cubanas por 3 a 0 e as chinesas derrotaram as belgas, por 3 a 0. A liderança é da China, com nove pontos.
        
         .


A decisão do Mundial de Clubes

      Começa amanhã à noite (21h30m), na HSBC Arena (Arena da Barra), no Rio de Janeiro, a decisão da Copa Intercontinental de Basquete Masculino, que é o Mundial de Clubes da Fiba. De um lado, o Flamengo, campeão da Liga das Américas, que entra reforçado por boas contratações e é comandado pelo treinador José Neto. Do outro, o Maccabi Tel Aviv, que é o campeão da Euroleague, dirigido pelo técnico Guy Goodes.
          Entre os reforços do Flamengo, estão os argentinos Walter Herrmann (ala) e o armador Laprovittola (foto).  A segunda partida será disputada no domingo, ao meio-dia

Rafael Nadal está voltando


          Sem jogar desde o dia 1º de julho, quando foi eliminado nas oitavas-de-final de Wimbledon pelo australiano Nick Kyrgios, o espanhol Rafael Nadal passou hoje pelo teste final para a volta ao tênis. E "El Toro" mostrou que está pronto para o retorno.
             Em Astana, capital do Cazaquistão, Nadal fez um jogo-exibição, enfrentando o francês Jo-Wilfried Tsonga e vencendo por dois sets a um, com parciais de 6/7 (2-7), 6/3 e 6/4. A lesão no punho parece ter sido eliminada, após três meses de muito tratamento e repouso. Ele mostrou muita disposição e bom nível técnico.
            Com isso, ficou confirmada a volta oficial do ex-número 1 do mundo no ATP 500 de Pequim, marcado para a próxima semana, bem como para o Masters 1000 de Xangai, que começa no dia 5 de outubro. Rafael Nadal está atualmente em terceiro lugar no ranking da ATP.
Que alguém me explique: Como é que pode ?
 Não sou dos mais apaixonados pela modelo, bailarina e atriz Viviane Araújo. Mas não consigo entender como é que uma mulher de 39 anos pode se manter nesta forma física. Academia, regimes alimentares ? Mas todas fazem isto e não conseguem se manter assim. Afinal, qual é o segredo ?
 

Luan desmente romance com Bruna

       Com sua nova "pinta" de Elvis Presley, o cantor Luan Santana esteve ontem no SBT, participando do Programa do Ratinho. De bigode e novo estilo de cabelo, o simpático artista  fez o sucesso de sempre, e desmentiu que esteja vivendo um romance com Bruna Marquezine: "Somos apenas bons amigos. Acho a Bruna uma mulher linda e supertalentosa, mas não  temos nada" - disse Luan ao Ratinho.
A boa amiga Crista Gutz, lá de Indaial, Santa Catarina, sempre coloca algumas postagens interessantes no Facebook. Como esta, que hoje ocupa esse espaço.  Valeu Crista