Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Eliminatórias: Uruguai defende a liderança

              A grande pedida desta sexta-feira é a terceira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2014. O melhor dos quatro jogos programados para amanhã é Uruguai x Chile, em Montevidéo. Os charruas defendem a liderança e a invencibilidade, mas não terão Diego Forlan, Gargano, Hernández e Fucile. Porém o Chile continua as voltas com as indisciplinas de seus jogadores e afastou cinco deles, entre os quais o palmeirense Valdívia. Os outros afastados são: Beausejour, Carmona, Vidal e Jara. O jogo será disputado às 20 horas.
               A Argentina, com Lionel Messi escalado e Guiñazu no banco de reservas, recebe a Bolívia. O técnico Sabella está animado, mas não terá Angel Di Maria, lesionado. A partida começa às seis da tarde.
               Os outros dois jogos estão marcados para as 22 horas: Paraguai x Equador e Colômbia x Venezuela. Vamos ver se as emissoras brasileiras de TV a Cabo desta vez não pisam na bola.

Nem André Lima quer jogar no Palmeiras

             A  situação do Palmeiras está ruim mesmo. A notícia de que o centroavante André Lima não aceita deixar o Grêmio para se transferir para o Verdão, nos dá a idéia exata do atual desprestígio do clube do Parque Antartica. Quem é André Lima para não querer vestir a camisa palmeirense ? O centroavante gremista é ruim de bola. Mas nem esse tipo de jogador que jogar no time de Felipão.
              Outro jogador procurado pelo Palmeiras foi o meia Daniel Carvalho. Os dirigentes alvi-verdes ofereceram o passe de Pierre ao Atlético Mineiro, em troca de Daniel que, entretanto, parece preferir ficar no Galo.
               Começo a achar que o Palmeiras vai ter que se livrar do técnico Luis Felipe Scolari para tenta resolver seus problemas. Alguns dirigentes já admitem isso, embora Marcos Assunção, que está assumindo a liderança do grupo de jogadores,  negue que o elenco esteja culpando Felipão pela má fase.
            

Alerta: Barragem do Igapó corre risco

        O engenheiro civil José Augusto de Queiroz disse ao Jornal de Londrina que "uma chuva de 150mm em meia hora será suficiente para derrubar a barragem do Igapó, com o atual índice de impermeabilização das margens do lago."  Queiroz, que foi quem projetou a barragem, disse ainda que se uma chuva de 150mm estourar a barragem, a rua abaixo dela (Almeida Garret) será também destruida, bem como as avenidas Duque de Caxias e Inglaterra. E até a Dez de Dezembro sofrerá "um grande transtorno".
         Pode haver uma notícia mais preocupante do que esta ?

      
          Mas vamos com calma. Em primeiro lugar, é muito difícil que ocorra uma chuva de 150mm em apenas meia hora. Para que se tenha uma idéia, no dia 15 de outubro, quando caiu aquele aguaçeiro, foram 95mm de chuva em seis horas. Entretanto, é evidente que a situação é gravíssima, exigindo providências imediatas para evitar uma surpresa fantasiada de catástrofe. E qualquer chuva mais forte, mesmo muito abaixo de 150mm já poderá promover estragos, porque além da impermeabilização das margens, o sistema de bueiros das avenidas não foi projetado para tanta água.
          Com a palavra, as autoridades. Medidas urgentes de segurança precisam ser tomadas. 

Brasil ganhou do Gabão. Mas que pelada !

          Foi um sacrifício assistir, agora à tarde, o amistoso que a Seleção Brasileira disputou com o Gabão. O Brasil ganhou de 2 a 0, mas o teste não teve qualquer valor. Um adversário fraco, um campo horrível, chuva, barro e pouquíssimo futebol. Não fosse aquele alegria natural dos africanos, muita gente teria dormido durante a partida, que foi mesmo uma pelada.
          Seleção Brasileira sem Neymar e Ronaldinho Gaúcho hoje não tem maior significado. Bruno Cesar, Jonas, Sandro, Elias e outras figuras que vimos em ação no jogo de hoje não têm condições de se firmarem na Seleção, pelo menos por enquanto. Das novidades, me agradou apenas a conduta do goleiro Diego Alves, que foi revelado no Atlético Mineiro e hoje joga no Valência da Espanha. Mostrou firmesa e merece outras chances em jogos mais significativos, diante de melhores adversários.
            O Brasil abriu a marcador com um gol ilegal: Sandro entrou "solando" contra a zaga gabonesa e empurrou a bola para dentro do gol, aos 12 minutos. Depois, aos 35', Hernanes aproveitou o rebote proporcionado pelo goleiro de Gabão e marcou o segundo, de cabeça.
             A Seleção volta a campo na segunda-feira, em Doha, no Qatar, contra o Egito, que deverá ser um adversário de melhor qualidade. O jogos será às três da tarde.

Uma homenagem muito justa

      Beto Borghesi, Aloysio Moreira e Daniel Procópio, que são os organizadores das "500 MIlhas de Londrina", serão homenageados pela Câmara Muncipal de Londrina  pelos 20 anos da tradicional prova de endurance, qua atrai pilotos de todo o País. Eles receberão o "Diploma de Reconhecimento Público", numa iniciativa do vereador Eloir Valença. O presidente da Câmara, Gerson Araujo, vai comandar a solenidade, marcada para às 18h45m do dia 22 de novembro, na Sala de Sessões da CML.
       As "500 Milhas de Londrina - 2011" deverão contar com mais de 40 carros. As reservas de números, box e inscrições continuam sendo feitas pelo telefone (43) 9922-6514 ou no e-mail danielprocopio@pop.com.br. Os organizadores nomearam o Bristol Hotel como hotel oficial do evento. Tarifas promocionais estão sendo praticadas para os participantes da prova., programada para os dias 9, 10 e 11 de dezembro no Autódromo de Londrina.

"Esporte Brasil" está cada vez melhor

         Recebi mais uma edição do jornal  londrinense "Esporte Brasil", que já circula há três anos, com um trabalho cada vez melhor. Cobrindo o esporte da cidade, o jornal acompanha os clubes e seus campeonatos internos, bem como as atividades gerais de Londrina no esporte. Com muita cor e muito material fotográfico, o "Esporte Brasil" é sobretudo um jornal bonito.
         A direção geral é do João Correa dos Santos Neto, e o jornalista responsável é o companheiro Isnard Cordeiro, que sabe tudo de jornal e de esporte. Pelo volume de anúncios publicitários, é possível constatar que o nível de prestígio alcançado pelo "Esporte Brasil" é  dos maiores. Não poderia ser de outra forma. O jornal agrada.

A eterna pressão de São Januário

          Através de comentários no Blog, telefonemas e email-s, várias pessoas protestaram contra a suposta parcialidade do árbitro paraguaio Carlos Amarilla no jogo em que o Vasco se classificou para a semifinal da Copa Sul-Americana. Na verdade, Amarilla teve uma atuação "caseira", beneficiando os vascaínos. Mas quem não é "caseiro" em São Januário ? - perguntamos  nós que conhecemos bem a pressão existente no estádio do Vasco.
            E muitos londrinenses também conhecem esta pressão, pois acompanharam o time do Londrina naquele histórico jogo do Brasileiro de 77, no qual o Tubarão derrotou o Vasco lá dentro, por 2 a 0. Jogadores, dirigentes e torcedores de Londrina foram violentamente pressionados e até roubados em seus pertences por aquela marginália que mora nas cercanias de São Januário. Jogar contra o Vasco na casa dele é um inferno.
             Mas é uma pena que tenha acontecido isto num jogo da Sul-Americana. Se os próprios brasileiros estão denunciando que o Universitário do Peru foi roubado, é porque realmente foi. Mas a imprensa carioca não está dizendo nada. Estranho não é?  O pior de tudo é que daqui para a frente não poderemos reclamar quando times brasileiros forem roubados fora de casa, em jogos da Libertarores ou da Sul-Americana.

Câncer matou o Super Ézio

       No meio da década de 90, apareceu no Rio um cara que fazia gol de tudo que era jeito. Gols feios, gols bonitos, bola na rede era com ele: Ézio, centroavante do Fluminense, que marcou 119 gols em 237 jogos com a camisa tricolor. Logo virou "Super Ézio", apelido criado por Januário de Oliveira, locutor carioca. E o Flu foi campeão estadual em 1995.
                                                        O super Ézio, em 1995   
   Na verdade, antes de chegar ao Fluminense, Ézio já sabia fazer gols. Passou pelo Olaria, pelo Americano, pela Portuguesa Carioca, pelo Bangu e chegou então às Laranjeiras, onde ficou de 91 a 95. Viveu ali o seu grande momento. Mas em 96 transferiu-se para o Atlético Mineiro, onde não repetiu o sucesso. E aí foi só caindo: CFZ (Rio), Inter de Limeira e Rio Branco de Vitória, onde encerrou a carreira, em 1998.
                                                            Ézio, em 2010   
  Como São Pedro está precisando de um centroavante goleador para o "Time do Céu", Ézio foi chamado ontem e, certamente, está descansando em paz. Ele morreu de câncer no pâncreas, aos 45 anos, num hospital de Jacarepaguá, no Rio. Ezio Leal Moraes Filho era natural de Ponte de Itabapoana, Espírito Santo, onde nasceu no dia 15 de maio de 1966. Foi embora cedo demais.