Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Título do Futsal é do Peixe

             Numa decisão dramática, realizada esta noite na Arena Santos, o Santos FC conquistou o título da Liga Nacional de Futsal. Pela primeira vez na história da Liga tivemos uma decisão por penaltis. O Carlos Barbosa, que havia ganho o primeiro jogo, na Serra Gaúcha (4 a 3) jogava pelo empate para chegar ao pentacampeonato, mas o Peixe ganhou a partida por 3 a 2 e levou a decisão para a prorrogação. Neto Pixote e Deivid marcaram os gols santistas, com Sinoê e Rodrigo descontando para os gaúchos.
              Veio a tensa prorrogação e, apesar das inúmeras chances, o gol não saiu, jogando tudo para os penaltis. E aí deu Santos, por 7 a 6. Neto, Pixote, Deivid, Valdin, Ricardinho, Bruno Souza e Jé fizeram a alegria da torcida alvi-negra, convertendo as cobranças. É a primeira vez que um clube paulista ganha o título do futsal, o que torna mais importante a conquista do Santos, que hoje não teve Falcão, expulso no primeiro jogo.
               Antes da partida, os jogadores do Santos ouviram uma palestra do técnico Murici Ramalho e do craque Neymar. Nas arquibancadas, além de Neymar, estavam Ganso, Elano, o goleiro Rafael e o presidente Luiz Alvaro. E mais quatro mil pessoas que fizeram uma grande festa

Salve o Dia de todos os músicos


Se eu tenho uma frustração na vida esta é sem dúvida  a de não ter sido um crooner de orquestra, viver sempre no meio da música. E hoje seria o meu dia, porque 22 de novembro é o Dia do Músico, esse mágico ser que faz a felicidade das pessoas, com sua voz ou tocando um instrumento qualquer. Música, que coisa fantástica, sempre mexendo com a nossa vida, nos fazendo relembrar grandes momentos, grandes amores ou desilusões e mágoas não curadas.

Muito bem escolhido também o dia para se festejar os músicos.É que hoje é o Dia de Santa Cecília, padroeira de todos os músicos, por eles escolhida porque conta a história que ela foi martirizada entre os anos 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio, e quando estava morrendo cantou para Deus. Fica aqui o meu abraço mais forte a todos os músicos.

Os botões alegraram o meu dia

O dia já começou muito bom pra mim, quando abri o Jornal de Londrina e vi as boas notícias do nosso futebol  de mesa, que a maior parte das pessoas chama de jogo de botão. Gente daqui de Londrina foi a Petrópolis, Rio de Janeiro, e lá ganhou a Série Ouro e a Série Prata do Campeonato Brasileiro Interclubes, da modalidade. Muito bom. Quero abraçar aqui os quatro integrantes da equipe do IVN (não conheço esse clube), Fernando Mazini, Ednilson Gaffo, Victor Hereman e Ricardo Asso (esse eu conheço bem, joga muito), campeões brasileiros da Série Ouro. Também cumprimento o pessoal Grêmio Londrinense, que ganhou a Série Prata. Os nomes dos gremistas não foram publicados pelo Jornal de Londrina, mas a conquista deles também é altamente significativa.

  É provavel que alguns leitores estejam surpresos porque estou destacando tanto a modalidade. Eu explico. Cresci jogando botão. Lá em Pelotas muita gente pratica a modalidade. Meus filhos (até  as meninas) também  jogaram comigo desde criança. Zé Ivan, o mais moço, chegou a obter algum destaque, participando de certames paranaenses e brasileiros. Enfim o Futebol de Mesa sempre teve espaço na minha casa. E para provar esta afirmação aí está a minha coleção de times de botão. Se não for a maior do Brasil é certamente uma das maiores.
       São 2.100 times do Mundo Inteiro. Um trabalho de muitos anos anos. Especialmente agora, com a criação do Blog do Flávio Campos, já não cuido dos meus botões como o mesmo carinho. Mas continuo apaixonado por eles.

O Mundo vai mesmo acabar

        Nos Estados Unidos, o professor Roberto Burke, que era o diretor de uma escola primária na cidade de Dubuque, no Estado de Iowa, foi condenado a 30 anos de cadeia. O Departamento de Justiça dos EUA, informou que Burke colocou câmeras no banheiro da escola para filmar as genitais dos alunos. Ele levava os filmes para casa e arquivava tudo.
        Não houve nenhuma acusação de que o professor tivesse tentado molestar fisicamente algum aluno. Mas ele se declarou culpado pela colocação das câmeras que filmaram centenas de crianças sem roupa. Cadei nele.

Ferrari aperta Felipe Massa

           Em dois dias seguidos, duas cobranças foram feitas pela Ferrari ao desempenho do piloto brasileiro Felipe Massa. Primeiro foi o chefe Stefano Domenicali que afirmou que "Esperávamos muito mais do Felipe, nesta temporada."  E, hoje, o presidente da equipe, Luca di Montemolo dizer que "Massa vai ter que se provar em 2012."
           Luca foi bem claro: "Ele vai ter que melhorar seu rendimento, se quiser permanacer na nossa escuderia. Esperamos que ele tenha um grande 2012, e então vamos avaliar o que fazer. Vamos dizer que Massa estarará correndo na próxima temporada por um novo acordo."
           Na verdade, a Ferrari já teve paciência demais com Felipe Massa. O seu desempenho em 2011 foi ridículo, como foram também as desculpas que ele arranjou ao final de cada prova. Acho que a Ferrari erra mantendo Felipe em sua equipe. Deveria contratar outro piloto jovem para o seu lugar.

Paraná vai para a Segundona Paranaense

     Por 9 votos a 0, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva ratificou agora há pouco em Curitiba, o rebaixamento do Paraná Clube para a Segunda Divisão Paranaense. O Rio Branco de Paranaguá foi julgado inocente pela escalação do meia Adriano,  inscrito irregularmente na Federação Paranaense. Se o clube tivesse sido condenado, o Rio Branco perderia 22 pontos e o Paraná se livraria da queda. Na verdade, a culpa do registro errado foi da Federação Paulista, por ocasião da transferência de Adriano de Oliveira Santos para o futebol paranaense. Foi utilizada a documentação de um outro jogador, quase homônimo: Adriano Oliveira dos Santos. E tudo gerou um caso extremamente difícil e complicado.
       Com o resultado do julgamento, o Paraná vai disputar a Segunda Divisão do Paraná pela primeira vez na sua história. O clube luta também para permanecer na Segundona Nacional, precisando pelo menos empatar com o Bragantino na última rodada. O Tricolor da Vila Capanema, que já foi um dos grandes do nosso estado, vive um momento dramático na sua vida.
         Por outro lado, o Rio Branco e toda a cidade de Paranaguá festejam o direito de mais uma vez figurar na Elite Paranaense.

Djokovic sofre, mas ganha

           Foi sofrida a estréia do número 1 do mundo, Novak Djokovic (foto), no ATP Finals de Londres. Voltando de contusão, o sérvio mostrou cansaço e só derrotou o tcheco Thomas Berdych no "tie break". Final: 2 a 1 para o Djokovic, com 3/6, 6/3 e 7/6.
           Fechando a primeira rodada do Grupo A,  o britânico Andy Murray mais uma vez decepcionou o seu público, perdendo em casa para o espanhol David Ferrer, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/5. O ATP Finals de Londres reune os oito melhores tenistas do mundo e fecha a temporada oficial de 2011.

Vampiro derrotou o Homem Aranha

           O filme "Amanhecer-Parte 1" quebrou um recorde que vinha desde maio de 2007. De sexta-feira a domingo, o filme da saga Crepúsculo, que conta a história de jovens vampiros, foi assistido no Brasil por 1,76 milhão de pessoas., arrecadando R$ 18,8 milhões, apenas nestes três dias. O recorde era de "Homem Aranha 3", visto por 1,71 milhão de espectadores em seu primeiro fim-de-semana  no Brasil, em 2007.
            Existem no Brasil cerca de 2.200 salas de cinema, e "Amanhecer-Parte 1" está sendo mostrado em metade deste total: 1.102 salas. No mundo inteiro, o filme estreou em 54 países, obtendo um faturamento total de US$ 283,5 milhões. Um verdadeiro fenômeno

O novo grande galã de Hollywood

             Ele atua desde os 12 anos e acaba de completar 31. Depois de 19 anos, portanto, Ryan Gosling chega a condição de "queridinho' de Hollywood. Ele é canadense, nascido em Ontário, e considerado um dos atores mais talentosos de sua geração, na atualidade. E o que é mais importante: faz todo e qualquer gênero, o que aumenta seu prestígio junto aos produtores e diretores. E mais: as mulheres estão loucas por ele.
              Sua primeira interpretação como protagonista foi em "Tolerância Zero", um filme de 2001. Desde então passou a ser muito respeitado nos estúdios de Hollywood. De jeito manso e fala compassada, Ryan é assunto nos principais veículos de entretenimento. Ele já foi indicado uma vez ao Oscar de melhor ator por sua atuação em "Half Nelson - Encurralados", em 2006. E chamou a atenção em "Namorados para Sempre", fazendo par romântico com Michelle Williams. Namorou a atriz Rachel McAdams e volta e meia é flagrado com a bela Eva Mendes. Tá bem o cara, hein ?

Primeira derrota brasileira

              E o Brasil conheceu sua primeira derrota na Copa do Mundo de Volei Masculino, esta madrugada em Kagoshima, no Japão. Num jogo que parecia estar controlado após os três primeiro sets, os brasileiros acabaram sendo superados pelos italianos, na última partida da primeira fase. Os dois times já estavam classificados.
               O jogo foi decidido no tie-break, e o placar final foi de 3 a 2 para a Itália, com parciais de 25/16, 20/25, 18/25, 25/21 e 22/20. Os brasileiros tiveram três "match points" mas não conseguiram fechar o jogo. Os italianos, que não venciam o Brasil há oito anos, comemoraram como se fosse um título (foto).
                Já pela segunda etapa do campeonato, a Seleção Brasileira volta a quadra às quatro horas da madrugada de quinta-feira, para enfrentar a Rússia. É outro jogo duro.

O programa imperdível de hoje

           A maior atração esportiva desta terça-feira no Brasil, é o jogo que decide a Liga Nacional de Futsal, entre o Santos FC e a Associação Carlos Barbosa de Futsal, do Rio Grande do Sul. Como se recorda, na terça-feira passada, os gaúchos venceram a primeira partida da decisão, por 4 a 3. Foi um jogo muito quente (foto), que teve até agressão do craque Falcão ao árbitro catarinense Gean Coelho Telles.
         
 O time da Serra Gaúcha joga pelo empate para ser campeão brasileiro pela quinta vez. Já o Santos precisa ganhar no tempo normal para levar a decisão para a prorrogação. A Arena Santos vai estar lotada, pois os 3.890 foram todos vendidos antecipadamente. E, como sempre, Neymar estará na arquibancada, torcendo pelo Peixe.
             Normalmente, os santistas seriam favoritos, jogando em casa. Mas, como Falcão está suspenso e não poderá atuar, as coisas ficam mais equilibradas. Vamos curtir pelo Sportv.

Para dar opinião, tem que ter educação

            Foi só escrever sobre o Londrina Esporte Clube e o clima esquentou. Time que remover dois comentários (anônimos) feitos por leitores que usaram palavrões para discordar da opinião constante da postagem "Londrina precisa de reforços". Uma pena, porque gosto muito de opiniões, mesmo que elas sejam contrárias ao que penso. Uma coisa, entretanto, tem que ficar bem clara: isso aqui não é lugar para ignorantes, pessoas sem a mínima educação. Vai opinar no Blog do Flávio Campos quem tiver postura para tanto. Mesmo porque os palavrões não representam opinião, mas apenas falta de educação de quem escreveu. Assunto encerrado.
            Continuo achando que o Londrina precisa contratar bons jogadores, se quiser fazer um papel digno na sua volta à Primeira Divisão Paranaense.