Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 6 de dezembro de 2014

O que vai rolar no último dia

           A briga para escapar da degola é a "triste" motivação final do Brasileirão 2014.  E, se estão brigando para escapar do rebaixamento, é porque são times ruins, isso é óbvio. Logo, não podemos esperar que  eles joguem o que não sabem e nos proporcionem grandes partidas. Mas podemos esperar muita garra, responsabilidade e força de sobrevivência.  
           A definição dos quatro rebaixados está  centralizada no jogo Palmeiras x Atlético Paranaense, porque se o Verdão ganhar, acabou. Já se saberá quem cai. E aí sou forçado a acreditar que, jogando em casa, no seu Allianz Parque, os palmeirenses vão tentar ganhar na marra. 
            Acho até que vão conseguir, mas tomara que não seja na "mão grande", através de "mumunhas".  Alguns  alviverdes gostam de afirmar que o Palmeiras é o clube de mais dignidade no futebol brasileiro e outras milongas mais.  Mas é tudo papo furado, é um time igual aos outros, que já se valeu de erros de arbitragem e de outros favorecimentos para ganhar até títulos, como aconteceu há pouco tempo, numa decisão de Copa do Brasil com o Coritiba.
             Se o Verdão só empatar, o Vitória toma a ultima vaga pra ficar na elite, porque acho muito difícil que ele não ganhe do Santos, no Barradão de Salvador. E ao Bahia só resta rezar muito e espalhar macumba pelos quatro cantos. Além de ganhar do Coritiba, fora de casa, precisa que o Palmeiras perca e o Vitória pelo menos empate.  Mas, como Bahia é a "Terra de Todos os Santos", não me arrisco a colocar a mão nesse fogo.
           
O meu palpite ?  Vitória, Bahia, Botafogo e Criciuma serão os quatro rebaixados para a Segundona

A frase da semana

      A frase que mais me fez rir nesta semana surgiu no programa "Amor&Sexo", de quinta-feira.  Fernanda Lima discutia o papel da "bunda" nos dias de hoje.  E' que os homens sempre curtiram a "bunda"das mulheres, mas agora são elas que ficam admirando a retaguarda dos machos.
       Qual a explicação ?
       A resposta veio da mesa de participantes (foto), com a frase:   "E' QUE BUNDA NÃO TEM SEXO"
                                        
                              PARABÉNS, PAPAI NOEL !
    
                   Hoje é o dia do Bom Velhinho. É Dia de São Nicolau









           São muitas as histórias que se contam sobre as origens do querido Papai Noel. Mas eu fico com a tese de que ele é o próprio São Nicolau, que tem seu dia comemorado hoje, 6 de dezembro.  Foi nesta data, há 1.672 anos atrás, que o arcebispo de Mira, na Turquia, nos deixou, quase no final do Ano 342.
             Sua história é a que mais está ligada ao nosso Papai Noel, que é Santa Claus para os ingleses, Père Noël para os franceses  e Pai Natal para os portugueses.   São Nicolau foi um homem muito rico, que costumava ajudar anonimamente a quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava um saco com moedas de ouro nas costas e saia distribuindo nas moradas dos necessitados, preferencialmente pelas chaminés das casas, por onde jogava o valioso presente. E os relatos são muitos, sobre estas doações.  Pode haver um Papai Noel melhor do que São Nicolau ?
             O visual do Papai Noel que conhecemos foi lançado em 1930, através de uma avassaladora campanha publicitária da Coca-Cola. O criador foi o cartunista americano Thomas Nast, que deu as formas vistas no desenho abaixo ao Bom Velhinho. A principal diferença, em relação a atual imagem, é que o Papai Noel de Thomas Nast fumava constantemente um longo cachimbo. É claro que os antitabagistas de hoje trataram de afastar o "velhinho" do amigo cachimbo Que maldade, hein ?
                                                                    
                       Há ainda quem atribua o surgimento da imagem de Papai Noel à uma figura da mitologia germânica, que mostrava o "deus Odin", conhecido por distribuir presentes às crianças do alto do seu cavalo voador.  Odin era descrito como possuidor de longas barbas brancas.
      

A alegria está de volta

               Certamente não poderíamos ter alegria maior do que receber a notícia de que Pelé está mesmo de volta à vida. Confesso que já estava temendo o pior, pois as coisas estiveram muito feias no começo da semana.
               Mas, para a felicidade de todos nós, o Rei está nas páginas dos jornais e nas telas da TV. Desse jeito aí, sorrindo e cantando.  Aliás, o sorriso de Édson Arantes do Nascimento é um dos mais bonitos que eu conheço.
                            
                        Que o Rei Pelé viva muito e seja sempre feliz !
   Esperta é a amiga Vilma Napoli, que postou isto no Facebook. Acho que também faria algumas viagens como esta