Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A festa de Ronaldinho no Sul

           O Flamengo perdeu para o Grêmio,  e Ronaldinho saiu do Olímpico aparentemente triste. Mas, duas ou tres horas depois, o famoso jogador já estava em seu sítio em Eldorado do Sul, que fica na grande Porto Alegre, recebendo os amigos lá do Sul.
            Foi uma festa para aproximadamente 100 pessoas: vizinhos de Ronaldinho, amigos de infância, jogadores do Flamengo e pagodeiros de Porto Alegre e região. Mas não existem imagens da festa. Os seguranças de Ronaldinho não permitiram a entrada de convidados com celulares ou câmeras fotográficas. Mediante uma senha, todos deixavam seus objetos na entrada, retirando-os no final da festa, que foi até segunda-feira de manhã.  Quem pode, pode...

Série B vai se definindo

        A Série B do Campeonato Brasileiro vai sendo definida até com certa antecipação. Faltando quatro rodadas e mais a conclusão desta que está em andamento, já existem dois rebaixados para a Série C: o Duque de Caxias e o Salgueiro. E o Vila Nova de Goiás está quase rebaixado, pois soma apenas 31 pontos e está a 11 pontos do ASA, primeiro clube fora da Zona de Rebaixamento. Só um milagre salva o Vila.
        O último rebaixado é que sairá de uma luta árdua. Icasa(40), ASA(42) e  ABC(43) estão em pior situação, mas São Caetano (44), Grêmio Barueri(44) e até Paraná(45) e Goiás (45) correm perigo nestas rodadas finais.
        Para subir para a Série A, só a Portuguesa está garantida matematicamente, mas a Ponte Preta (57) e o Náutico (56) têm grandes chances. Depois vem a briga dura pela provável quarta vaga: Americana (51), Vitória (50), Criciuma (50), Bragantino (49) e Sport(48) são os candidatos mais sérios.
         Apesar das definições já alcançadas, poderemos ter grandes surpresas nesta reta final. Segundona é Segundona, tudo pode acontecer. A começar pelas arbitragens. Terça-feira, por exemplo, o Criciuma foi seriamente prejudicado pelo árbitro no empate com a Portuguesa. Se tivesse ganho o jogo, o time catarinense estaria agora muito mais confortável, no quarto lugar.  Será preciso ficar de olho em tudo. Agora é que todos os jogos são perigosos.

Inter tem "a cara da Libertadores"

         O meia Tinga disse ontem em Porto Alegre que o Inter está pronto para enfrentar o Fluminense, domingo às 19 horas no Beira Rio, e arrancar definitivamente para garantir um lugar entreos melhores deste Campeonato Brasileiro. "O Inter tem a cara da Libertadores, não podemos ficar de fora"- disse Tinga com otimismo.
          A partida de domingo promete ser uma das melhores da rodada, marcando o reencontro do Inter com o técnico Abel Braga e com os jogadores Rafael Sobis e Edinho, todos com passagens brilhantes pelo Beira Rio.
          Apesar de todo esse otimismo, é provável que Tinga comece o jogo no bancode reservas, pois Dorival Junior está montando a meia-cancha com Guiñazu, Bolatti, Oscar, Andrezinho e D'Alessandro. Com um setor tão forte no meio e o artilheiro Leandro Damião recuperando a forma lá na frente,  o Colorado será mesmo uma parada muito dura para o Tricolor Carioca.

Ringo Starr está chegando


           Depois de Paul MacCartney, vem aí o baterista beatle Ringo Starr. De 10 a 20 deste mês, a All Starr Band estará cumprindo temporada no Brasil. A estréia será no Gigantinho, em Porto Alegre, no dia 10 às 21 horas. Depois, Ringo faz dois shows em São Paulo (dias 12 e 13) no Credicard Hall, um no Rio (Citibank
Hall), um em Belo Horizonte (na Chevrolet Hall), um em Brasília (Ginásio Ulysses Guimarães) e fecha a excursão na Chevrolet Hall de Recife, dia 20 às 20h30m.
            Tem ingressos de todos os preços, desde R$ 130/150 (pista)  até R$ 2 mil (camarote em Recife). Esta semana, Ringo completa seu giro pelo México, sempre com grande público, o que deve se repetir no Brasil, a julgar pela venda antecipada de ingressos.

Dilma entre os mais poderosos do mundo

        O presidente Barack Obama recuperou a posição de homem mais poderoso do mundo segundo a revista Forbes. O chinê Hu Jintao caiu para terceiro lugar do ranking anual que a revista divulgou hoje. O segundo é o russo Vladimir Putin. São as pessoas mais poderosas do Planeta, segundo os pesquisadores da Forb.

                                          A presidente Dilma está entre os 10 mais influentes chefes de Estado do Mundo

 A mulher mais poderosa é a chanceler alemã Angela Merkel, e a presidente Dilma Roussef é o 22º nome da lista e a única pessoa da América do Sul figurando entre as 50 que retem maior poder. Ele é apontada também como a 10ª chefe de Estado mais influente do mundo.

Boleiro de folga é sujeira

            Meio de semana vazio este, sem rodada do Campeonato Brasileiro e com os clubes todos caindo fora da Copa Sul-Americana. Só restou o Vasco, que promete repetir a palhaçada hoje, pois levou apenas três titulares para enfrentar o Universitário, lá no Peru:  Fernando Prass, Fágner e Diego Souza. Vai perder de novo, pelo jeito. E voce acha que os que ficaram no Rio, vão dormir às 10 horas da noite?
             Pois daqui pra frente só teremos mais uma rodada de meio de semana no Brasileirão. As outras cinco serão disputadas aos sábados e domingos, como gostam os treinadores. Não sei se isto realmente será bom para o nosso futebol. Jogador de futebol não pode atuar só uma vez por semana, na minha opinião. É muito porco para quem não faz outra coisa. Vão aumentar as noitadas, podem observar.
             Os baladeiros vão ficar ainda mais folgados. O presidente do Corinthians até já desistiu de cuidar de Adriano: "Ele que encha a lata quando quiser. Não sou babá, ele que faça o que quiser" - disse Andrés Sanchez, que deve estar ficando de saco cheio de tanto "pagear" jogador de futebol.

Ricardo Bueno é bom jogador?

        Recebi um e-mail de uma pessoa que acompanha o nosso blog, mas que não se identificou, perguntando minha opinião sobre o futebol praticado pelo atacante Ricardo Bueno, que atualmente joga no Palmeiras, mas que no início de carreira passou pelo Londrina, sendo encaminhado ao Grêmio e daí passando por outros clubes.
         Imagino que o amigo (ou amiga) goste do futebol de Ricardo Bueno ou seja até seu parente ou amigo pessoal. Por esta razão talvez a minha resposta não seja a esperada. Acho que eu dei azar, pois até hoje não vi esse moço realizar uma grande partida, desde que saiu do Tubarão. Nem no Grêmio (onde teve poucas chances e nem era lembrado quando eu perguntava dele a gremistas, lá da minha terra), nem no Atletico Mineiro e nem no Palmeiras. A gente ve que ele sabe jogar bola, mas tem se mostrado um jogador comum. E o que é pior, assumiu posição de apoio a Kleber e, apesar dos desmentidos, está "marcado" pelo Felipão. Pode ser que venha se tornar realmente um craque em outro clube. No Palmeiras acho difícil. Mas, acredite, torço por ele. Vou continuar acompanhando suas atuações e prestando ainda mais atenção nas suas atuações. Escreva sempre. Um abraço.

Golpe de Mestre ?

      O São Paulo se achou desprestigiado pelas autoridades do futebol brasileiro, entendendo que ninguém se interessou em remodelar e utilizar o Morumbi na Copa 2014. Mas o Tricolor é um clube de enorme tradição e  tratou de dar a resposta: vai cobrir o seu estádio.

      A Prefeitura Municipal de São Paulo ainda precisa autorizar a obra, mas acredito que não haverá problema. E, embora não tenha estipulado data para concluir a melhoria, é quase certo que o Morumbi estará lindo, coberto e maravilhoso antes do início da Copa 2014. Vai ficar chato para quem barrou o estádio, não vai?

Os irmãos Londrina e Iraty

        O gestor é o mesmo, os jogadores que passam pelos dois clubes são os mesmos, e agora até o patrocinador é o mesmo, o BMG. A ligação entre Iraty e Londrina é cada vez maior, só falta saber quem é a matriz e quem é a filial. E os dois clubes têm até as mesmas cores. Sergio Malucelli parece estar mais motivado com o Londrina que tem mais imprensa, maior repercussão e maior tradição de conquistas. Mas o presidente do Iraty será Geraldo Campagnoli, que é um assessor próximo de Malucelli, e a SM Sports continua aparecendo publicamente como administradora do Iraty. A impressão que a gente tem é que Sergio Malucelli só não é presidente dos dois ao mesmo tempo, porque a lei não permite e ficaria chato demais.
          Não é só no Paraná que ocorre esse tipo de coisa. Com a proliferação dos empresários do futebol, em outros estados temos casos semelhantes. A verdade é que a sociedade se acomodou e preferiu ver o seu futebol na mão de quem encara o esporte como profissão. Nada contra, mas é lamentável ver o desinteresse das pessoas que preferem "não se incomodar".
           Mas eu fico me perguntando se não teremos problemas durante o Campeonato Paranaense, por exemplo. Dois clubes com a mesma cabeça é tipo de coisa que vai dar margem para comentários maliciosos das demais agremiações, sobre possíveis acertos e até "jogo de compadres". Acho que é bom ter cuidado, para evitar situações desagradáveis. A príncípio, Londrina x Iraty deverá ser tratado como um "jogo suspeito".

Dia da Saudade

         O dia de Finados é pra mim o "Dia da Saudade". E quanta saudade a gente sente dos nossos pais, parentes, amigos e conhecidos.  Quantos se foram sem ao menos uma despedida. Simplesmente nos deixaram e nos fazem muita falta no dia a dia. Vamos nos recordando deles, a cada dia que passa, a cada coisa que acontece. E o pior é que o caminho que eles seguiram não tem volta.

         Para nós, cristãos, ainda é mais fácil aceitar esta sequência da vida. Acreditamos que a morte não foi o fim, mas o começo de uma vida muito melhor. Mas o dia 2 de novembro sempre será triste, porque nos fará recordar o que perdemos com a ida de tantas pessoas queridas. Saudade, só saudade...