Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Brasil 2 a 1. Essa foi na sorte

                Felizmente a Seleção Brasileira está na final da Copa das Confederações. Mas é necessário dizer que levamos muita sorte na partida com o Uruguai, disputada esta tarde no Mineirão, perante 57.483 torcedores, que ajudaram muito o time de Felipão a chegar a vitória de 2 a 1.
                No primeiro tempo, o Uruguai foi muito superior. Os charruas perderam um penalti, logo aos 13 minutos, cometido por David Luiz em Lugano, numa daquelas faltas que a gente acha que o juiz nunca vai marcar. Mas o chileno Enrique Osses marcou e, por incrível sorte, o competente Diego Forlan desta vez errou, cobrando fraquinho e proporcionando a defesa do goleiro Julio Cesar.
                E os uruguaios seguiram jogando melhor, ganhando o meio-campo e mostrando muito mais organização. Já tinham decorrido mais de 16 minutos, quando o Brasil chutou a primeira bola em gol, através de Oscar. Com meia hora de partida, tive que me irritar com o "papo" que rolava na televisão. O Uruguai jogando jogando muito melhor e os caras da Globo (Galvão, Ronaldo e Casagrande) ficavam salientando que "os brasileiros têm mais posse de bola".
                 Mas veio uma daquelas jogadas meio ocasionais que sempre ajudam o Brasil. Méritos para Paulinho, que fez um passe longo. Neymar tentou pela esquerda, mas o goleiro Muslera impediu o gol. Só que a bola sobrou para Fred que errou o chute, mas viu a bola tocar em sua canela e entrar no cantinho. "Deus é brasileiro mesmo" - pensei cá comigo.
                Entretanto, com poucos minutos do segundo tempo, restabeleceu-se a justiça, com Cavani empatando o jogo para os orientais, após um terrível bate-rebate na área brasileira. E este gol tranquilizou o time uruguaio, que voltou a mostrar superioridade técnica e muito maior poder de ataque, com Cavani, Forlán e Luiz Suárez.


                 Acho que o Brasil só ganhou o jogo porque o Uruguai optou por sustentar o empate e levar a definição para a prorrogação. O time dirigido por Oscar Tabárez deu campo para o Brasil, que cresceu um pouco na parte final, especialmente depois da entrada do menino Bernard no lugar de Hulk. Até que, faltando cinco minutos para o fim da partida, Neymar cobrou um escanteio e o "pé-quente" Paulinho apareceu no segundo pau para cabecear e marcar o gol salvador, que vemos na foto.
 
                                            O-O-O-O-O-O-O-O
 
                Foi a pior partida do Brasil nesta Copa das Confederações. Na verdade, o Uruguai não merecia perder. A Seleção de Felipão mostrou nervosismo, pouca criatividade e até uma certa inferioridade técnica perante os charruas.  Daniel Alves foi o pior em campo. Fred voltou a jogar mal, escapando pela sorte na marcação do gol. Luiz Gustavo jogou pouco, mas bateu muito. E este foi também o jogo mais fraco de Neymar.
 
                                              O-O-O-O-O-O-O-O
                
  

               A imprensa brasileira diz que Lugano (foto) é um zagueiro sem técnica. Mas o que ele jogou esta tarde foi demais. Até penalti o homem cavou. É meio estabanado sim, mas joga muito. Assim tivéssemos um zagueiro como ele na nossa Seleção. Até a pressionada que ele deu no juiz chileno, nas entrevistas antes do jogo funcionou. E o chileno marcou penalti cometido sobre ele, no começo do jogo.
 
                                              
                                                 O-O-O-O-O-O-O-O
 
               É claro que cada jogo tem a sua história, mas se a Espanha for à final e o Brasil jogar como jogou hoje "estamos fritos".  Só cantar o Hino Nacional ionteiro não vai resolver. A torcida vai ter que rezar muito.
 
                                              

                

Pérolas que o Facebook nos traz


       Realmente, a postagem do professor e amigo Marival Mazzio está cheia de razäo. Sinto que as pessoas estäo mais ligadas nas manifestaçöes e protestos do que no decisivo jogo de daqui a pouco, entre Brasil e Uruguai. Novos tempos.