Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

E começou o US Open 2014

       O maior evento esportivo da semana foi aberto hoje em Nova York. Começou mais uma edição do tradicional US Open, um dos maiores torneios anuais do tênis. Ganhar o Grand Slam Americano é um sonho de todo o tenista que se preza. E apenas disputar a competição já é considerado um grande feito pelos mais novos atletas da modalidade.
         Sem o espanhol Rafael Nadal, que está com uma séria lesão no punho direito, fica a promessa de um novo e empolgante confronto do número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic com o experiente suíço Roger Federer, que chega aos Estados Unidos em grande forma. Mas podem surgir surpresas.
         No feminino, pela montagem das chaves, a  pentacampeã Serena Williams só poderá enfrentar a russa Maria Sharapova se as duas forem as finalistas do torneio. É o que o mundo espera ver nas quadras norte-americanas.

          O Brasil só tem dois representantes nas disputas de simples do USW Open. Thomas Bellucci no masculino e a pernambucana Teliana Pereira no feminino, que vemos na foto acima.  Bellucci foi muito bem no jogo de estréia, nesta segunda-feira, derrotando o francês Nicolas Mahut (103º do ranking) por 7/6, 6/4 e 6/1.
           E Teliana estréia amanhã por volta das 15 horas, contra a russa Anastasia Pavlyuchenkopva, que é a 25ª do ranking da ATP, portanto uma adversária muito difícil. A brasileira é apenas a 91ª do mundo.

             Os primeiros resultados mostraram vitórias de tenistas mais conhecidos.  Nick  Kyrgios (foto) que eliminou Rafael Nadal em Wimbledon, começou derrotando o russo Mikhail Youzhny por 3 a 1. O francês Tsonga  derrotou o argentino Juan Monaco, também por 3 a 1, mesmo placar da vitória do britânico Andy Murray sobre o holandês Robin Haase.                                

A derrota da nossa campeã olímpica

        O judô brasileiro, que sempre tem nos dado grandes glórias, desta vez decepcionou de cara. Estreando no Mundial de Chelyabinsk (Rússia), iniciado hoje, a nossa campeã olímpica Sarah Menezes (foto)  já "se lascou".  Foi derrotada por uma francesinha de apenas 19 anos, Amandine Buchard, que conseguiu um yuko logo de cara e depois segurou a vantagem até o fim.  As duas já se enfrentaram três vezes, com duas derrotas da brasileira.
                                
       No masculino, os resultados também foram ruins neste primeiro dia. Felipe Kitadai, o atleta brasileiro mais bem ranqueado entre os que lutaram hoje, perdeu logo na estréia para o uzbeque Dyiorbek Urozboev.  E Eric Takabatake até ganhou a primeira luta, contra o ucraniano Hervorh Hevorhyan, mas caiu nas oitavas-de-final diante do russo Beslan Mudranov.
            Amanhã lutam mais dois brasileiros: Érika Miranda e Charles Chibana.  Vamos ver se as coisas melhoram para o nosso lado.

1ª Fase do Acesso está terminando

            A primeira fase do Campeonato Paranaense está chegando ao seu final, e a briga pelos primeiros lugares está acirrada. O Cascavel lidera com 13 pontos, mas o Nacional de Rolândia e o Foz do Iguaçu também estão com 13. E o Paranavaí, que domingo próximo joga em Cascavel, aparece logo a seguir, com 11 pontos. Seguem-se depois o PSTC (10), a Junior Team(5), o Apucarana (4) e o Francisco Beltrão, com apenas 1 ponto.
             Pelo regulamento oficial da FPF, os seis melhores desta etapa inicial estarão classificados para a 2ª Fase, que apontarão os dois finalistas, já garantidos na Primeira Divisão de 2015. Se jeito regula, a briga vai ser enorme.
             Na rodada de ontem, o Cascavel mostrou a sua força, ganhando da Junior Team na sua casa, em Sertanópolis, por 3 a 0, com gols de Toni, William e Fabinho. Mas a minha torcida vai para o nosso vizinho Nacional de Rolândia (foto), que ganhou de virada do PSTC, por 3 a 1, na estréia do novo técnico Rafael Andrade.  Pedrão abriu a contagem para o PSTC, mas depois o NAC virou com Edgar Matozinho, Fernandão e Vieira.

As "aves" do Morumbi


                              AS "AVES" DO MORUMBI
       Depois da vitória do meio-de-semana, sobre o Inter no Beira-Rio, "cantei a pedra" aqui no Blog afirmando que o "São Paulo vai chegar neste Brasileirão". E o time de Muricy Ramalho ganhou ontem outro jogo difícil: 2 a 1 sobre o Santos.
        A equipe encontrou mesmo o jeito de jogar. A gente percebe isso facilmente. Com grandes valores individuais, o Tricolor está agora contando também com a subida de  produção de dois jogadores quem não vinham convencendo. As "aves" estão soltas no Morumbi, criando jogadas e fazendo gols. Sinceramente, eu não acreditava mais no futebol de Ganso e de Pato. Mas os dois estão aí, tapando a boca da gente

Brasil perdeu um de seus maiores empresários

        A morte do empresário Antônio Ermírio de Moraes, ocorrida domingo em São Paulo, abriu uma grande lacuna em todos os setores produtivos do Brasil. Responsável pela consolidação do Grupo Votorantim, ele sempre foi apontado com um dos principais empresários do País.
        Curiosamente, Antônio Ermírio nasceu sem um rim. Dizem que isso fez dele um homem acostumado a lutar muito. Presidente da Sociedade Beneficência Portuguesa de São Paulo por 40 anos, ele várias vezes teve seu nome cogitado para uma candidatura  à presidente da República. Mas nunca admitiu a idéia.
         Aos 86 anos, Antônio Ermírio de Moraes faleceu na madrugada de domingo, por insuficiência cardíaca. Deixou esposa e nove filhos.

Depois do susto

                                             DEPOIS DO SUSTO                 
      
O filho Luciano Campos e sua linda noiva AmandaVansan continuam no Chile, agora já em Santiago, depois de uma semana esquiando na Cordilheira. Apreciador de um bom vinho,  o Lu está "a vontade" lá na capital chilena. Mas os dois levaram um pequeno susto, neste final-de-semana. Eles curtiam as vitrines, quando de repente elas começaram a tremer. Era mais um daqueles terremotos que o povo andino conhece bem. Valeu como "novidade", mas foi mesmo um susto. 
 
      Nada escapa dos piadistas do Facebook, que criam as situações mais estranhas. Como esta da postagem  feita pelo amigo Aparecido Santos