Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 14 de abril de 2013

Tubarão segue atrás do título

        O Londrina goleou o Paranavaí, agora à tarde no Estádio Natal Francisco. Foi, sobretudo, uma vitória de um time que não desiste, e que continua sonhando com o título estadual. O centroavante Neilson fez mais 3 gols e o zagueiro Dirceu também voltou a marcar, completando a goleada. Como esse time do Tubarão gosta de ganhar fora de casa, hein ?
        Os londrinenses continuam um ponto atrás do Atlético, que ganhou do J.Malucelli, por 1 a 0.  Mas domingo que vem, o Furacão vai ter que enfrentar o Coritiba, enquanto o LEC jogará em casa, contra o Jotinha.  Acho que a liderança poderá voltar para Londrina, nesta rodada.
        De qualquer forma, acredito que o returno somente será decidido na rodada final, quando teremos Coritiba x Londrina e Operário x Atlético.
        Com todas as restrições que faço à maneira como o clube está sendo reconhecido, devo reconhecer que o Tubarão está fazendo um grande campeonato, mesmo sem ter o time que a cidade merece. A gente sente que não é preciso muito mais do isso para que os torcedores londrinenses fiquem felizes. 

Me vesti de azul e amarelo. Deu sorte

        O futebol faz cada coisa com a gente.  Hoje acordei preocupado com o meu time de coração, o Esporte Clube Pelotas, que teria que disputar um jogo de vida e morte em Caxias do Sul. Se perdesse, o "Lobão" cairia para a Segunda Divisão do Gauchão. Pensei no que faria o meu saudoso pai, Francisco, se ainda estivesse vivo. Acho que ele faria o que fiz: vesti uma calça azul e uma camisa amarela, cores do clube pelotense.
        Agora à tarde, liguei os dois aparelhos de televisão. Um no jogo do Londrina em Paranavaí, e outro na partida entre Caxias e Pelotas, pelo pay-per-view. Os caxienses precisavam vencer para se classificar para a sequência do segundo turno gaúcho, o que tornava o jogo ainda mais difícil. Mas quando a transmissão começou, vi que muitos pelotenses estavam nas arquibancadas do Estádio Centenário, com suas bandeiras azuis e amarelas e a sua barulhenta charanga.

                                                                     foto do jornal "O Pioneiro", de Caxias do Sul

         Pois acreditem, o Pelotas ganhou o jogo por 2 a 1, com dois gols de Wellington Tanque e, além de se manter na Primeira Divisão, por muito pouco não conseguiu classificação para as quartas-de-final do returno (Taça Farroupilha).  Acho que a minha roupa e a minha torcida a distância ajudaram. Meu velho Pai deve estar contente, lá em cima.
          Cerâmica (de Gravataí), Santa Cruz (de Santa Cruz do Sul) e Canoas são os três rebaixados no Rio Grande do Sul.  Já as quartas-de-final da Taça Farroupilha serão estas: Grêmio x São Luiz, em Porto Alegre; Juventude x Novo Hamburgo, em Caxias; Passo Fundo x Veranópólis, em Passo Fundo; e Inter x Lajeadense com mando do Inter, em local a ser marcado.
      

Palmeiras rebaixado outra vez

       Para estragar a alegria da torcida palmeirense, que vive um bom momento com as vitórias na Libertadores, o Palmeiras B, criado em 2000 na gestão de Mustafá Contursi, foi rebaixado hoje para a quarta divisão do Campeonato Paulista. E vai fechar suas portas.
       No empate com o Sertãozinho, por 3 a 3, o Verdão teve sacramentado o seu rebaixamento. A decisão de extinguir o Palmeiras B parece ter sido sugerida pelo administrador  José Carlos Brunoro. Criada para revelar jogadores, nem para isso a categoria serviu, já que poucos valores despontaram. Os goleiros Deola e  Bruno, o meia Patrik e o atacante Caio Mancha são os únicos nomes lembrados.
       Na verdade, foi mais uma "bola fora" da administração palmeirense.
      

A Foto do Dia



     Admirada no mundo inteiro, a ex-primeira ministra inglesa Margaret Thatcher tinha entretanto muitos opositores na própria Inglaterra. Falecida esta semana, a "Dama de Ferro" foi alvo na noite de ontem de manifestações agressivas de seus inimigos. Ex-mineiros que participaram da greve de um ano contra a ministra, em 1980, se uniram a estudantes e ativistas de extrema-esquerda para "festejar" a morte dela. É claro que ocorreram conflitos na Trafalgar Square, centro de Londres.
      Admito que muita gente não gostasse de Margaret Thatcher, mas não posso aceitar tanta agressividade contra uma pessoa que já morreu. É coisa de gente que gosta mesmo de confusão. O corpo da Dama de Ferro, que morreu aos 87 anjos,  será cremado na quarta-feira

Vôlei: deu Rio também no masculino



            Depois de ter conquistado o título da Superliga Feminina, com a Unilever há uma semana, o voleibol do Rio de Janeiro ganhou também a Superliga Masculina, hoje cedo no Maracanãzinho. E também foi de virada que o RJX derrotou o Cruzeiro-MG, por 3 a 1, para alegria do milionário Eike Batista, responsável pela montagem da equipe.  Os parciais foram de 15/25, 25/18, 25/18 e 25/14 mostram que foi tranquila a vitória dos cariocas.
              O vôlei do Rio não ganhava o título nacional masculino há 32 anos. As fotos são do globoesporte.com

Pérolas que o Facebook nos traz


      Acho que o 'cara' mais citado da semana no Facebook foi nosso eterno ídolo Carlos Alberto Garcia, que fez aniversário na sexta-feira. Surgiram muitas postagens, como esta do amigo Alison JuniorA cidade te ama, Califa !

Ferrari ganhou. Mas não foi Massa

        Finalmente,  a Ferrari ganhou uma corrida. Mas não foi o nosso Felipe Massa que conseguiu quebrar o jejum da escuderia  italiana. Coube ao espanhol Fernando Alonso, com uma grande atuação, vencer o GP da China, disputado hoje em Xangai.  E a imprensa da Itália está cobrindo Alonso de elogios, ao mesmo tempo em que critica duramente o brasileiro Massa, que chegou em sexto lugar e, desta vez, botou a culpa no desgaste dos pneus. Não adianta a gente se iludir com qualquer ameaça de reação. Na verdade, Massa é fraco mesmo. E Alonso é agora o quarto maior vencedor da F1, atrás apenas de Schumacher, Alain Prost e Ayrton Senna.

        Depois de largar em terceiro, Alonso logo pulou para a a liderança e não deu mais chance pra ninguém.  Como os dois carros da Ferrari estavam se comportando bem, Massa até chegou a acompanhar Alonso no começo, mas depois se atrapalhou na briga por posições e nas paradas nos boxes. Aquilo de sempre.
        Kimi Raikkonen foi o segundo colocado e Lewis Hamilton fechou o podium. Vettel em quarto, Button em quinto e Massa em sexto vieram a seguir.