Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Está ficando muito perigoso !

         Não sei como isto vai ser resolvido, mas começo a achar que está ficando perigoso demais colocar o Londrina e o Coritiba frente a frente no futebol. O jogo de ontem até fica em segundo plano, diante do comportamento geral das pessoas. Desse jeito, não dá mais para ir ao futebol. É muita gente enlouquecida junto. Cada um puxando para o seu lado.
 
         Prefiro não discutir a fundo a atuação deste árbitro, que eu até ontem eu não conhecia. Mesmo porque, foram lances muito polêmicos, extremamente discutíveis. Mas, pra não ficar em cima do muro (onde eu nunca fico) aqui vai um resumo do que eu vi. Pra mim, o juiz deixou de marcar dois penaltis claros. O primeiro foi cometido por Rafinha, que realmente tocou com a mão naquela bola junto à linha e fundo. E o segundo foi proporcionado por Danilo e Germano, que derrubaram claramente o Arthur na área londrinense. Os outros lances que estão sendo citados, são realmente discutíveis.  Que me desculpem aqueles que têm quatro ou cinco olhos e porisso enxergam mais do eu, que só tenho dois, e já bastante cansados.
 
            Na verdade, a maior verdade foi dita pelo londrinense Gil Rocha, londrinense que trabalha em Curitiba, em cargo importante na RPC. Disse o Gil: "Está mais do que na hora da Fifa acabar com esse negócio de bola na mão ou mão na bola E é só fazer como no basquete, onde os jogadores não podem tocar com o pé na bola. Não tem essa de pé na bola ou bola no pé. Se houver um encontro do pé com a bola, a infração é marcada. Nunca tem bronca. " E o Gil está cheio de razão.


            A minha preocupação maior é com o futuro. Estou certo de que com qualquer árbitro, venha ele de onde vier, vamos ter mais confusão no Estádio do Café, se o Tubarão não derrotar o Coxa na próxima partida entre os dois times. Haverá bronca sim, porque já existe uma pré-disposição dos londrinenses, que se sentem fraudados, roubados. E aí entra uma parte da imprensa, que tem acirrado essa mágoa, dia após dia. Algumas pessoas ainda não se deram conta de como tudo isto é perigoso. Qualquer dia, num novo jogo Londrina x Coritiba, o povo invade o campo e mata alguém. E quem vai segurar 30 mil pessoas enfurecidas ?


            Fico até pensando: será que a ex-ministra Margareth Thatcher (a Dama de Ferro)  tinha razão ? Impressionada com os rumos que o futebol inglês estava seguindo na época, ela disse mais ou menos assim: "Se alguém no futebol tem que matar, então que se mate o futebol." 

Altos e baixos da festa

    A IMAGEM DO ESTÁDIO - As arquibancadas cheias, como a muito não se via. Foi o segundo maior público do domingo, só superado pelo derby paraense, entre Remo x Paysandu. Paulistas e cariocas ficaram lá atrás com seus clássicos. Foi a volta de Londrina ao noticiário. Mas imagens do gramado pela televisão estragaram tudo. O que é aquilo ?  Fiquei com vergonha de mostrar nosso "pasto" a todo o Brasil. Mais envergonhado deve ter ficado o prefeito Kireeff.

     A SORTE DA GLOBO - Esta Rede Globo tem sorte mesmo. Sem o Atlético, que não concordou com as quotas pagas aos clubes, o primeiro turno foi decidido por Londrina e Coritiba, com o maior público dos últimos anos por aqui. E a RPC deitou e rolou.

     GERMANO E DIOGO - O Londrina fez um bom jogo e não merecia perder. O empate seria  mais justo. Todo o time foi bem, mas Germano e Diogo Roque passaram da conta. Jogaram demais. Germano foi um grande capitão. Só achei que todos exageraram nas reclamações. O time estava ligado demais. Só o goleiro Danilo não perdeu a cabeça.

     O PRESENTE NÃO VEIO - Uma das razões pelas quais eu queria que o Tubarão vencesse é que ontem foi aniversário do amigo e seguidor do Blog, Hamilton Nassif, que acabou ficando sem o presente que muito lhe agradaria.

     O PIOR DE TUDO - Até perder de três ou quatro a zero para o Coritiba seria melhor do que ver tudo aquilo que a gente viu, depois do gol dos coxas e após a partida. Muita gente se machucou. Isso não é futebol. Se for pra isso, então deixa o Estádio do Café com aquela meia dúzia de torcedores que vai a todos os jogos.

     COMEÇOU BEM ANTES - Aliás, antes do jogo as coisas já não estavam bem encaminhadas. Trânsito confuso, filas enormes, gente sendo lesada porque comprou assento e não encontrou, e até cadeiras cativas ocupadas por outras pessoas.  Pior ainda: por que recepcionar os torcedores de Curitiba daquela forma ?

      MANIA DE PERSEGUIÇÃO - Em função deste clima de guerra que se criou em torno de Londrina x Coritiba, uma mania de perseguição acabou se instalando em Londrina. Tipo "Os árbitros são contra o Londrina" - "A Federação não gosta do Tubarão" - "A Polícia fica sempre do lado deles, contra os londrinenses" . Vamos acabar com isso, gente.

    E O DINHEIRO, PRA ONDE FOI ? -  Achei que se falou muito do público e pouco da renda. R$ 877 mil é um monte de dinheiro.  Ouço reclamações todas as semanas, de que não sobrou nada das rendas no Estádio do Café. E desta vez, quando ficou para a SM Sports ?