Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Londrinense perdeu de novo

       Parece que o Colégio Londrinense perdeu mesmo o embalo na Liga de Futsal. Nova derrota, agora à noite, desta vez em Jaraguá do Sul (SC), para o time local, por 5 a 4. A equipe de Londrina ganhava por 4 a 1, mas permitiu a virada final dos catarinenses.
       Felipe (2), Elisandro, Biolay e Dian marcaram para o Jaraguá. Diego, Oitomeia, Kumano e Bocão fizeram os gols do Londrinense, que despencou para o 14º lugar. O próximo jogo será sábado, em Petrópolis (RJ), contra o Poker, que está na 16ª colocação.

****** Por outro lado, no resultado mais importante desta noite, o Carlos Barbosa goleou Orlândia (time de Falcão), por 7 a 4, com gols de Rodrigo (4), Daniel (2) e Kevin. Para Orlândia marcaram Caio (2), Junai e Falcão.  O jogo foi disputado em Carlos Barbosa (RS). Os dois times e mais o Krona, de Joinville, estão comandando a Liga, com 29 pontos. Mas Orlândia disputou um jogo a menos.

Copa do Brasil já tem datas

       Tem coisas que são difíceis de entender. Se a Conmebol marcou Santos x Corinthians para o dia 13 de junho, por que a CBF marca a primeira partida das semifinais da Copa do Brasil para o mesmo dia ?  Por que dois super-jogos na mesma data ?
       A tabela das semifinais da Copa foi anunciada hoje: 13/6 - Grêmio x Palmeiras, no Estádio Olímpico; dia 14/6 - São Paulo x Coritiba, no Morumbi;  dia 20/6 - Coritiba x São Paulo, no Couto Pereira; e dia 21/6 - Palmeiras x Grêmio, na Arena Barueri.
        Outra coisa que eu não consegui compreender: por que  é que Grêmio e Palmeiras terão dois dias a mais de descanso entre os seus dois jogos, do que o Coritiba e o São Paulo ?
         Parece que o negócio é complicar mesmo.

Conmebol define as semifinais

      Os dois confrontos semifinais, que apontarão os participantes da grande decisão já estão definidos. O confronto brasileiro, entre Santos e Corinthians ocorrerá nos dias 13 e 20 de junho. A primeira partida tem mando do Santos, que está pensando em abrir mão da Vila Belmiro e marcar o jogo para a capital, talvez no Morumbi, onde a renda poderá ser maior. O jogo da volta, com mando corinthiano, pela melhor campanha ao longo do torneio, será disputado no Pacaembu, no dia 20 de junho.
      A outra ponta das semifinais terá o primeiro jogo entre Boca Juniors e Universidad de Chile em La Bombonera, no dia 14 de junho.  Uma semana depois (dia  21), Santiago assiste a definição do finalista . Está do jeitinho que o Boca gosta, decidir fora de casa.

Brasileiros estão fora de Roland Garros

       O Brasil está fora das disputas do Torneio de Simples de Roland Garros. Depois da derrota de Feijão, no sabado, hoje foi a vez dos nossos outros dois representantes serem eliminados. Pela manhã, o paulista Rogério Silva até que tentou encarar John Isner. Mas o norte-americano não deu moleza e ganhou por três setes a zero. Os parciais foram de 6/3, 6/4 e 6/4, em 1h34m de confronto.
       Mas a derrota mais sofrida veio agora à tarde. O nosso melhor tenista, Thomaz Bellucci(foto),  chegou a comandar o jogo até o terceiro set, mas aí prevaleceu a melhor categoria do sérvio Viktor Troicki, que acabou ganhando por 3 sets a 2, com parciais de 4/6, 6/3, 5/7, 6/3 e 6/3. Como sempre, Bellucci atuou com vontade durante a partida, mas na hora de decidir não mostrou a garra necessária.

Um mau campeonato, até aqui

     Lógico que trata-se apenas de um começo de campeonato, mas não posso deixar de dizer que estou decepcionado com o que vi no Brasileirão 2012 até agora. Jogos bem fracos temos assistido pela televisão. Tem hora que até dá vontade desligar o aparelho ou mudar de canal. Como espetáculo, tem sido mesmo de baixa qualidade.
     Muitos times desfalcados. É um detalhe que contribue para que o Brasileirão não empolgue o público. Tente achar um jogo que tenha sido realmente muito bom. Vai ser difícil encontrar. Agora, peladas tivemos muitas nestas duas rodadas iniciais da competição.
     Em termos de competitividade, temos que tirar o chapéu para os cariocas. Dos três líderes, com 100% de aproveitamento, dois são cariocas: Vasco e Botafogo. Mas todos nós sabemos - sejamos francos - que o time do Fogão não é um bom time. Tem alguns poucos jogadores de bom nível, mas não dá para ser considerado um time de primeiro nível.  Mas não interessa, é um dos líderes.
      O Vasco está mantendo a média. Está sempre entre os primeiros. Mas o outro lider, o Atlético Mineiro é outro que não tem qualidade para liderar o Campeonato Nacional. Ganhou da Ponte e do Corinthians. Quero ver na sequência o que é que o Galo vai conseguir.
      O campeonato está ruim até no que se refere às arbitragens. Ontem mesmo, tivemos um erro grosseiro do árbitro Marcelo de Lima Henrique, que não marcou um penalti claro a favor do Palmeiras no jogo com o Grêmio. Em quase todos os jogos temos observado erros primários dos apitadores. E esta história de colocar um número maior de auxiliares só está gerando mais confusão. Demora um minuto pra resolver se a bola saiu ou não saiu. Mas na hora de acusar um penalti que o árbitro central não viu, aí não aparece ninguém. Especialmente se o penalti for contra o time da casa.
      Acho até muito bom que não estejam programados jogos da Série A para esta semana. Quem sabe todo mundo aproveita para corrigir seus erros. Porque se continuar assim, as rendas vão cair. Ninguém tem saco pra ver tanta coisa ruim ao mesmo tempo.

A Foto do Dia

    

           A nossa Foto do Dia, nesta segunda-feira, é uma homenagem a expressiva área verde de Porto Alegre, que está sendo reconhecida mundialmente. A capital gaúcha tem 14,78 metros quadrados de vegetação para cada habitante, considerando-se apenas as áreas municipais, como parques e praças.
             Se forem consideradas as áreas estaduais, federais e privadas a relação sobre para 50 metros quadrados por pessoa. A meta da Organização Mundial da Saúde é de 12 metros quadrados por habitante. Porto Alegre tem 1,3 milhão de árvores. A foto é da Zona Sul da capital gaúcha, onde estão localizadas as praias do Rio Guaiba.  Mas ainda existem críticas, pedindo mais praças e mais parques.
            A propósito, gostaria de ter em mãos cálculos deste tipo com relação à nossa Londrina, que também é uma cidade muito arborizada. Se alguém tiver estes dados, estamos a disposição para divulgá-los.

A queridinha do mercado

       A revista Veja e o jornal Folha de São Paulo têm comentado o cartaz que a linda atriz Camila Pitanga conseguiu junto aos responsáveis pelo mercado publicitário do Brasil. Ela é a personalidade brasileira que mais apareceu em comerciais de televisão neste ano. Só de janeiro até agora, foram 2.427 vezes.
       No ano passado, Neymar e Gisele Bundchen foram os destaques na publicidade brasileira. Mas em 2012, só com a campanha da Caixa, Camila já desbancou os dois. Também pudera, ele é bonita, charmosa, talentosa e faz o tipo brasileiro.

O gol faz rir e faz chorar

           A emoção provocada pela marcação de um gol é indescritível. E as reações dos responsáveis são as mais incríveis. Vejam na foto acima o esforço dos jogadores do Grêmio Atlético Farroupilha, de Pelotas, para conter o choro do garoto Marco Antonio, que fez os dois gols do time contra o Santo Ângelo, ontem pela Segundona Gaúcha. O primeiro foi logo aos 7 minutos, e o segundo veio na fase final, de cabeça, pra garantir a vitória de 2 a 0. Aí, o guri não aguentou e chorou pra valer.
          Pelotas está com dois times na Segunda Divisão do Gauchão. Um deles é o tradicional Brasil de Pelotas, conhecido por Xavante, o mesmo que está brigando com a CBF e a Fifa, para disputar a Série C do Brasileirão. Acontece que, surpreendentemente, o Brasil "desandou" no segundo turno e começou a perder para todo o mundo. Não será este ano que ele conseguirá voltar a elite do Gauchão. Foi então que o Farroupílha, um humilde participante da Segundona, assumiu a responsabilidade de representar a cidade e está perto da classificação para o quadrangular final. Daí a importância dos gols que fizeram o menino Marco Antonio chorar copiosamente.