Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Brasil 0 x Africa do Sul 0

            QUE FIASCO, HEIN  ?





             Foi muito ruim a estréia brasileira no torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos. Fizeram um barulho danado com esta Seleção de "jovens talentos", mas diante da inexpressiva Africa do Sul o time acabou não jogando nada, ficando num zero a zero que decepcionou o País inteiro.

              Nem a expulsão  do africano Mvala, aos 14 minutos do segundo tempo adiantou. O  Brasil só  melhorou com a entrada de Luan no lugar de Felipe Anderson, mas não conseguiu o gol que impediria o vexame. Neymar fez a sua pior partida, desde que veste a camisa da Seleção Brasileira. E Gabriel Jesus, com aquela cara de "chorão", perdeu um gol incrível, chutando na trave e nada mais realizando.

               O mais inexplicável é o fato dos brasileiros terem se mostrado mais nervosos do que o sul-africanos. E o técnico Rogério Micale parecia morto no banco de reservas, sem vibração para sacudir a equipe, que volta a jogar no domingo, contra o Iraque, que também empatou sem gols com a Dinamarca, no outro jogo de hoje pelo grupo.  



           
RIO 2016


        PROGRAMAÇÃO OFICIAL DE AMANHÃ


Tiro com arco
Equipes masculinas
Rodada classificatória
sex, 5 de ago
09:00
Tiro com arco
Individual masculino
Rodada classificatória
sex, 5 de ago
09:00
Tiro com arco
Individual feminino
Rodada classificatória
sex, 5 de ago
13:00
Tiro com arco
Equipes femininas
Rodada classificatória
sex, 5 de ago
13:00
Cerimônia de abertura
sex, 5 de ago
20:00
COPA DO BRASIL
Está definida a sequência 

        Confira aqui a tabela das Oitavas-de-Final da Copa do Brasil, que serao disputadas a partir do dia 24 próximo, logo após o término dos Jogos Olímpicos




Jogos de Ida

24/08 - 19h30 - Santos x Vasco
24/08 - 19h30 - Atlético-PR x Grêmio
24/08 - 21h45 - Atlético-MG x Ponte Preta
24/08 - 21h45 - São Paulo x Juventude
31/08 - 19h30 - Palmeiras x Botafogo-PB
31/08 - 21h45 - Internacional x Fortaleza
31/08 - 21h45 - Fluminense x Corinthians
01/09 - 20h - Botafogo x Cruzeiro

Jogos da Volta

21/09 - 19h30 - Grêmio x Atlético-PR
21/09 - 19h30 - Juventude x São Paulo
21/09 - 19h30 - Ponte Preta x Atlético-MG
21/09 - 21h45 - Corinthians x Fluminense
21/09 - 21h45 - Vasco x Santos
21/09 - 21h45 - Cruzeiro x Botafogo
22/09 - 19h15 - Internacional x Fortaleza
22/09 - 21h30 - Botafogo-PB x Palmeiras


    RIO 2016
     Djokovic vai estrear 
    enfrentando Del Potro

                                                                   

                   A busca pelo ouro olímpico exigirá do tenista número 1 do mundo superação desde a primeira rodada. Na estreia nos Jogos Olímpicos, Novak Djokovic reedita com Juan Martin Del Potro o confronto que valeu a medalha de bronze para o argentino em Londres-2012. Na véspera do sorteio realizado no Centro Olímpico de Tênis nesta quinta-feira, o sérvio afirmou que a vitória no Rio seria a maior conquista de sua carreira.
    Atual campeão olímpico, o britânico Andy Murray encara o sérvio Viktor Troicki em seu primeiro jogo. O espanhol Rafael Nadal, que ainda se recupera de uma lesão no punho esquerdo e confirmou sua presença na Olimpíada apenas na última terça-feira, estreia contra o argentino Federico Delbonis. Outro jogo que promete bom tênis é entre o croata Marin Cilic e o búlgaro Grigor Dmitrov.
    Na chave de simples, os brasileiros se deram bem no sorteio. Thomaz Bellucci, número 1 do País, enfrenta o alemão Dustin Brown na primeira rodada, enquanto Rogério Dutra Silva será o adversário do italiano Thomas Fabbiano.
    Mas não se pode dizer o mesmo para Bellucci nas duplas. Ao lado de André Sá, o canhoto de Tietê (SP) terá pela frente os irmãos Andy e Jamie Murray. Cotados para a medalha olímpica, Marcelo Melo e Bruno Soares enfrentam os gêmeos tailandeses Sanchai e Sonchat Ratiwatana – convidados pela Federação Internacional de Tênis (ITF).
                    No feminino, a norte-americana Serena Williams – atual campeã olímpica e número 1 do mundo – estreia contra a australiana Daria Gavrilova (46ª colocada do ranking da WTA). Além disso, dois confrontos entre espanholas e sérvias marcam a primeira rodada. Ana Ivanovic está no caminho de Carla Suárez Navarro, enquanto Jelena Jankovic é a rival de Garbiñe Muguruza. Já a brasileira Teliana Pereira medirá forças com a francesa Carolina Garcia (32ª).
    A missão será ainda mais dura para as brasileiras no torneio de duplas femininas. As rivais de Teliana Pereira e Paula Gonçalves são as espanholas Muguruza e Suárez Navarro. A disputa olímpica do tênis começa no próximo sábado, mas as datas e horários dos confrontos ainda serão divulgados pela ITF. A chave de duplas mistas só será conhecida em 9 de agosto.
    RIO2016 
      UM DOS MOMENTOS
     MAIS EMOCIONANTES



                                 Aos 84 anos, o ex-técnico e ex-jogador de futebol Zagalo protagonizou um dos momentos mais emocionantes do revezamento da tocha olímpica no Rio de Janeiro, ao conduzir a chama de cadeiras de rodas, na manhã desta quinta-feira.
    Nas redes sociais, Zagalo recebeu apoio de diversas pessoas e muitas se mostraram surpresas com o aparência do ex-atleta. 
    Campeão pela Seleção Brasileira em três Copas da Mundo (duas como jogador e uma como técnico), o "Velho Lobo"abandonou o esporte em 2006, quando era coordenador técnico do time que foi eliminado nas quartas de final do Mundial na Alemanha.
    Os novos esportes olímpicos



    Num gesto para atrair jovens e uma nova geração para o movimento olímpico, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou ontem a entrada do surfe, skate e escalada. No pacote, a entidade ainda vai fazer um gesto aos japoneses, organizadores dos Jogos Olímpicos de 2020, e incluirão o beisebol/softball e caratê no evento a ser realizado daqui a quatro anos. As medidas visam rejuvenescer o movimento olímpico e, para isso, a aposta é cada vez maior em redes sociais e na internet.
    "É um pacote histórico"- declarou Thomas Bach, presidente do COI. O pacote de esportes foi aprovado por unanimidade. A lista foi escolhida a partir de 18 modalidades que competiam por um espaço, incluindo boliche, squash e outras modalidades de artes marciais. "Esses esportes terão um apelo aos jovens"- afirmou Toshiro Muto, diretor técnico dos Jogos de 2020, em Tóquio.
    Em estudos internos sobre audiência, o COI constatou que vem perdendo espaço entre os mais jovens. Duas estratégias foram adotadas: investir em plataformas sociais, digital e internet, além de incluir modalidades atraentes ao novo público. Os levantamentos apontaram que os jovens não têm sido a maior audiência em provas nobres, como o atletismo. Além disso, a média de idade da audiência dos Jogos vem aumentando, de 46,9 anos de idade em Pequim-2008 para 48,2 em Londres-2012.

    Uma das estratégias foi apostar em canais digitais e, pela primeira vez, o COI em 2016 vai investir mais na internet que na transmissão de TV. Redes como a NBC contrataram alguns dos "astros" da web para comentar e transmitir os esportes, com seguidores acumulados de 120 milhões de pessoas.
    Temendo se distanciar dos jovens, a ordem no COI foi a de buscar modalidades essencialmente vista por essa faixa etária. No caso do surfe, a decisão anunciada nesta quarta-feira coloca fim a uma campanha que começou em 1923. Nos anos 90, a Associação Internacional de Surfe passou a buscar apoio, criando federações nacionais e promovendo a ideia da modalidade como esporte olímpico.
    A esperança do COI é de que, junto com o surfe, a nova audiência também gere maior receita de televisão e de patrocinadores. A competição de skate também segue a mesma lógica e será disputada em duas ruas e dois parques, com 40 competidores cada. Na modalidade de escalada, as competições também serão destinadas a atrair o novo público.
    Mas a adesão de novos esportes também atende a um outro objetivo do COI: a de adaptar os Jogos ao país que está recebendo o evento. No caso de Tóquio, a escolha foi por dois dos esportes mais populares na cultura japonesa: o caratê e o beisebol, o esporte nacional do Japão - o softball entra como a versão feminina do beisebol.
    Não há ainda uma confirmação se o retorno do beisebol aos Jogos significará a adesão dos atletas que atuam nos Estados Unidos, na maior liga do mundo. Franco Carraro, membro do COI que elaborou a proposta, admitiu que os americanos são os únicos que até agora não aceitaram parar suas competições locais para permitir que os atletas possam viajar. "Se não houver um acordo, o beisebol pode ter vida curta" - admitiu.
    Alguns dos membros chegaram a questionar se haverá a participação dos principais atletas do mundo, depois que a entrada do golfe para o Rio terminou com um fracasso em convencer Tiger Woods e outros. Oficialmente, mais de 15 atletas anunciaram que não virão ao Rio, temendo o vírus zika. "Essa é uma desculpa ridícula", disse Carraro.
    Não existem garantias, porém, de que as modalidades sejam mantidas para 2024 ou 2028. O certo é que as 28 modalidades presentes no Rio vão ser mantidas nas próximas edições dos Jogos, o que cria um problema extra aos organizadores em um evento cada vez maior.
    Apenas em 2020, os novos esportes significarão 474 novos atletas na Olimpíada, um aumento de 5% em relação a 2016. Críticos da decisão alertam que o COI está criando exigências cada vez maiores sobre cidades, caminhando num sentido oposto ao que se pedia para que os gastos fossem controlados.
    Segundo a cúpula do COI, porém, a audiência e patrocinadores vão compensar, ainda que parte significativa dessa nova renda não seja direcionado para as cidades anfitriãs. "Vamos trabalhar para que essa inclusão não signifique um aumento de custos"- afirmou Muto.