Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

 POLÔNIA X BRASIL,  AMANHÃ À TARDE
         A  fase mais importante do Mundial de Vôlei Masculino começa nesta terça-feira às 15h25m (de Brasília), com a Seleção Brasileira enfrentando a equipe da casa, a Polônia.  Wallace e Murilo estão machucados. O bicho vai pegar ! 

Sai Patrícia Poeta. Entra Renata Vasconcellos


             Parece até que foi ontem que Fátima Bernardes deixou o Jornal Nacional, sendo substituída por Patrícia Poeta.  Mas se passaram três anos, e Patrícia também já está desocupando o lugar ao lado de William Bonner. No dia 3 de novembro, ela vai deixar a bancada do JN e, ao que se comenta, irá se dedicar a um novo projeto na área de entretenimento da TV Globo.
               Mas vem aí outra bonita mulher bonita para fazer companhia a William Bonner. Trata-se de Renata Vasconcellos (foto ao alto), que atualmente divide  a apresentação do "Fantástico" com Tadeu Schmidt. Ela começou na Globo News. Depois, passou 11 anos como âncora do "Bom Dia Brasil", inicialmente ao lado de Renato Machado, e depois com Chico Pinheiro.
               E para o "Fantástico" já foi escalada Poliana Abritta (foto) , que tem 17 anos de TV Globo, inicialmente em Brasília e depois passando pelo "Globo Mar" e atuando como substituta no "Jornal Hoje" e no "Jornal da Globo", nas férias das titulares.

A volta do nosso tenis à Elite

              Num ano de muitos fracassos, o tênis brasileiro conseguiu um ótimo resultado, neste confronto com a Espanha, na briga pela volta  à elite da Copa Davis. Mesmo considerando que os espanhóis não trouxeram  Nadal, Ferrer & cia, o feito do tênis do Brasil foi expressivo, com a obtenção da vaga entre as 15 maiores forças do tênis mundial para 2015.
                E o herói acabou sendo mesmo  Thomaz Bellucci, nosso tenista número 1. Ele derrotou os dois representantes espanhóis da disputa individual: Pablo Andújar e Roberto Bautista Augut.  A outra vitória brasileira veio no jogo de duplas. E a única derrota ocorreu no primeiro jogo do confronto individual, quando Rogério Dutra Silva foi amplamente vencido por Augut. No final, Brasil 3 a 1.
 
NÃO FOI À TOA QUE A EQUIPE BRASILEIRA FEZ UMA ENORME FESTA PARA THOMAZ BELLUCCI

                                 "  EU SOU DO SUL "


            Como todos os verdadeiros gaúchos, estou vivendo agora um período muito especial do ano. Estamos em plena Semana Farroupilha, época em que comemoramos o início da Revolução Farroupilha, a mais longa revolução da história do Brasil, que durou quase dez anos e que tinha como ideal "liberdade, igualdade e humanidade".  
             Todos os anos, de 14 a 20 de setembro, os gaúchos vão para as ruas comemorar, tomando um chimarrão e celebrando com desfiles e shows. Mas os verdadeiros gaúchos vão adequadamente trajados.  As moças de vestido de prenda. Os homens de bombacha, lenço, guaiaca, chapéu e outros adereços. É lindo de se ver ! O tema da Semana Farroupilha 2014 é : "Eu sou do Sul".
              A "Semana" foi instituída à meia-noite do dia 7 de setembro de 1947, por um grupo de oito tradicionalistas liderados por Paixão Côrtes. Conta a história que, naquela noite, antes que o Fogo da Pátria fosse extinto, o grupo que ficou conhecido como "Os Oito Bombachudos" capturou uma fagulha da chama do Altar da Pátria, utilizando um cabo de vassoura com trapos enrolados na ponta. A cavalo, aqueles homens levaram o fogo para um candeeiro crioulo e o mantiveram aceso até o dia 20 de setembro, em homenagem aos líderes farroupilhas. Nascia ali a 1ª Ronda Crioula, bem como a "Chama Crioula", que até hoje é conduzida e destacada na Semana Farroupilha.
             Tudo isso porque, há 111 anos antes, exatamente no dia 20 de setembro de 1836, os farroupilhas liderados por Bento Gonçalves venciam a Batalha da Ponte da Azenha e entravam na Província de Porto Alegre, dando início à Revolução Farroupilha, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem a República do Piratini, que durou cerca de sete anos.





             



 



              Os gaúchos queriam a Libertação dos Escravos; a Redução dos impostos sobre exportação; a volta do imposto sobre importação de gado; a criação de uma fábrica de arreios e um curtume; um recenseamento da população e a instituição da Assembléia Constituinte.
               Na verdade, os gaúchos tinham com o Império,  problemas parecidos com os que temos hoje com o Governo Federal. Os estancieiros sofriam porque o seu charque, base do abastecimento do mercado interno brasileiro, sofria com a política do Império, que não tributava a carne-seca argentina e uruguaia, proporcionando que ela entrasse em excelentes condições de concorrência com os produtores gaúchos. Coisas se assemelham às que hoje nos causam grandes problemas.