Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Chuva atrapalhou a festa das faixas

             A chuva que caiu em São Paulo impediu que um público melhor fosse ao Pacaembu, para assistir ao jogo das faixas, entre Corinthians e Portuguesa (foto). O mau tempo também atrapalhou o andamento da partida. A Lusa ganhou por 1 a 0, gol marcado por Rafael Oliveira no segundo tempo, com 10.500 pessoas nas arquibancadas.
             Com a vitória, a Portuguesa conquistou o Troféu Sócrates. A  Lusa completou 24 jogos de invencibilidade, sendo 21 pela última Série B Nacional e mais 3 nos amistosos jogados em 2012.

**** Pelo Campeonato Alagoano, três jogos foram disputados esta noite: CEO 0 x CRB 1, Penedense 0  x Sport Santo Antonio 3 e Corinthians 4 x ASA 1.

Dupla Grenal eliminada. O Coxa segue

             O Coritiba continua firme na briga pelo título da Copa SP de Juniores. O Coxa eliminou o poderoso Internacional, esta noite em Barueri, nos penaltis. O jogo terminou em 1 a 1, com os gaúchos empatando no último minuto, mas nos penalidades máximas deu Coritiba, por 4 a 2. O grande nome do jogo foi o goleiro paranaense, Victor Brasil.
               Não foi mesmo o dia dos gaúchos. O Grêmio também foi eliminado do torneio, ao ser goleado pelo Fluminense, por 4 a 1, no campo do Nacional, na capital bandeirante. O primeiro tempo terminou empatado (1 a 1), mas na fase final só deu Flu.
                                                         A festa do Flu, na goleada sobre o Grêmio      
    Pela manhã, o Rondonópolis, que vinha sendo a grande surpresa da Copinha, acabou levando 6 a 0 do Vitória, da Bahia, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos.
                E no jogo das 21 horas, entre Santos e Desportivo Brasil, em São Carlos, deu zebra. Derrota santista por 2 a 1. Chico marcou os dois gols do Desportivo Brasil, que foi bem superior em campo. Para o Peixe descontou Gustavo Henrique.

Inter ganha no erro do goleiro

            O Campeonato Gaúcho começou sem zebra. Mesmo jogando na casa do Novo Hamburgo, o Internacional somou os seus três primeiros pontos, vencendo por 1 a 0. Mas não foi um jogo fácil, e a vitória só se concretizou através de uma falha do experiente goleiro Eduardo Martini. Aos 11 minutos do primeiro tempo, Martini abandonou a sua grande área para rebater uma jogada em profundidade do Colorado, mas deu azar e chutou a bola contra o corpo de Oscar, que ficou com campo livre para marcar o único gol da partida. E 1 a 0 foi o placar final do encontro desta noite.
                                                              João Paulo e Dagoberto abraçam Oscar, após o único gol   
           Foi uma fatalidade, mas na verdade o Inter foi superior, teve outras oportunidades para marcar e mereceu o triunfo. O Novo Hamburgo foi inegavelmente inferior, porém lutou muito e por pouco não arrancou um empate.
             O destaque foi a grande presença popular. Embora oficialmente a capacidade do Estádio do Vale seja de pouco mais de 6 mil torcedores, tivemos um público de 12 mil pessoas. Tinha gente até em cima das árvores e nas elevações, do lado de fora do estádio.
            Dagoberto jogou sua primeira partida oficial pelo Inter. Teve uma conduta discreta, sendo substituido no segundo tempo, quando o técnico Dorival Junior deu chance a alguns reservas de luxo, como Jô, Gilberto e Bolatti.
             A grande ausência foi D'Alessandro, que alegou uma contusão muscular. Mas o que se comenta em Porto Alegre é que ele está de malas prontas para se tranferir para o futebol da China.
 

A barriga de Verônica

          Um dos assuntos mais comentados da semana tem sido a barriga descomunal da pedagoga Maria Verônica Aparecida Vieira, que garante estar grávida de quatro meninas. Mas os médicos de Taubaté suspeitam que Verônica pode não estar grávida, porque um exame de ultrassom, feito no dia 31 de agosto do ano passado (há quatro meses e meio, portanto) mostra que ela não estava grávida naquela data.
          A pergunta corre o Brasil: se ela não está esperando quadrigêmeas, que barriga é esta ?

Os destaques da Fina Estampa

         Dois atores têm se destacado na novela global "Fina Estampa". Apesar da presença de lindas e talentosas mulheres, eles vem chamando a atenção por seu desempenho .  Marcelo Serrado, que na vida real não é "biba" não, é um carioca de 45 anos, que interpreta de forma genial a "bichinha" Crô. É um barato.
          Paulo Rocha é um ator português, natural da Cidade do Porto, e que já fez muita coisa boa na arte lusa. Ele está muito bem como Guaracy. Tem até cara de dono de padaria mesmo. Aos 35 anos, Paulo resolveu se mudar para o Brasil só para ingressar na Globo. E já emplacou.

Tinha que ser em Londrina

                 Parece que as mulheres londrinenses têm o poder de atrair homens famosos. Um sem número deles já foi seduzido pelo charme das londrinenses. Inclusive jornalistas esportivos, que aqui encontraram o amor da sua vida. Toda a cidade conhece estas histórias.
                Pois o famosíssimo Ronaldinho Gaúcho não escapou das nossas lindas mulheres. E isso poderia ter lhe custado até a saída do Flamengo. Afinal, o desentendimento dele com o técnico Wanderley Luxemburgo começou na semana passada, quando o Rubro-negro fazia a sua pré-temporada na cidade. É que o R10 apareceu com uma linda "prenda" (afinal, Ronaldinho é gaúcho) no hotel onde a delegação estava hospedada. Dizem até que teve mulher se hospedando no hotel, para encontrar o craque  Luxemburgo não gostou e até teria pedido a demissão de Ronaldo.
                Mas, como o Flamengo tem uma mulher na presidência, Ronaldinho não foi despedido coisa nenhuma. Patrícia Amorim não é louca, nem nada. E quem pode acabar perdendo mo emprego é Luxemburgo, se o Mengão perder na Bolívia.

Olha o Zacheo aí. Que bom !

            O Blog do Flávio Campos ganha hoje um novo seguidor. E com que alegria eu recebo Alexandre Zacheo, que mora em São Paulo, mas se formou aqui na UEL. Ele é amigo chegado do meu filho Luciano, e me honra agora com sua presença. Seja bem vindo, Zacheo !

E Londrina, não vai se mexer ?

               Existe uma esperança de que Londrina viva a Copa do Mundo de 2014 mais de perto, talvez hospedando uma seleção participante. Afinal, teremos jogos em Curitiba. Mas até agora não vi movimentação nenhuma de gente da Fifa por aqui, analisando a possibilidade de seleções estrangeiras pelo menos treinarem no Estádio do Café. E isto já está ocorrendo em outras cidades.
               A foto nos mostra a vistoria que a Fifa fez no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (uma cidade do porte da nossa), visando a possibilidade dos locais a serem utilizados como Campo Base de Treinamentos para seleções que irão participar da Copa. A comissão que visitou Caxias era chefiada por Airton Giachini e veio acompanhada pelo Secretário Estadual do Esporte, Kalilo Sehbe Neto.
                Tudo foi vistoriado: arquibancadas, camarotes, vestiários, acessos e principalmente o gramado, de onde foi retirada uma leiva para ser fotografada e avaliada posteriormente (detalhe da foto). Caxias do Sul conta como certo que receberá alguma seleção estrangeira.
                Acrescento um detalhe: o velho Kalil Sehbe, avô do secretário de esporte do Rio Grande do Sul, é um dos homens mais importantes de Caxias do Sul. Estas coisas funcionam assim. Como tudo, aliás. E já que o governador do Paraná é londrinense, por que não prestigiar a nossa cidade ?

Campeonato será lançado hoje à noite

              O Campeonato Paranaense será lançado oficialmente hoje às 19h30m, numa festa que a RPC TV organizou, e que contará com a presença do pessoal da Federação, com árbitros, dirigentes e imprensa. Esse é o 11º ano que a RPC TV transmite os jogos do nosso Estadual em TV aberta, com exclusividade para todo o Estado.
               A Globo vai transmitir pelo menos uma partida por rodada, sendo que em determinadas rodadas duas partidas serão mostradas simultaneamente para diferentes regiões do Paraná. O primeiro jogo que será mostrado é Toledo x Coritiba, domingo próximo às 17 horas.
                No final do campeonato, a RPC vai premiar  o campeão paranaense com o troféu "Paz Tem Voz". O campeão do Interior receberá R$ 50 mil e o vice-campeão R$ 10 mil.
                 O evento desta noite será mostrado ao vivo pela ÓTV, canal a cabo do Grupo Paranaense de Televisão (GRPCOPM), do qual faz parte a RPC TV. A cobertura completa da festa poderá ser acompanhada pelo canal 11 da Net Digital e pelo site  http://www.otv.tv.br/, a partir das 20 horas.

Acho que o Paraná acertou na escolha

               O último clube de Ricardinho foi o Bahia (foto).  Ricardo Luiz Pozzi Rodrigues é agora mais um treinador de futebol do País. E ele vai começar a nova carreira justamente no seu clube do coração, onde também começou a jogar futebol. Aos 36 anos, este paulista da Capital, foi anunciado hoje e será apresentado amanhã, aos jogadores e a torcida.
                Acho que Ricardinho será um bom treinador. É um cara equilibrado, sempre foi um profissional correto e tem enorme experiência. Afinal, depois do Paraná ele jogou no Bordeaux (França), no Middlesbrough (Inglaterra), no Besiktas (Turquia), no Al-Rayyan (Qatar)  e nos brasileiros Corinthians, São Paulo, Santos, Atlético Mineiro e Bahia. Rodou o Mundo, deve ter aprendido muita coisa. Que pena que Ricardinho não escolheu o Londrina para iniciar como técnico. Gostaria de vê-lo trabalhando aqui.

Paranavaí x Operário será em Apucarana

               E o Atlético Clube Paranavaí perdeu mesmo o direito de estrear em casa no Paranaense, como previa a tabela. A Comissão de Vistoria da FPF bateu o pé e o  Vermelhinho vai ter que enfrentar o Operário no Estádio Bom Jesus da Lapa, em Apucarana, domingo à tarde. Vejo um fato como este com enorme tristeza.  Quem conhece bem o futebol e sabe como é difícil montar e preparar um time para um campeonato, sabe como é duro perdeu um mando de jogo.
                Duvido que o Waldemiro Wagner seja o pior estádio do Paraná. Acho até que é um dos melhores do Estado. Mas, até agora, só o Paranavaí foi punido.  E os outros ? Quero ver se é verdadeira essa história de que "pau que bate em Paulo também bate em Pedro."
                 O técnico Itamar Bernardes e o fisicultor Billy de Paula trabalharam duro para armar o time. Mas o beneficiando será o Operário de Ponta Grossa, que vai enfrentar o Paranavaí num campo neutro. Entretanto, o diretor de futebol Lourival Furquin (foto) preferiu responsabilizar o atraso da Prefeitura na realização das reformas pedidas pela Federação.