Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 1 de novembro de 2015

Brasileirão está liquidado !





                Timão campeão! Como já se sabia há mais de um mês. Até eu que não sou corintiano antecipei isso aqui no Blog. E fechou bonito, dando um vareio no Atlético Mineiro e fazendo 3 a 0. Desta vez, " lá no Horto,  o Galo é que foi o morto ". Deu pena ver os mineiros correndo atrás do Corinthians
 
                E o campeonato praticamente acabou. A briga será só pelo quarto lugar, entre Santos, São Paulo e Inter. As três primeiras vagas da Libertadores vão mesmo ficar com Corinthians, Galo e Grêmio, os melhores da competição.

O Cabo Varanda "não aguentou"

A menina era "fogosa"mesmo e o cabo Varanda do 41ºBPM, do Irajá, no Rio, aparentemente "perdeu a cabeça" durante uma abordagem de rotina, ontem no começo da noite carioca. A foto foi parar nas redes sociais e o cabo Varanda foi parar no "xilindró", sendo liberado só hoje de manhã.   Mas por causa de seu assanhamento, poderá até ser expulso da Polícia Militar.

Avião russo se despedaçou no ar

   Pelos destroços espalhados, é praticamente certo que o avião russo que caiu sábado no Egito se despedaçou inteiramente no ar, antes da queda. Os fragmentos se espalharam por cerca de 20 quilômetros. Corpos foram encontrados a oito quilômetros de distância, um do outro. Mas as dúvidas sobre a possibilidade de ter ocorrido uma ação terrorista continuam persistindo, embora fontes ligadas ao Estado Islâmico tenham anunciado a autoria do ocorrido.
 
 
Rigor excessivo ? Isso
também não queremos



              Não conheço pessoalmente o senhor Marcelo Odebrecht (foto), nunca o vi mais gordo, mas li o seu documento de defesa e acompanhei  pela televisão a sua presença perante o juiz Sergio Moro, em mais uma fase da Operação Lava Jato. Fiquei com a impressão de que a sua prisão preventiva pode estar sendo um exagero.
 
               Se o homem não é bandido e até agora não se conseguiu provar nada que justifique  o seu imediato julgamento, acho sim um exagero mantê-lo preso já há quatro meses.  Me parece que está existindo uma preocupação desta equipe que comanda a Lava Jato no sentido de desmanchar a idéia que nós brasileiros sempre tivemos, de que "no final não acontece nada com os acusados nestes casos." Posso até entender, mas temo que esta preocupação venha gerar um rigor excessivo para com os suspeitos de qualquer contravenção. Isso também não nos serve.
 
             Acho que Marcelo Odebrecht tem que ser investigado e, se necessário, julgado e punido. Mas mantê-lo tanto tempo preso sem culpabilidade totalmente comprovada é mesmo uma crueldade.
"Como é, Tencati ? Quando é que o senhor
    vai solucionar o problema do ataque ?"  


                 É claro que é melhor ganhar jogando mal, do que perder jogando bem. Mas bom mesmo é jogar bem e ganhar, sem depender de sorte ou de outros fatores que muitas vezes decidem os jogos de futebol, como os pênaltis.  E isso é o que está faltando para completar a felicidade dos londrinenses nesta campanha da Série C.

                 Os números são absurdos para um time que está na final de uma competição de nível nacional, mesmo sendo uma terceira divisão, como é o caso. Todos queremos ver o Londrina campeão, mas todos nos sentiremos mal, se o título vier com mais dois jogos de zero a zero.

                  E a gente sabe que é possível jogar melhor do que no Tubarão está jogando. Um time muito bom do meio para trás, mas horrível lá na frente. É certo que existem carências individuais. Observando atentamente no jogos de ontem, eliminei uma dúvida que já estava me "incomodando". E cheguei a conclusão de que Bruno Batata é muito ruim. Não faz nada o jogo inteiro, foge da área, perde as bolas divididas, não se impõe nos lances aéreos e faz pouquíssimos gols. Pra que serve um centroavante assim ?  E o que é pior: Quirino é quase tão ruim como o titular.

                   Mas mesmo com Batata jogando, o ataque alvi-celeste poderia produzir muito mais, se tivesse um plano de jogo. Mas não tem. Quando se aproximam da área, os jogadores não sabem o que fazer. Cada um faz então o que lhe passa pela cabeça. Não há nenhuma jogada ensaiada. E ainda por cima, na hora de substituir, o técnico tira quem tem maior habilidade individual  (Edmar) e mantem o canela dura (Batata). Até o pessoal da TV Brasil, que só agora está acompanhando o Londrina, já percebeu isso. Todos eles  "chiaram" ontem, quando Tencati sacou Edmar para colocar Quirino, deixando Bruno Batata em campo.  

                   Sempre achei Claudio Tencati um treinador limitado, mas reconheço que ele cresceu em alguns aspectos e até se especializou na montagem de esquemas defensivos. Mesmo quando perdeu jogadores importantes, como o goleiro Danilo e o zagueiro Dirceu, o time se manteve firme na defesa, com uma boa planificação tática, inclusive. Mérito dele.  Mas do meio para a frente, o esquema de jogo do Tubarão é um fracasso.



                   O  que eu não consigo admitir é que um técnico que sabe defender não procure aprender também  a atacar. Existem meios pra isso. Estágios com grandes treinadores, consultas com bons estrategistas ofensivos e até conversas abertas com os próprios atacantes do grupo. Será que Tencati está se sentando com Batata, Edmar, Quirino e mais os meias e volantes que vem de trás, pra saber o que eles acham ? O que é que eles sugerem ?   Não há nenhum problema em agir assim. Só precisa ter humildade para admitir que não é o dono da verdade. Ninguém deve ficar com vergonha por estar tentando aprender mais do que já sabe.  E outra coisa:  será que o "dono" do time já orientou Tencati neste sentido ?
 

       Faltam pouco mais de uma dezena de postagens para que o Blog  alcance a estipulada marca final de 300 artistas da música neste desfile diário. E estou "caprichando" nas últimas escolhas. Hoje, destaco outra cantora sensacional, uma das melhores de todos os tempos

                              G   A   L        C   O   S   T   A

       
 


                              GAL COSTA entrou na  minha cabeça cantando esta canção que escolhi para o vídeo que abre a postagem desta cantora maravilhosa.  "BABY" é também uma canção maravilhosa, escrita pelo iluminado Caetano Veloso.


Mas o tempo passou.  Maria da Graça Costa Penna Burgos tem hoje 70 anos. Baiana de Salvador, ela teve em sua mãe, Mariah Costa Pena  ( falecida em 1993) a sua grande incentivadora. Durante a gravidez,  d.Mariah passava horas concentrada ouvindo música clássica, com a  intenção de que isso influísse para que Gal tivesse uma personalidade musical. E Gal nasceu com voz de Soprano.  Seu pai era Arnaldo Burgos, falecido quando ela tinha 14 anos.
 Quando tinha dez anos, Gal já conheceu Sandra e Dé (Andreia) Gadelha que seriam anos mais tarde esposas de Gilberto Gil e Caetano Veloso, respectivamente.






Gal estreou como cantora em junho de 1964, no show "Nós por exemplo", na inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador. Atuou na ocasião ao lado de Caetano, Tom Zé, Bethânia, Djalma Correa, Alcivando Luz, Pitti, Fernando Lona e Gilberto Gil. E com ele participou também, no mesmo ano, do show "Nossa bossa velha, nossa bossa nova".

 
A gravação de estréia ocorreu no primeiro LP de Maria Bethânia, em que Gal cantou "Sol Negro", composição de Caetano Veloso.  E logo em seguida ela gravou então o primeiro compacto pela RCA, com "Eu vim da Bahia", de Gilberto Gil, e "Sim, foi você", de Caetano.

 
São muitos  os sucessos de Gal Costa em sua carreira. Estou apontando apenas as "minhas" preferidas entre os discos da querida cantora baiana:
Não Identificado,  London, London,  Coração Vagabundo,  Falsa Baiana,  Camisa Amarela,  Vapor Barato,   Você não entende nada,   Aquarela do Brasil,  Lanterna dos Afogados,   Teco-Teco,  Pérola Negra,   Sua Estupidez,  Chuva de Prata,  Divino Maravilhoso, Bahia, minha Preta,  Mãe da Manhã,  Nuvem Negra,  Lavagem do Bonfim e duas canções de Jorge Bem (Alkahool e Eu Vou lhe Avisar).  


Gal Costa está em atividade desde 1964 até hoje.  Além de cantar, ela toca piano e violão. Bossa Nova, Samba e MPB são os seus gêneros preferidos








 
 
 
 
 
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Linda esta frase/oração que encontrei postada na página de Marta Calixto, uma amiga muito querida que eu tenho