Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 26 de novembro de 2011

Federer e Tsonga decidem o ATP Finals

          O suiço Roger Federer e o francês Jo-Wilfried Tsonga decidem neste domigno às 15h30m, em Londres, o título do ATP Finals, torneio que reuniu os oito melhores tenistas da temporada e fecha o ano do tenis profissional.
            Hoje, nas semifinais, Federer manteve um velho tabu e eliminou o espanhol David Ferrer, por 2 a 0, com 7/5 e 6/3. Foi a l2ª partida entre os dois, com 12 vitórias de Roger Federer, que voltou a ser o terceiro melhor do mundo.
             Na outra semifinal,  o francês Jo-Wilfried Tsonga derrotou o tcheco Tomas Berdych, também por dois sets a zero, com parciais de 6/3 e 7/5. É a prmeira vez que Tsonga chega a uma decisão da ATP Finals.
             

Pernambuco agora tem dois na Elite

              O Sport Recife acabou ficando com a última vaga para o Brasileirão de 2012. O Rubro-negro pernambucano derrotou o Vila Nova, no Serra Dourada, debaixo de muita chuva, por 1 a 0, e garantiu o quarto lugar na Série B do Campeonato Brasileiro. Como o Náutico já tinha garantido o acesso, o Estado de Pernambuco, que não tinha nenhum representante na Elite Nacional, de repente passa a ter dois.
               Mais de 5 mil torcedores pernambucanos invadiram Goiania e fizeram um grande carnaval, quando o dramático jogo terminou. Eles pularam das arquibancadas e invadiram o gramado que mais parecia uma piscina. E cantaram "O Leão voltou, o Leão voltou..."
               Bruno Mineiro, aquele centroavante baixinho que jogou no Londrina em 2005/6, e que no ano passado voltou ao futebol paranaense para defender o Atlético, fez o gol solitário do jogo, aos 27 minutos do segundo tempo, quando boa parte da torcida pernambucana já chorava desesperada na arquibancada. No lance, Marcelinho Paraiba cruzou e, completamente livre, Bruno Mineiro cabeceou para baixo. O goleiro goiano Luis Cetin, que fechou o gol durante todo o jogo, falhou no lance.
                                                          "O Leão voltou, o Leão voltou..."            
  Foi mesmo uma partida emocionante, que fechou com chave de ouro a Série B do Campeonato Brasileiro, sem dúvida um grande campeonato.  Com a Portuguesa sendo campeã, o Náutico em 2º, a Ponte Preta em 3º e o Sport Recife em 4º, subiram dois times paulistas e dois pernambucanos, que em 2012 estarão convivendo com as grandes forças atuais do futebol Nacional.
                 Em compensação, Pernambuco perdeu o Salgueiro, que foi rebaixado para a Série C, juntamente com o Icasa, de Juazeiro do Norte (Ceará), com o Vila Nova, de Goiania, e o Duque de Caxias, da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro.
                 Os outros resultados da rodada final disputada hoje: ABC 3 Americana 1, ASA 1 x Vitória 2, Icasa 0  x Portuguesa 2, Náutico 2 x Ponte Preta 2, Paraná 1 x Bragantino 0, Duque de Caxias 2 x Boa Esporte 2, Guarani 2 x Goiás 0, São Caetano 1 x Criciuma 0 e Grêmio Barueri 2 x Salgueiro 1.

Festa de "gringo" no GP do Brasil

        O campeão Sebastian Vettel (foto) conquistou hoje a pole position no GP do Brasil  de Fórmula 1, que será disputado amanhã em Interlagos, numa verdadeira festa estrangeira em território brasileiro. Seis europeus ocupam as primeiras posições do grid de largada : Vettel, Webber, Button, Hamilton, Alonso e Rosberg. Só depois é que começam a aparecer brasileiros: Massa em 7º, Senna em9º e o coitado do Rubinho em 12º lugar.
        É duro fazer festa para "gringo". Só por milagre ou marmelada um piloto nosso subirá ao pódio amanhã. Ainda mais que Hamilton e Button estarão brigando pelo vice-campeonato. A largada será às 14 horas e, além da derrota certa, vamos ter que aguentar aquele papo furado do Galvão Bueno, que chamou o garoto inglês Lewis Hamilton de "louco" e pode ter que narrar uma vitória dele no nosso chão. Pode chover na hora da prova.

A grande decisão de amanhã

            Olha formação do Corinthians, que pode ser campeão brasileiro amanhã, se derrotar o Figueirense e o Vasco empatar com o Fluminense: Julio Cesar, Alessandro, Paulo André, Leandro Castan e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Alex (Danilo); Willian, Liedson e Emerson Sheik.  Acho que está bem escalado. Apenas não entendo a dúvida na meia. Alex é muito mais jogador que Danilo.
             Tem gente reclamando, porque Tite levou apenas 20 jogadores para Florianópolis e os que ficaram em São Paulo poderão ficar de fora da festa do título. Bobagem, trata-se de um jogo normal. Se o título for decidido por antecipação é por contingências do campeonato. Duro seria levar todo mundo para participar da festa e o time voltar derrotado.
               Eu acho que o Vasco não ganha do Fluminense, que vive um momento bom. O time tricolor é melhor. Acredito até que o Flu vença o clássico de hoje. O que eu não sei é se o Corinthians vencerá o Figueirense. O Timão não esteve bem nos últimos dois ou três jogos. Parece ansioso demais para liquidar o campeonato. Mas é melhor decidir hoje do que deixar para o clássico com o Palmeiras.

Minha televisão está com defeito

              Leio declarações do Imperador Adriano, dizendo que já emagreceu oito quilos e só presica perder mais dois. Ele afirma também que chegou ao Corinthians com 23% de gordura e agora está só com 11%. Prossegue dizendo que está muito feliz no clube, e que no ano que vem estará em plena forma. Parece até que ele está num SPA.
              O mais engraçado é ouvir Adriano dizer  que "quem me ve pessoalmente não me acha tão gordo. O problema é que televisão engorda a gente. Só preciso perder mais uns dois quilos".
               Depois de ouvir tudo isso, chegou a conclusão de que minha televisão está com defeito. Ela engorda mais que as outras.

Barraram Emerson Fittipaldi

              O ex-piloto Emerson Fittipaldi, nosso primeiro grande campeão de Fórmula 1, reclamou que foi barrado em Interlagos, nos treinos de sexta-feira. Foi um alvoroço danado, com todo mundo exigindo explicação para tamanha deselegância. Emerson chegou a dizer que é "melhor tratado nos Estados Unidos do que no Brasil."
               Mas os organizadores trataram de explicar que Emerson estava no portão errado, que é usado só para emergências, e foi orientado para fazer um retorno e ir a outo portão. Mas houve desentendimento, o que gerou todos estes comentários.
                Na verdade, fiquei com a impressão de que Emerson arranjou um jeito de chamar a atenção de todos para a sua presença. E conseguiu.

Renner tem Síndrome do Pânico

             Um acidente ocorrido em 2001 parece ter "entortado" a vida do cantor Renner Reis, ex-parceiro de Rick numa conhecida dupla sertaneja.  Volta e meia, ele é acometido de crises de pânico. Vive tomando remédios para segurar a barra.
             Agora, ele esteve em Brasília, para comemorar seu aniversário (no dia19), e entrou em depressão. A família resolveu interná-lo para  um tratamento antiestresse e para tentar eliminar a sua dependência aos remédios que vem usando há bastante tempo.
             Ivair dos Reis Gonçalves é o nome verdadeiro de Renner, que nasceu em Brasília, tem 40 anos e canta desde os 14. Durante 25 anos integrou a dupla Rick & Renner, e foi apontado como a melhor segunda voz da música nacional.
              Não deve ser nada fácil para uma pessoa que sofre de síndrome do pânico subir ao palco para um show, diante de um público numeroso e exigente. Por enquanto, a carreira solo de Renner está interrompida, até que ele se recupere. Uma pena.
      

Ainda não caiu ?

             Todo o dia eu abro o jornal esperando ver a manchete: "Ministro Lupi caiu". Mas que nada. Como é forte esse homem. Por que será que a presidente Dilma está segurando esse cara, depois de tantas acusações fundamentadas ?  Está mais do que provado que ele não pode continuar no ministério.
             Mas desta vez, acho o sr.Carlos Lupi não escapa. A revista Veja,está circulando a partir de hoje,  traz novas acusações. Os assessores de Lupi cobravam propina para liberar o registro de sindicatos. E será que ele vai dizer que não sabia de nada ? Então ele é um "banana" e, portanto, não pode ser o Ministro do Trabalho do Brasil.
              Dizem que o problema é encontrar um substituto dentro do PDT. Essa história de que tal ministério pertence a tal partido é o maior absurdo dos últimos tempos. O ministro de uma pasta tem que ser um homem realmente habilitado para cuidar do assunto. Não interessa de que partido seja.
               Mas posso entender porque é tão difícil encontrar um Ministro do Trabalho. Afinal, neste País, ninguém quer saber de "trabalho".

Vai com Deus !

                 Os clubes europeus levam nossos melhores jogadores, mas também nossos "bondes". Chega a notícia de que o zagueiro Juan, do Inter de Porto Alegre, foi vendido a Inter de Milão. Juan é apenas um destes zagueiros que surgem aos montes no futebol brasileiro, com pouca técnica e muita vontade. Com um agravante: Juan é violento e burro, como ficou provado com sua expulsão no jogo Inter x Flu, quando ele largou o time na mão no momento em que mais precisava dele.
                 Juan nunca mais foi convocado pelo técnico Dorival Junior. Nem está relacionado para o jogo decisivo de amanhã no Rio, contra o Flamengo. Mas se a Inter de Milão quer levá-lo, que vá com Deus. É menos um para atrapalhar os que realmente jogam futebol.