Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

QUEM VAI SEGURAR ESSE SPORT ?


       Estou começando a entender porque o Sport Recife é líder do Brasileirão.  Estou vendo o jogo dele com o Inter. Terminou o primeiro tempo e já está 3 a 0. E cabe mais, porque o Colorado tá perdidinho em campo.
                                       L  I  N  C  E
        Um gato de rabo curto e orelhas longas
 
No 13º dia do quadro BICHO AMIGO chega a vez de um magnífico felino, que é sempre falado quando se quer elogiar a visão de uma pessoa. Normalmente dizemos: "Você tem olhos de lince". Há quem diga que esta expressão surgiu por causa de um herói mitológico, chamado "Linceu", que enxergava através das paredes. De qualquer forma, como todo o felino, o nosso "bicho amigo" de hoje enxerga o que talvez nossos olhos humanos não vêem.
 
O lince (" Felis Lynx spp.") é um mamífero de dimensões um pouco maiores do que os gatos, podendo pesar até 30 kg, e que só é encontrado no hemisfério norte. Já na Europa Central eles estão cada vez mais raros.
Preferencialmente, os linces preferem habitar as florestas e zonas de vegetação densa, onde encontram facilmente muitos roedores e lagomorfos (pequenos mamíferos herbívoros, como coelhos e lebres), dos quais se alimentam na maior parte das vezes, especialmente no inverno. Mas o alimento preferido deles são os veados. Quando necessário, ficam imóveis por muito tempo, aguardando a melhor oportunidade de atacar e cravar os dentes afiados (foto abaixo)  na região do pescoço dos veados. E quando é precisam, ele sabem até pescar.
Os linces tem a cauda curta e as orelhas bicudas, com um tufo de pelos na ponta. Também possuem, bigodes muito sensíveis, pelagem espessa e patas largas como adaptações à vida sobre a neve, no inverno.
 
O Lince é um animal solitário na maior parte do ano, se juntando aos pares só na época do acasalamento. Sua gestação é de aproximadamente 70 dias, dando a luz geralmente a dois ou três filhotes por ninhada.
Um Lince pode viver 15 anos, mas é muito perseguido pelo caçadores e corre o risco de extinção. 
 
FAZER O QUE ?


        Saiu nesta quarta-feira uma nova pesquisa CNI-Ibope, com o aumento da impopularidade da presidente Dilma Rousseff.  Agora, segundo esta pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, já são 68% dos brasileiros que reprovam o governo de Dilma. Acho um exagero, penso que ela tem errado, mas que também fez muitas coisas boas.  Porém, sou um democrata.  A maioria sempre tem que ser respeitada !

  (  a foto mostra bem como a presidente deve estar se sentindo diante destas seguidas pesquisas: "Fazer o que ?" )
  Quem está mandando
  no País é a Lava Jato

 
          Em meio as muitas bobagens que o ex-presidente Lula deixa escapar seguidamente, ele disse ontem uma coisa certa: "Não se pode permitir que as investigações da Polícia Federal, como a Operação Lava Jato, contaminem a política e a economia."  E concluiu Lula: " A Lava Jato não pode ser a agenda do País."
 

Que lástima !


            Lamentável ver uma foto de capa da Folha de Londrina, mostrando o lindo Parque Arthur Thomas em estado de aparente abandono. Mas se forem mesmo recuperar a área, não esqueçam de um item muito importante: "Segurança"  Conheço muitas pessoas que tem medo de ir ao nosso Parque.
       Ouvi o ex-jogador Rivaldo dizer algo interessante, ontem no SporTV: "Não fui convocado em 2006 porque eu estava jogando na Grécia. Parece que hoje esta regra não existe mais."  Está cheio de razão o Rivaldo. Hoje, a CBF vai buscar jogador na China, na Ucrânia e em qualquer meio de mato
 
     Ainda gosto muito dela. Os brasileiros andam fazendo chacotas, porque ela errou a letra do Hino Nacional, numa solenidade pública. Mas no seu passado encontro coisas lindas, que foram valorizadas pela  sua interpretação. Ainda sou muito fã de

                                               V   A  N   U   S   A 

                   

                              Acho um desrespeito o que fizeram com a cantora VANUSA, quando ela errou a letra do Hino Nacional numa solenidade realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo, há cerca de cinco anos. Algo que pode acontecer com qualquer cantor. Não adiantou ela explicar que estava tomando um remédio (Vertix) para labirintite, o que a deixou repentinamente desorientada.  Algumas pessoas, até da imprensa, disseram que ela estava alcoolizada.
                              Quem conheceu Vanusa no auge ou no tempo em que ela era casada com  o saudoso cantor Antonio Marcos sabe o quanto esta mulher representou para a música popular brasileira. Ouçam o vídeo em que ela canta "MANHÃS DE SETEMBRO" , com letra da própria Vanusa e música  de Mário Campanha. E que letra: "Fui eu quem se fechou no muro / E se guardou lá fora / Fui eu quem num esforço / Se guardou na indiferença..."


               Vanusa Santos Flores tem hoje 67 anos. Ela nasceu em Cruzeiro, interior paulista, mas foi criada em Frutal, Minas Gerais, onde iniciou sua carreira. Aos 16 anos, era crooner do conjunto Golden Lions, que se apresentava em todas as cidades da região.


               Participou do programa "O Bom", que era apresentado por Eduardo Araújo na TV Excelsior, e também do programa "Linha de Frente", comandado pela dupla "Os Vips".  Ainda na Excelsior Vanusa integrou o elenco do programa "Os adoráveis Trapalhões", e participou das últimas edições do famoso programa "Jovem Guarda", já então pela TV Record.


              Vanusa adorava cantores e teve vários relacionamentos com nomes conhecidos, como Jair Rodrigues, Fábio Stella e Antônio Marcos, com quem se casou. Mas antes já havia vivido um casamento com Wanderley Cardoso.

                  Foram vários os grandes sucessos de Vanusa, especialmente na década de 70, como a canção que está no vídeo ("Manhãs de Setembro"), "Sonhos de Palhaço", "Paralelas" (de Belchior) e ainda "Mudanças", composta por ela em parceria com Sergio Sá.  Mas a canção que não me sai da cabeça cantada por Vanusa, é a conhecida "Boas Festas", de Assis Valente: "Anoiteceu, o sino gemeu / E a gente ficou feliz a rezar / Papai Noel, vê se você tem / A felicidade, pra você me dar...."
Foi a melhor interpretação que eu ouvi para esse clássico natalino.
 
 

Vanusa é mãe de três filhos. Amanda e Aretha são frutos do casamento com Antônio Marcos. E Rafael Santos Vanucci é filho de seu segundo marido, Augusto Cesar Vanucci


Ao longo de sua carreira iniciada em 1966, Vanusa gravou 23 discos e vendeu mais de 3 milhões de cópias. Representou o País em vários festivais internacionais e recebeu cerca de 200 prêmios. Uma artista deste nível não merecia ser desrespeitada pelo povo brasileiro, como tem sido nos últimos anos. Em função da má educação destas pessoas, Vanusa precisou ser internada, em 2013, para tratar de uma forte depressão. Mas o potencial desta mulher vai passar por cima da nossa má educação.   







AS MELHORES DO FACEBOOK

      A amiga Cida Moura, que é de Porangaba (SP), postou esta foto, garantindo que até  a sua cachorrinha "Minie" é louca pelo Facebook. E eu não vou contrariar